segunda-feira, outubro 5

(Resenha) #6 As Esganadas

As Esganadas
Jô Soares
Humor, Suspense Policial, Terror 
Editora: Companhia das Letras

Esse foi meu primeiro livro do Jô e o primeiro que escolhi deliberadamente esperando que fosse engraçado, será que eu acertei ao escolher um, só porque o autor é um humorista?
"Mal é ter os olhos maiores que a barriga" - Proverbio Português

Mas primeiro o livro: No Rio da década de 1930 um serial killer tem como marca registrada matar gordas com comida, os assassinatos são destaque nas rádios o que deixa o delegado Melo-Noronha e seu ajudante Calixto de cabelo em pé (minto Calixto não está nem aí, e o que irrita Noronha é o seu chefe) e acabam aceitando a ajuda de Tobias Esteves, um ex-investigador português que depois de se envolver em uma trapalhada na sua terra teve que sair da polícia, então ele veio ao Brasil onde é dono de padaria (tcharans).
Como se diz em Portugal: por mais que faças e por mais rico que sejas, a quantidade de pessoas que irão ao teu funeral vai depender do tempo que estiver fazendo.
Tudo leva a crer que teremos que descobrir quem é o assassino, não é? Não, não é, o assassino é apresentado logo nos primeiros parágrafos, o suspense aqui está no como e quando o assassino atacara novamente e de que forma ele será pego.

Gostei bastante do livro, e sim teve uns trechos que me fizeram rir (aeeeee \o/), não ligo muito de saber 'antes da hora' quem é o assassino, vários seriados que acompanhei já usaram deste recurso, então para mim não foi problema. Adorei o contexto histórico, aliás foi o que mais me fez agarrar no livro, as passagens da distinta rádio eram engraçadíssimas com seus reclames fora de propósito. As passagens em que se revesava coisas como jogos de futebol ou qualquer outra coisa, com as ações do assassino, irritou muitas pessoas que leram o livro, mas para mim foram as passagens mais interessantes, fazendo o nível de tensão elevar do que se fosse só uma descrição ininterrupta do ato, além de mostrar que enquanto você está lá no seu lazer um assassino pode estar atacando uma gorda na casa ao lado.
A obesidade é democrática, não faz diferença de classe. Há gordas ricas e gordas pobres. Todas sentem a mesma reprovação silenciosa. Existem gordas belas, mas, se a beleza é notada,há sempre um apêndice ao comentário: "O rosto é lindo. Pena que seja gorda".
Os personagens são muito bem destintos, cada um com seus cacoetes, bem a cara do Jô que é um conhecido criador de Tipos, o personagem que o autor mais se dedicou foi o assassino, explorando seu psicológico, físico, formação e motivação. Mas todos os personagens tem sua atenção: Melo Noronha é ranzinza  cheio do maias, Calixto é preguiçoso, conhece o pessoal da malandragem, mas é bem ingênuo quanto as palavras, Tobias é um Sherlock mais espirituoso, cheio das citações e das teorias, e temos também a repórter Diana uma mulher forte e a frente de seu tempo, decidida ela já cobriu a Guerra Espanhola e não tem medo de coisas feias

A leitura apesar das palavas 'de época' usadas como distinta, gaudio, infausta é bem rápida e fluída. As coisas vão acontecendo tão depressa que não conseguia largar o livro com vontade de saber o que vinha a seguir e, a pesar do tema um tanto pesado, o livro é bem despretensioso, tipo uma sátira/homenagem ao cinema dos anos 60/70 e seus exageros.

Indico para quem esteja a fim de ler um livro policial que sai da mesmice e, que tenha um bom estomago por que algumas cenas são um pouco pesadas para quem tem imaginação.

Dou 4 estrelas
"Esta triste notícia é uma cortesia da Matricária Dutra, a melhor para as gengivas do seu bebê. Se o seu bebezinho chora quando o dentinho aflora, Matricária Dutra alivia na hora." 

