segunda-feira, outubro 19

(Dicas) #8 Protagonistas Femininas

Oi pessoal, tudo bem ^^

Hoje é dia de dicas e, que tal pegar um livro com sua heroína predileta.

Ai, ai, confesso que foi um pouquinho difícil para mim escolher todos os livro, não por que não goste de livros protagonizados por mulheres, mas por que minha noção de Heroína é um pouco radical sabe, não gosto muito de livros mais romântico, por que em sua maioria a mulher é reduzida a algo sexual e estes livros são geralmente escritos de mulheres para mulheres.

Eu estava procurando coisas mais universais e que pudesse mostrar que nós mulheres podemos ser protagonistas de filmes, séries e livros. (E pensando nisso eu pergunto, por que o Harry Potter é o protagonista de uma série que tem seu nome e não a Hermione, será que é porque se fosse uma menina a heroína a série não seria vendida)

O mundo tem tanto problema com heroínas que já aconteceu o absurdo de um Animê ser completamente retalhado para transformar um personagem masculino no herói, isso aconteceu com Card Captor Sakura no Canadá (graças que não veio para o Brasil). Aliás muitos dos mangás de hoje para o público feminino também estão terríveis, com garotos tratando as meninas como lixo e elas lá gamadas (grrrr), na minha época as meninas até eram burrinhas mas eram heroínas, como em Sailor Moon. 

Mas agora deixa eu parar com esse chororo e partir para as dicas:

O Diário de Anne Frank - Anne Frank
Anne Frank é A heroína, o que essa menina passou, é muito triste, independente do que aconteceu com ela, Anne não perde a esperança, a vontade de ter uma vida normal, eu acho que essa é uma história que todos deveriam ler.

Anne Frank escreveu em seu diário toda a tensão que a família Frank sofreu durante a Segunda Guerra Mundial. Ao fim de longos dias de silêncio e medo aterrorizante, eles foram descobertos pelos nazistas e deportados para campos de concentração. Anne inicialmente foi para Auschwitz, e mais tarde para Bergen-Belsen. Seu diário destaca sentimentos, aflições e pequenas alegrias de uma vida incomum, problemas da transformação da menina em mulher, o despertar do amor, a fé inabalável na religião e, principalmente, revela a rara nobreza de um espírito amadurecido no sofrimento.

As Brumas de Avalon (toda a série) - Marion Zimmer Bradley

A lenda de Arthur e de seus cavaleiros que todos que conhecem, Marion leva todo esse universo para o segundo plano para mostrar as mulheres por traz desses heróis, a cultura celta é uma das que mais presam o feminino, e a autora dá um gostinho desse mundo para nós.
Marion Zimmer tem muitos livros que mostram personagens femininas muito fortes, vários livros da série DarkOver focam mulheres.

Neste enorme e emocionante romance, a lenda do rei Artur é contada pela primeira vez através das vidas, das visões e da percepção das mulheres que nela tiveram um papel central. Igraine, Viviane, Guinevere, Morgana. Elas revelam, com as suas vidas e sentimentos,a lenda de Artur, como se fosse nova de, ao mesmo tempo, levam o leitor a integrar-se na história, de maneira natural e profunda. Assim, esta obra proporciona uma narrativa soberba de uma lenda, e a recriação dessa lenda, bem como a brilhante contribuição para a literatura do ciclo arturiano.



As Guerras do Mundo Emerso - A seita dos assassinos - Licia Troizi

Mais um livro de fantasia, mas esse é mais aventura, só a capa já dá para notar a heroína, essa série é uma 'continuação' da série Cronicas do Mundo Emerso, onde o mundo é 'salvo' por uma garota. A autora mostra que não precisa colocar um garoto ou uma menina seminua na capa para chama atenção, aliás que capa linda é essa *-*.

Nesta trama, passaram-se apenas quarenta anos da grande guerra que acabou com o reinado de Aster, o Tirano, mas a região continua em busca de paz. Dohor, o Cavaleiro de Dragão que se tornou o rei da Terra do Sol, cada vez mais estende a sua influência às Terras Emersas, mas ele não é o único a tramar em busca do poder. Composta por homicidas, a misteriosa Guilda dos Assassinos ressuscitou o culto sanguinário de Aster. Dona do obscuro dom de matar, Dubhe, de 17 anos, é uma das recrutadas pela seita para levar a cabo seus planos, embora a jovem tenha jurado nunca mais tirar a vida de alguém. Magia, mistério e heroísmo estão de volta em mais uma aventura épica.

