segunda-feira, novembro 14

(Resenha) #25 Sandman - Os Caçadores de Sonhos

Título: Sandman - Os Caçadores de Sonhos
Autores: Neil Gaiman e Yoshitaka Amano
Gênero: Fantasia

Desafio #25 Leituras de Um Dia
Sempre fui apaixonada pela arte do Amano desde seus personagens de Final Fantasy e Vampire Hunter D. Ele tem um estilo único e marcante com linhas fluidas e cores vivas. Sandman não li as HQs, mas considero muito, e o resultado disso é uma edição que é literalmente um sonho!
Lições foram aprendidas, disse o pálido Rei. Os eventos ocorreram apropriadamente. Eu não creio que minha atenção foi desperdiçada.


Bem, deixa eu começar falando um pouco de como surgiu essa parceria. Neil Gaiman tinha sido convidado para traduzir os diálogos de um filme japonês, "A Princesa Mononoke", (que é um filme lindo e indico fortemente!) quando estava estudando sobre a mitologia japonesa conheceu a lenda da "A Raposa, o Monge e o Mikado do Sonhar das Noites", e ele achou a lenda muito parecida com a sua história de maior sucesso, Sandman. Anos mais tarde quando pediram para que ele escrevesse algo em comemoração ao décimo aniversario da primeira edição de Sandam, Neil se lembrou da lenda e convidou Amano, que ele já conhecia os incríveis desenhos, Amano aceito, sob a condição de apenas fazer ilustrações e deixar no modelo de Livro Ilustrado, e assim foi!


Na história um monge vive sozinho em seu pequeno templo, e um Texugo resolve apostar com a Raposa que quem conseguisse fazer com que o Monge abandonasse o templo, ficaria com o templo para si, já que fazia muito tempo que não se via peregrinos por aquelas bandas e o templo seria muito melhor que as suas tocas.

Tanto o Texugo quanto a Raposa nas lendas japonesas tem o poder se transformar, eles também são conhecidos como Tanuki e Kitsune.  Os Tanukis estão relacionados mais ao dinheiro e se transformam em qualquer coisa, enquanto a Kitsune está mais ligada a relacionamentos e geralmente se transforma em uma mulher.

Mas o monge não cai nas ilusões desse dois travessos, humilhado o Texugo vai embora e arrependida a raposa quer fazer o mesmo, mas o monge a convence de que pode ficar em sua toca e que não a fará mal.

Então aparece outro personagem, um mestre Yin Yang, que tem tudo, conhecimento, dinheiro e amor, mesmo assim ele não é feliz, pois ele tem medo. Consultando seus oráculos ele é orientado a matar o Monge, assim a coragem de um passaria pra o outro. Porém isso só aconteceria se na morte dele não houvesse dor. Para isso ele teria que matar o monge em seus sonhos. A Raposa acabou ouvindo os planos contra o Monge, a quem ela criou o profunda admiração e resolve ajuda-lo pedindo ao próprio Senhor dos Sonhos (Sandman)
Nada é feito totalmente por nada, respondeu a raposa dos sonhos. Nada é em vão. Você está mais velha e tomou decisões. Logo, não é mais a raposa que era ontem. Aproveite o que aprendeu e vá em frente. 
Em 2011 saiu uma versão em quadrinhos dessa mesma história, desenhada pelo Craig Russell.


Sou meio suspeita para falar, pois adoro a cultura japonesa e suas lendas, mas a leitura é gostosa e a história é apaixonante. A princípio parece um livro para crianças pela forma como ele é escrito, mas não é, já que contém um pouco do erotismo japonês. Mesmo assim eu recomendo pra todos que gostam da cultura japonesa e do personagem Sandman, ou que querem conhecer.

16 comentários:

  1. As imagens que você usou são lindas! Dá até gosto de ler! Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  2. Oi Caroline! Tudo bem?
    Não conhecia o livro e amei as imagens que vc usou para ilustrar sua resenha, que fiou muito boa por sinal. Do NG, li um livro, O Oceano no fim do Caminho, um livro que me intriga até hj, pois não entendi muito bem... Me interessei! dica anotada! Bj

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Eu não conhecia a obra, ou pelo menos não me lembro de te revista ela em lugar algum rsrs. Achei bem interessante a proposta da obra, pois o Neil é conhecido por isso. Gosto muito da cultura Japonesa também é sem dúvidas leira assim que tivesse oportunidade, anotado a sua dica é até mais vê
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Caroline
    Eu curto ler sobre diversas culturas, inclusive a japonesa, mas infelizmente não me interessei pelo livro, embora tenha sido elogiado.
    A diagramação parece estar linda mesmo, e talvez um dia mude de ideia.
    Mesmo assim, parece ser uma ótima dica.

    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  5. Bom, eu ainda não conhecia o livro mas já não gostei da premissa. Achei a sua resenha bem interessante e achei legal saber sua opinião, mas não consegui me interessar pela obra.

    ResponderExcluir
  6. Hello! Tudo bem?
    Sempre quis ler algo do Neil Gaiman e ate hoje nao tive essa oportunidade.
    Achei a capa desse livro bem chocante, me chamou bem a atenção.
    Nunca tinha ouvido falar e já gostei de saber que tem cultura oriental e a trama me chamou bem a atenção.
    Claro que vou ler e amei a dica.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  7. não conhecia essa história mas fiquei bastante curiosa ,adoro esse tipo de história e se não me engano ela ja foi trabalhada na minha escola a um tempo atrás e como tambem adoro livros com ilustrações sinto que adoraria a leitura

    ResponderExcluir
  8. Que imagens linda e sempre tive vontade de ler esse livro do Neil Gaiman. Sua resenha só me motivou mais ainda <3 Ótimo post!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. As ilustrações são belíssimas, admiro a cultura japonesa! No início, também, pensei que fosse uma indicação para crianças. Não sou fã do gênero, então vou deixar a dica passar.
    Bjos,
    http://contosdacabana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. As ilustrações são belíssimas, admiro a cultura japonesa! No início, também, pensei que fosse uma indicação para crianças. Não sou fã do gênero, então vou deixar a dica passar.
    Bjos,
    http://contosdacabana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie
    bem legal sua resenha e o post, quem sabe uma hora eu leia, vejo gente que adora e gente que acha bem chato, não é minha prioridade mas a dica esta anotada

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oiee ^^
    Que livro lindo! Eu não sou muuito fã do Neil, mas até que gosto das histórias dele. O Amano eu ainda não conhecia, mas gostei da ilustração da foto lá em cima. Sou louca por culturas, principalmente as orientais (das quais eu sei muito pouco), então já bati os olhos na sua resenha e me apaixonei pela obra. Quero quero \0/
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu já tinha ouvido falar em Sandman mas não conhecia a história por trás dessa colaboração, que eu gostei muito de saber. Gosto muito do Neil e suas histórias. Adorei seu post!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Carol, tudo bem?

    Amoooooooo Neil!

    Lembrei de vocês ontem, Sandman tava em promoção na Amazon, e agora tem um livro lindo de contos do Poe! Já viram? Capa dura e tudo mais.

    Beijo

    Leitoras Inquietas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu estou babando nessa edição do Poe, está linda demais da conta

      Excluir
  15. Oi
    adorei esse post! Nunca li nada do Gaiman, apesar de não ser uma total ignorante sobre ele, eu conheço Sandman, só nunca li, mas esse casamento com a cultura japonesa é muito interessante! É uma cultura com lendas e fabulas incríveis e essa não parece ser uma exceção. Vou procurar mais informações, curti bastante!
    Abraços

    ResponderExcluir