quarta-feira, novembro 16

(#12mesesdePoe) Novembro - Ligéia



Já estamos em novembro, e como não pode deixar de ser, mais um conto de Edgar Allan Poe para nos deleitarmos, e o conto desse mês é muito especial para a Dani, lá nas opiniões ela conta o porquê, vamos ao conto?

Ligéia:
O conto já começa com a mais completa exaltação do narrador a figura de sua já falecida esposa, ele já não se lembra muito de algumas coisas, mas a beleza exótica de Ligéia ainda é vivida em sua memória. Nosso narrador amava ardentemente sua esposa, venerava-a como uma divindade de beleza e inteligencia, e qual não foi sua angustia quando Ligéia adoeceu, sua luta foi terrível, e ela não sobreviveu.
"- Ó, Deus! - quase gritou Ligéia, erguendo-se sobre os pés e estendendo os braços para a
frente num movimento espasmódico, quando terminei aqueles versos. - Ó, Deus! Ó, Pai Divino! Deverão ser essas coisas inflexivelmente assim? Não será uma só vez vencido esse vencedor? Não somos uma parte, uma parcela de Ti? .... quem conhece os mistérios da vontade, bem como seu vigor? O homem não se submete aos anjos, nem se rende inteiramente a morte, a não ser pela fraqueza de sua débil vontade."

A vontade de viver de Ligéia era muito grande, mas mesmo assim sucumbiu a doença, o narrador fica arrasado, não consegue mais viver na casa onde viveu com sua esposa e parte para o mundo, depois de alguns meses vagando sem rumo, ele compra e passa a residir em um antiga e selvagem abadia na Inglaterra, que ele decorou como um louco pela dor da perda. E foi para esse local isolado que o narrador levou sua mais nova esposa, Lady Rowena.
"(...) Graças a um processo hoje comum, e na verdade rastreável até a mais remota antiguidade, eram feitos de modo a mudar de aspecto. Para quem entrasse no quarto, tinham a aparência de simples monstruosidades, mas à medida que se avançava desaparecia gradualmente esse aspecto e passo a passo, à proporção que o visitante mudasse de posição no quarto, via-se cercado por uma infindável sucessão das formas espectrais pertencentes às superstições dos normandos ou que surgem nos sonhos pecaminosos dos monges. O efeito fantasmagórico era vastamente realçado pela introdução artificial duma forte corrente contínua de vento por trás das cortinas, dando horrenda e inquietante animação ao todo."
O que será da pobre Lady Rowena, que foi casada pela fortuna do marido, um homem louco e atormentado? Agora presa em uma casa sombria e isolada de tudo. E Ligéia, será que uma pessoa com tanta vontade de viver, realmente morre?

Dani: Ano passado eu havia dito que esse era meu conto preferido de Poe, eu havia lido ele pela primeira vez quando estava na oitava série, e nunca uma história havia mexido tanto comigo, as palavras, o ambiente descrito, as personagens, tudo me parecia maravilhoso, e, de certa forma, era o que eu estava sentindo, tudo parecia frio e distante na minha vida.

Eu estudei meio ano na escola em que peguei a coletânea onde estava o conto, e peguei o livro duas vezes, acho que foi a primeira vez que reli um livro, e acabei copiando a mão mesmo o conto, depois reli tantas vezes que as folhas quase se desmancharam, huahua.

Acho que amo tanto esse conto por que eu consigo me conectar com o narrador, sempre fui isolada, sempre gostei dessas coisas mais sombrias, e sempre achei que quando amasse, acabaria amando demais, não sei se isso acabou se tornando realidade, já que estou bem acomodada ao lado do meu amor, mas morro de medo de perder, perder minha família por exemplo, e ainda não sei se minha personalidade depressiva vai lidar com isso, e quer saber não estou a fim de pensar nisso.

Ligéia continua sendo meu conto preferido do Mestre Poe.

Carol: Mais um conto onde Poe evoca toda a beleza de uma mulher forte mas que adoece e morre,  mas Ligéia é diferente, ela quer viver, e seu marido ainda a ama muito também não consegue esquece-la. O conto é realmente muito bonito, mas um pouco difícil já que Poe descreve bastante, mas sem isso não daria pra entender a beleza do amor entre os dois.


Falta só mais um mês e ainda não conhece o desafio 12 meses de Poe?

Para quem quiser acompanhar o desafio da Ana é só acompanhar os links
Facebook: Página | Grupo | Blog da Ana

21 comentários:

  1. Olá, tudo bem?

    Confesso que não conhecia o desafio, também que já vi bastante o nome de Alan Poe por ai, mas nunca li nada dele... Preciso resolver isso, no site da Dark eles deixam um conto para leitura gratuita e online, vou ler. :D

    Vou dar uma olhada nos links de vcs.
    Gostei desse desafio.