18 comentários:

  1. Olha eu sinceramente nunca tive muito interesse de ler esse livro, mas meu pai e meu irmão já leram esse livro se não me engano. Acho que até tem ele aqui, mas eu nunca o peguei. Achei a sua resenha bastante interessante. Me deixou assim curiosa. Mas até então eu não tive mesmo interesse de fazer a leitura. Vou ver se pego para conhecer, porque deve ser muito bom e envolvente.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-enquanto-houver-amor-havera.html

    ResponderExcluir
  2. Já li outras resenhas do livro e várias elogiando como a sua. Na verdade, nunca li nada negativo sobre esse livro. Quero ler As esganadas quando puder.
    Seu blog tá muito fofo no clima do Halloween! ADOROOOO!
    Dá uma passadinha no meu.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  3. Olá, o livro parece incrível, eu nunca li nada do Jô e esse livro parece ótimo para começar também. Ainda mais eu que adoro um bom livro policial, tenho certeza que iria amar esse!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Olha, o Jô não é dos meus ídolos, mas acho que a leitura vale a pena justamente pelo seu modo de escrever. Ele faz livros que sai do senso comum, com humor e boa dose de crítica social. Quem sabe em ooutro momento eu dê uma oportunidade a ele.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oiii!

    Sabe, minha duvida em relação ao livro era justamente a forma de escrita. Gostei de saber que ela é fluida! E tranquila, acho que agora eu tenho um motivo melhor para ler. Sempre tive curiosidade com a escrita do JÔ.
    Acho que não tem problema revelar o assassino no inicio, desde haja suspense durante o restante do enredo;.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  6. Adoro humor, fato! Desde de criança, adoro ler livros engraçados e principalmente se isso envolve suspense policial. Gosto mais ainda. Já quero ler essa belezura!

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oii,

    Gostei da resenha.
    E já vi muitos falarem desse livro, mas não me chamou atenção.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Já ouvi falar muito desse livro, mas ele não me chama atenção.
    Não gosto de policial e não acho a história tão chamativa assim.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Lembro-me que esse livro ficou durante meses no topo dos mais vendidos da Saraiva, mas não me importei em saber mais sobre ele, pensei que era só comédia, mas term suspense junto, ainda com tipo um Jack Estripador de gordinhas, parece bem legal, só que eu nunca achei muita graça no Jô.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. do Jô tô com o "Ô Xangô de Baker Street" para ler,esse também parece legal. Descobri tem uns anos que ele era escritor e imagina a minha surpresa!

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Nunca li nada do jô, mas pelo enredo pareceu ser muito engraçada a história, e principalmente com muito suspence junto. Vou procurar pra ler ^^

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ei Dani, tudo bem?
    Só li um livro do Jô até hoje, e mesmo fazendo muito tempo me lembro que adorei e me diverti bastante. Esse livro realmente parece sair da mesmice e estou bem curiosa para lê-lo e conhecer mais a fundo esses personagens.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  13. Oi Dani!
    Nunca li nada do Jô e estou cada vez mais sem graça com isso. Elogiam tanto a escrita dele que é difícil saber que só eu não conheço. Gostei disso da gente já saber logo que é o assassino, dá um suspense diferente.

    B-jusssss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  14. Oiii, Dani, e ai?
    Confesso que já vi esse livro inúmeras vezes, mas, nunca lí nem a sinopse, gostei da resenha apresentou o livro muito bem e o que devemos esperar dele também, acabei de ler um policial intenso então não rola pra mim agora haha
    Bjs Tay do Let It Shine

    ResponderExcluir
  15. Oi, Dani!
    Há vários livros do Jô que o diretor da minha faculdade vive me recomendando. Eu sempre digo que vou comprar e ler, mas na verdade nunca o fiz. Com sua resenha, penso que talvez possa gostar de As Esganadas. Talvez o compre na Black Friday.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando || Livre-se você também!

    ResponderExcluir
  16. Oii
    Eu nunca li nada escrito pelo Jô e confesso a você que eu tenho muita vontade de o fazer.
    Esse livro pelo que disse parece ser um livro bem diferente e me interessei pela história, vou procurar esse livro.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  17. Oii!

    A capa é bem bonita, mas não me chamou a atenção :/ A sua resenha ficou ótima ^^
    Vou deixar essa dica passar.

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  18. Oi
    Esse livro me chamou atenção assim que foi lançado, mas depois fui perdendo o interesse. Agora lendo sua resenha e sabendo mais sobre a história, fiquei curiosa. Uma livro de mistério, coisa que eu adoro. Mas estranho, sempre sobra pra gordinha né hahahahha.. E ainda a matam com comida? Bizarro. Irei dar uma chance em breve.

    Beijos
    Lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir