quarta-feira, outubro 28

(Maravilhoso Mundo Stephen King) Salem

'Salem
Stephen King
Terror
Editora: Suma das Letras

Sinopse

Terror e suspense no segundo romance da carreira de Stephen King

Publicado originalmente em 1975, Salem é inspirado em o Drácula de Bram Stoker. Segundo livro da carreira de King, a obra deu origem ao filme "Os Vampiros de Salem", dirigido por Tobe Hopper, de "O Massacre da Serra Elétrica".

Ambientado na cidadezinha de Jerusalem's Lot, na Nova Inglaterra, o romance conta a história de três forasteiros. Ben Mears, um escritor que viveu alguns anos na cidade quando criança e está disposto a acertar contas com o próprio passado; Mark Petrie, um menino obcecado por monstros e filmes de terror; e o Senhor Barlow, uma figura misteriosa que decide abrir uma loja na cidade.

Após a chegada desses forasteiros, fatos inexplicáveis vêm perturbar a rotina provinciana de Jerusalem's Lot: uma criança é encontrada morta; habitantes começam a desaparecer sem deixar vestígios ou sucumbem a uma estranha doença. A morte passa a envolver a pequena cidade com seu toque maléfico e Ben e Mark são obrigados a escolher o único caminho que resta aos sobreviventes da praga: fugir.

Mas isso não será tão simples, os destinos de Ben, Mark, Barlow e Jerusalem's Lot estão agora para sempre interligados. E é chegada a hora do inevitável acerto de contas.



O livro começa com  uma homem e um menino muito suspeitos fugindo, e  mais tarde king vai dando pistas de quem são eles. A história começa mesmo com a chegada de forasteiro a pequena cidade de Jerusasalem's Lot (ou 'Salem para os íntimos) eles são: Bem Miers um escritor que volta a cidade em busca de inspiração e exorcizar seus fantasmas de infância, e a dupla Sr. Strawker e Sr Balow que compraram a sinistra Mansão Marsten e vão abrir uma loja de antiguidades na cidade. (Ao contrario do que a sinopse fala Mark Petrie já vive na cidade)

Na mesma noite em que eles chegam um garoto some misteriosamente e depois aparece morto, após esse caso muitos outros vão se sucedendo, mas as pessoas da cidade nem percebem cegados pelas preocupações do cotidiano. O primeiro a perceber e ligar o sumiço a seres sobrenaturais é Mark Petrie depois de ter sido atacado pelo amigo morto, ahh Mark também é fã de revistas de 'contos da cripta' então só pode ser vampiros huahuahu.

Como sempre King consegue fazer um verdadeiro elenco de personagens únicos, e por mais esdruxula que seja a história de Mark os personagens que o seguem, para mim, tiveram bons motivos para acreditar na conversa do menino e, quando palavras não bastam, nada melhor que um ataque ao descrente para ver se ele muda de ideia.

Outra coisa que gostei muito nesse livro são as cenas cotidianas introduzidas ao longo da história, como a mulher que espanca seu bebe, um caso de traição, entre outras que dão vida a cidade, afinal esse livro não é sobre vampiros, ou mocinhos, e sim sobre uma cidade que foi vitima de uma maldição.

A trama se desenvolve lentamente e a tenção vai aumentando a medida que passa os dias até culminar na tentativa desesperada de livrar a cidade do mal que a aflige.

Esse livro já foi publicado antes no Brasil com o nome de A Hora do Vampiro, eu achava o nome horroroso, mas era uma tendencia naquela época, assim como teve a época do Fatal em tudo quanto é nome de filme, mas o nome foi mudado porque muitos fãs reclamaram que o nome dava spoiler, já que King fez um certo suspense para revelar essa condição, só que não é muito bem sucedido não. Além de que todos ainda conhecem o livro mais por seu nome antigo do que pelo novo, quem sabe daqui uns 50 anos...

Recomendo para todos que gostam deu um livro de suspense com uma pegada sobrenatural, que bebe um pouco de Drácula com cidadezinha de interior.

Dou 4  estrelas

21 comentários:

  1. Esse não é um dos meus favoritos do Mestre mas ainda assim lembro de ter gostado. Ótima a sua resenha! Concordo, Salem é um nome muito melhor.

    EntreLinhas Fantásticas | SORTEIO CALDEIRÃO DE PRÊMIOS HARRY POTTER!

    ResponderExcluir
  2. Olha eu nunca li nada do autor, mas já vi muita gente falando bem das obras e sinceramente não sei se pegaria para ler no meu momento de agora, porque estou agora investindo em leituras mais leves, mas mesmo assim gostei da maneira como vocÊ desenvolveu a sua resenha e também fiquei curiosa de saber do garoto que sumiu. Isso de mistério nos prende e isso eu acho muito bacana. Espero um dia ter a coragem de ler os livros do Rei, porque eu sinceramente não sei se pegaria para ler não hahahahaa

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/especial-conhecendo-os-autores-6.html