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
  2. Bem interessante o desafio, uma chance de apresentar o autor para quem não conhece ou ainda não o leu. Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  3. Oie
    Gosto muito de Poe. Não estava acompanhado o desafio, mas vou ler o que vc já postou.
    Muito boa sua resenha sobre Ligéia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Estou adorando acompanhar essas postagem e conhecer mais sobre as obras de Poe.
    Ligéia parece ser uma leitura muito tocante devido à toda essa descrição do amor entre as personagens e como a esposa é forte e quer viver e, ainda assim, acaba sucumbindo à doença.
    Fico feliz que ainda seja seu conto preferido. Ainda não li nada do autor, mas esse desafio tem me deixado muito curiosa.

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Dani
    Nâo estava muito a par do desafio, mas acho a ideia muito legal.
    Gostaria de ler esse conto do Poe, na verdade só li o poema O corvo, que é tão conhecido.
    Coincidentemente estou lendo um livro baseado em sua vida - "Sra. Poe", já ouviu falar?


    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço dois livros que meio que romanceia a vida de Poe, mas essa ainda não, já vou pesquisar ele assim que chegar em casa.

      Excluir
  6. Oie!
    Confesso que ainda não li nenhum dos contos ou histórias escritas por Poe. Eu não me senti atraída ainda, por isso que não consegui ler nenhum. Vou deixar para outro momento.
    bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  7. Olá! Ta aí um autor que preciso conhecer melhor, e me envergonho por não conhecê-lo ainda. Gosto muito do tema Dark e gostei muito do conto. Me lembrou muito Noite na Taverna de Álvares de Azevedo (Se vc não conhece, dê uma lidinha, é muito bom...e Augusto dos Anjos tbm, mas é poesia). Muito obrigada pela dica! Lerei suas outras resenhas =) bjs
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, Meninas!

    Confesso que tô conhecendo mais sobre a obra do Poe por aqui. Fiquei com muita vontade de ler o conto, vou buscar e ler o quanto antes ;)

    Beijo

    Leitoras Inquietas

    ResponderExcluir
  9. Olá meninas! Acho muito legal o desafio do Poe, gosto também dos contos dele, da pegada dark que envolve alguns textos. Não conhecia esse conto e vou procurar para ler, gostei das opiniões de vocês. Beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Que conto lindo! Não o conhecia, mas vindo de Poe, realmente é pra impressionar! Também sou assim como a Dani, quando uma história mexe comigo, não falo em outra coisa!

    ResponderExcluir
  11. Oie
    bem legal o post, como sempre, vejo esses posts por aqui e nao acredito ate agora que nao li nada do autor, tenho muita vontade

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. OOI!
    Já vários posts desse desafio, mas confesso que até agora não sino vontade de ler algo do autor. Leria apenas para sair da zona de conforto, mas no momento passo a dica. haha

    ResponderExcluir
  13. Oiii!

    No meu TCC citei o autor uma vez que ele foi o percursor do jornalismo literario nos EUA. Nao conheço todas suas obras mas tenho muita curiosidade! Gostei bastante da opinião de vocês duas!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Primeiro quero te parabenizar por conseguir cumprir essa meta do ano, deve ser difícil as vezes né, mas achei incrível o conto escolhido, tenho imensa curiosidade em conhecer a escrita de Poe.
    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Sou APAIXONADA pelo o Poe e adorei saber sua opinião sobre Ligéia que por sinal é o meu favorito.

    ResponderExcluir
  16. Oi Dani e Carol, suas lindas,tudo bem com vocês?
    Acho que ninguém supera a perda da pessoa amada, nem com o tempo. Fiquei com o coração angustiado por ele. E fiquei apreensiva pela nova esposa, pois se ele enlouqueceu, ela estaria correndo perigo? Esse cenário deve ter contribuído muito para o clima da história. Estou louca para ler!!! A resenha de vocês ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá,

    Não conhecia esse projeto, mas fico feliz que vocês estejam gostando tanto de participar. Sempre tive curiosidade em relação a esse autor, mas por algum motivo que desconheço acabo me esquecendo de pegar algo dele para ler hahaha. Esse projeto seria um bom modo de conhecer melhor as obras do autor, caso tenha no ano que vem tentarei participar.

    Beijos,
    http://entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem? Não conhecia o projeto e gostaria de ter participado haha. Poe é um ótimo autor mas até hoje confesso que não li nada dele por motivos falta de tempo haha Adorei esse conto e sua resenha <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Nunca li nada do Poe por não ser muito a minha praia, mas confesso que esse conto me deixou curiosa.
    Parabéns, meninas, por cumprirem o desafio mês a mês.
    Bj

    ResponderExcluir
  20. Oioi...
    Não gosto mto dos textos do Poe, não curto o genero.
    Linda a resenha, deu para entender bem do que se trata o conto e tudo mais.
    Infelizmente vou passar a dica.

    ResponderExcluir