Orgulho e Preconceito - Jane Austen
Gente acredita que nunca li Jane Austen, mas tenho um amigo que ama os livros dela, e mesmo que seja um tipo de livro que não gosto muito, não posso deixar de apresenta-lo, a autora marcou época com suas mocinhas inteligentes, em uma verdadeira crítica a sociedade da época, alguns dizem até que o livro é uma espécie de proto-feminista.

“É verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro em posse de boa fortuna deve estar necessitado de esposa.”
É com essas palavras que Jane Austen inicia Orgulho e preconceito, conduzindo o leitor diretamente ao lar dos Bennet, família com não menos que cinco noivas em potencial: Jane, Elizabeth, Mary, Kitty e Lydia. Quando o sr. Bingley e o sr. Darcy, dois jovens distintos, chegam a Hert fordshire, todas ficam em alerta: eles são solteiros, bonitos e, claro, donos de uma boa fortuna. O que poderia ser uma típica história de amor é, nas mãos de uma das escritoras de língua inglesa mais difundidas pelo mundo, um espetáculo de grandes personagens e diálogos sagazes, com um timing perfeito para a ironia.
Jane Austen desafiou as convenções sociais ao criticá-las pelas entrelinhas, pontuando seus livros com toques de humor que só uma observadora perspicaz e uma brilhante escritora poderia unir. Suas histórias, passadas na Inglaterra da virada do século XVIII para o XIX, falam para os leitores de todas as épocas. Segundo o crítico Harold Bloom, os livros de Jane Austen passarão para a posteridade juntamente com os clássicos de William Shakespeare e de Charles Dickens.

O Diario de Bridget Jones - Helen Fielding
Quem disse que temos que ser guerreiras ou magas de fantasia, mocinhas a frente de seu tempo ou estar em estado de exceção para sermos heroínas, podemos ser heroínas de nós mesmas, acho que nesse livro, mesmo a mocinha querendo encontra um namorado a vida dela não gira em torno disso, ela tem outras coisas para se preocupar também.

Livro que inspirou o filme estrelado por Renée Zellweger. O romance relata um ano na vida de Bridget Jones, uma mulher solteira, de trinta e poucos anos, que luta com todas as forças para emagrecer, encontrar um namorado, parar de beber e largar o cigarro. Uma história aparentemente comum, mas narrada em estilo impecável e extrema sensibilidade. Numa demonstração de acuidade, a autora tira do cotidiano de uma balzaquiana a matéria-prima para um livro memorável.

O Diabo Veste Prada - Lauren Weisberger
Vou terminar não com uma mocinha, a pesar dela existir aqui e ser muito boa como Heroína, mas a Vilã é com V maiúsculo, ela rouba a cena com louvor, talvez eu tenha sido contaminada pelo filme, mas ela merece >.<

Lauren Weisberger trabalhou como assistente da todo-poderosa-amada-e-odiada editora da revista Vogue, Anna Wintour. Assim, qualquer semelhança de O DIABO VESTE PRADA com a realidade não é mera coincidência. Neste irresistível romance, o leitor irá conhecer Andrea Sachs, uma jovem recém-formada que conquista um emprego que deveria deixar roxas de inveja milhares de garotas: o de assistente de Miranda Priestly, reverenciada editora da revista Runway Magazine, a mais bem-sucedida revista de moda do momento. Logo ela percebe, porém, que o emprego pelo qual um milhão de meninas dariam a vida para ter pode simplesmente acabar com a dela.
De uma hora para outra, a jovem jornalista se vê num escritório onde as palavras Prada, Armani e Versace são lei e começa a conviver de perto com o fascinante mundo da moda. Fascinante, mas nem tão glamouroso assim. Ela logo percebe que, em lugar de escrever reportagens e editoriais de moda, seu trabalho na Runway será o de atender aos caprichos da chefe: Andrea precisa buscar as roupas de Miranda na lavanderia, ir à caça de baby-sitters para seus filhos, localizar do escritório em Nova York o paradeiro do motorista que deixou Miranda tomando chuva numa esquina de Paris e providenciar rapidamente a solução para pedidos os mais mirabolantes. Miranda é a personificação do pesadelo para Andrea.