    ResponderExcluir
  3. Oiee ^^
    "A hora do vampiro" é mesmo um título horrível, não teria lido o livro se ele ainda tivesse esse nome *-* Não sou fã de terror, então os livros do Stephen não conseguem me chamar a atenção, principalmente aquele com a capa do palhaço. Não sei se leria esse livro, pelo menos não agora...
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não li muitos livros do King, mas todos que li, adorei. Esse ainda não li e fiquei curiosa quanto ao mistério do menino. Acho que o King sabe construir muito bem os personagens e vc passa a amar e odiar né?
    ótima resenha!!!!
    meuamorpeloslivros.blogspot.com.br
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nada do autor, sou fã de romances <3 mas as vezes arrisco outros gêneros, com certeza a sua resenha me fez querer ler pelo menos algo do autor. Todo mundo elogia tanto a escrita dele, que não tem como não querer ler!
    Bjos

    Every Little Book

    ResponderExcluir
  6. Oi Dani!
    São tantas resenhas e indicações das obras de escrito que preciso criar vergonha na cara e ler algum ahaha
    Muito boa a sua resenha!
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  7. Nossa, um garoto some e aparece morto, outros casos acontecem e ninguém nota por causa das preocupações do dia-a-dia? Que coisa horrível. Não sabia o nome antigo do livro não, mas nem ligo de saber, porque tenho medo do Stephen King e não leria o livro... ainda mais sabendo dessas cenas cotidianas incluindo uma mulher que espanca seu bebê... não é pra mim.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  8. Oiii Dani..
    Adorei a resenha, me sinto até mal em dizer, mas nunca li um livro sequer do Stephen King, sei que é um autor excelente e tem muito fãs. Pretendo esse ano ainda ler algum livro dele e gostei da história desse livro, quem sabe eu não comece por ele =) parece ser muuuuito bom!
    Beijinhos!!

    https://amanhecerliterario.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Estou adorando conhecer esses livros de terror.
    Nunca li nada de King, mas morro de vontade.
    Confesso que tenho um certo medinho.
    Salém foi uma ótima dica, já está anotada.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Nunca li nada do autor mas acho que não começaria com esse.
    A mãe que espanca o bebê gente :o
    Com certeza largaria o livro.
    Mas com certeza quero ler os outros títulos deles, só não começaria por esse.
    Adorei a resenha

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olhaaa, nunca li nada do autor, até tentei, mas o estilo e a escrita dele me confundem....
    Mas sabe que gostei da dica? fiquei bem curiosa!
    Pretendo futuramente dar uma nova chance ao estilo e ao autor...
    beijinhos,
    Eu Pratico Livroterapia

    ResponderExcluir
  12. Oi Daniele, eu sou apaixonada pelos livros do King, apesar que eu não li muitos, mas os que eu li posso garantir que são de tirar o fôlego! Eu ainda não li Salem, mas a sua resenha me deixou cativada a ir atrás dele, com certeza vou ir logo que sobrar um tempinho!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  13. OLá, Daniele.
    Eu tenho uma relação de amor e ódio com o autor. Tem uns livros dele que eu amo, tem outros que acho um saco a leitura, não rende de jeito nenhum. Esse eu ainda não li, mas gostei do enredo e acho que lerei. Não lembro dele com outro titulo, mas só falando que é inspirado em Drácula, não tem como esconder hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  14. Oláá
    Eu adoro o autor apesar de ter lido só um dele, quero ler muitos outros haha esse não me interessa taaanto mas acho que leria também, sua resenha está ótima e adorei a capa.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá Dani,
    Já havia ouvido falar em A Hora do Vampiro, não sabia que o livro tinha mudado de nome. Gostei muito da premissa do livro e, só pelo fato de ser do KING, é quase uma obrigação ler rs.
    Beijos
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  16. Para começar, adorei a recomendação final, mi encaixo perfeitamente, kkkkkk. Ainda não li essa obra, mas gosto bastante da escrita de King. Pretendo ler mais para frente. Adorei a resenha.
    Bjim!
    Tammy
    livreando.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá! Ainda venço o meu medo e leio um livro do grande mestre King! Gostei muito dessa premissa, e sua resenha tocou nos pontos bem principais, parabéns. Fiquei feliz em saber que há inpiração no Drácula de Stoker...Já sei que vou gostar da leitura, mesmo correndo o risco de ter pesadelos rsrs. Beijos

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    Mais um do King que eu não conhecia! Acho que, pra eu poder ler ele sem medo, precisaria ler algo dele bem suave - se é que existe. Dele eu gosto de Carrie a Estranha. A premissa é ótima!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Olá! Até hoje só li o Iluminado do autor e amei. Pela sua resenha tenho certeza que vou gostar desse também. Realmente a mudança de nome foi muito melhor sem falar nas capas que a Editora está fazendo para os livros do King, uma mais bonita que a outra.
    Beijos e boas leituras!

    ResponderExcluir
  20. A hora do Vampiro? Foi na época do BUM do Crepúsculo?!!! Eu gostei da dica, amo suspenses, essa pegada sombria e sobrenatural e nunca li nada do autor, já ta mais que na hora! Adorei a resenha! Beijos
    Paulinha
    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Eu sempre vejo muitas pessoas falando super bem dos livros do King. Eu confesso que estou bem curiosa para poder conhecer a escrita dele, porém quero começar com um livro mais leve, talvez o Misery. Mas depois que eu me acostumar com a escrita dele, com certeza vou querer ler Salem.

    ResponderExcluir