Tentei colocar livros também escritos por mulheres, mas temos heroínas escritas por homens como Lisbeth da série Millenniun de Stieg Larsson e Carrie de Stephen King que são incríveis e que me orgulha bastante.

Então pessoal, gostaram das dicas? tem outras heroínas para indicar? Fale para gente aqui nos comentários.

A imagem que abre o post é do artista Jeff Capman, se quiserem conhecer um pouco mais do trabalho dele é só entrar Aqui.

Até a próxima ^^

26 comentários:

  1. Oieee.
    Anne Frank deve estar no topo da lista de tanta gente.Ela é digna, forte, inteligente e corajosa demais para sua época, certo.
    Adorei a postagem.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da postagem e senti uma referência à Diabolik Lovers quando você falou de protagonistas burrinhas e maltratadas XD
    Sobre obras que não venderiam se a protagonista fosse mulher, eu gosto de trazer o jogo Life is Strange na conversa. Durante muito tempo a Square Enix mandou os desenvolvedores trocarem a protagonista por um homem, alegando que o jogo não teria lucro nenhum com uma história girando em torno de uma mulher.
    Ainda bem que no final das contas a Maxine ficou como heroína huahuahuahua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Triste isso né Nath, ainda bem que temos a Larinha Croft, ou a Agente Samus, mas tudo parece mais difícil para nós

      Excluir
  3. Oi Dani!
    Confesso que não li nenhum dos livros apresentados :'( Mas das protagonistas indicadas, a qual sempre me chamou a atenção é a Anne Frank \o/
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá... tudo bem??
    Adorei a postagem sobre as heroínas e achei super válido o que você disse... são poucas heroínas femininas que se sobressaem... e fico chocada em colocar a mulherada somente com algo do apelo sexual e frágeis que precisam de um homem para protegê-las... enfim... adorei todas as personagens mas sem dúvida... Lisbeth é uma das melhores.... Xero!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Demais essa postagem! Parabéns!
    Adorei as escolhas, principalmente Anne Frank e Bridget Jones, acho que elas estariam na minha lista também!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  6. Ola lindona adorei a postagem, O diabo veste Prada amoooo a vilã ,é perfeita sem contar que rouba a cena da mocinha mesmo concordo com você. Bridget adoro suas atrapalhadas já assisti o filme umas 10 vezes. Eu particularmente adoro a Eve da série Mortal da Nora Roberts. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  7. Confesso que nunca ouvi falar dessas personagens, só de O Diabo vesta Prada! Mas é demais as suas dicas, estou curioso para ler o 3° indicado. :3

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Daniele,
    Ainda bem que você citou a Lisbeth ali no final, porque ela é a melhor protagonista feminina que já vi em um livro hehe. Miranda é a personagem de O Diabo veste Prada, não tem para ninguém. E as Brumas de Ávalon tem mulheres para todos os gostos, os homens ficam em segundo plano na história.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Olá! Parabéns pelo post, está show! Também acho que as mulheres estão reduzidas em serem sofredoras ou submissas demais em livros de romances! Amo quando o livro apresenta uma personagem feminina decidida, que busca pelo o que quer! Amei suas heroínas! Beijos!

    http://www.livrosepergaminhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Dani, tudo de boa?

    Ainda não li nenhum das obras que tu selecionou então nem posso falar dessas mulheres. Agora posso falar de Jennifer Walters, a Mulher Hulk, que tu usou na introdução da postagem. Ela é uma mulher decidida e corajosa, além de saber ser amiga e companheira.

    Xoxo
    http://surpresasnaspaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito dessa ilustração quando procurava uma capa para a postagem queria uma mulher forte, mas que também fosse feminina, o corpo dela é quase um homem com peitos, mas o rosto dela é tão suave e feminino e também passa uma inteligencia e ainda juntou dela estar segurando livros, é essa que eu quero.
      Não conheço muito a história da personagem, mas pelo pouco que vi ela me pareceu bem companheira mesmo.

      Excluir
  11. Olá!
    Certamente Jane Austen é um marco da literatura inglesa. Elizabeth Bennet, em minha opinião, é uma das personagens mais memoráveis da autora, com toda a sua personalidade.
    Anne Frank, com certeza, é uma personagem que merece ser lembrada e sua história deve ser conhecida por todos.
    Beijos
    Historiar

    ResponderExcluir
  12. Olá, acredita que eu nunca li nenhum dos livros citados? eu sei que é uma vergonha HAHAHAH mas pretendo ler todos eles ainda, mas o que eu iria dar prioridade é O Diário de Anne Frank!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  13. Eu não li nenhum dos livros citados, acredita? Anne Frank conheço a história e Bridget e o diabo veste prada conheço pelos filmes. Que vergonha para mim!
    Mas pensando na postagem, uma heroína que curti muito na ficção é a Rose de Academia dos Vampiros :)

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  14. Adorei a postagem, bem diferente e criativa. Anne Frank realmente merece estar nessa lista, e estaria na minha também com toda a certeza. Além dela, também gosto da Bridget Jones e com certeza minha diva Jane.
    Bjim!

    Tammy
    livreando.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Miranda <3 a melhor de todas que você citou, mesmo ela sendo uma FDP hahaha Excelente lista!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, Daniele. Tudo bem? Também gosto de mulheres que acabam se tornando heroínas. Olha, a Sakura veio para o Brasil, sim. Foi exibida pela TV Globo, na Tv Globinho. Eu adorava muito esse mangá. Já li alguns livros que mulheres são heroínas, como, por exemplo, o livro 172 horas na lua, a heroína é uma garota e ela não é fragilizada por ser mulher. Nunca li nenhum dos livros que você coloca como dica, já inicie O diário de Anne Frank, porém não terminei. Preciso terminar essa leitura, não? (risos). Boa temática para o post!

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi oi
      Então acho que me espressei mal, eu quis dizer que a versão picotada do animê não veio para o Brasil e sim a versão original onde a Sakura é a protagonista. Eu também sou muito fã do mangá.

      Excluir
  17. De todos os livros que você citou estou bastante interessada em ler o livro DIABO VESTE PRADA.
    Deve ser um livro simplesmente incrivel. Eu tenho ele em ebook e estou bastante curiosa. Mas os outros eu já não conhecia, a não ser o Diario de Anne Frank que nem sei se pegaria para ler, porque não sei se iria gostar, principalmente por achar muito triste sabe? Mas mesmo assim é um clássico, mas é para se pensar....enfim...

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-as-vidas-e-as-mortes-de.html

    ResponderExcluir
  18. Oláá
    Adorei o post haha O Diabo veste prada, não curto nada o livro apesar de amar loucamente o filme, Anne Frank é minha diva eterna hahaha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. O Diabo Veste Prada, amo, amo e amo esse livro e o filme. Ela sim seria a minha heroina preferida.
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oiee ^^
    Eu também nunca li Jane Austen, mas é uma autora que eu morro de vontade de conhecer. Uma protagonista feminina muito foda é Lisbeth Salander, da série Millennium (Os homens que não amavam as mulheres)... Ela é forte, determinada e não deixa nada passar batido, principalmente quando alguém tenta se aproveitar do fato de que ela é uma mulher. Super recomendo :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Que vergonha, dessas só conheço a Anne Frank. :x Preciso mudar isso. ahaha
    Quero muito ler algo da Jane Austen *-*
    Adorei seu post, várias personagens que preciso conhecer <3
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  22. Adorei seu post, apesar de não ter lido nenhum dos citados. Eu quero MUITO ler O Diabo Veste Padra pois adoooro o filme. A Miranda é muito diva!!!
    Adoro a Lisbeth. Ela é minha personagens feminina... Até agora nenhuma outra barrou ela, hehehe.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    De todas que você citou, conheço apenas a Anne Frank e acho que é uma mulher muito forte e extremamente madura para a idade.
    Já assisti o filme O Diabo Veste Prada e acho a Miranda um máximo, apesar dos pesares. Gosto bastante da Sorcha, como personagem feminino, forte, determinada e batalhadora.
    Adorei o post e suas escolhas.
    Beijos
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir