quarta-feira, novembro 2

(Halloween Nights) Arkham Horror, o Horror Cósmico de Lovecraft em Boardgame


Olá Galera

Esse ano nosso Halloween Night foi regada a Board Games, não sabe o que é isso? então leia esse post e volte aqui o/

Mas gente, o que isso tem a ver com o Halloween? Afinal que graça tem jogar War ou Banco imobiliário na noite da Bruxas, não seria melhor assistir filmes de terror? Mas existe vários jogos com foco no terror, leiam esse post do Cronologia BoardGame, que lista vários jogos bem legais para aproveitar essa noite de forma bem lúdica e superdivertida.

O Carro chefe desse post e da nossa noite do horror é o Arkham Horror, o maior e mais complexo dos jogos que eu chamo de Lovecraft Games, mas como dizia Jack, o Estripador, vamos por partes.


H. P. Lovecraft é uma autor de horror e ficção científica, ele é famoso por sua produção de contos focado no mal exterior (horror cósmico), onde criaturas misteriosas que existem além do tempo e espaço que vira e mexe visita nosso planeta vindas do espaço (várias pessoas dizem que ele sem querer deu origem as especulações dos Deuses Astronautas), o autor possuía uma vasta rede de correspondentes entre os autores nas revistas onde ele publicava seus contos, e vários elementos das histórias do autor passaram a fazer parte dos escritos de outros autores e assim surgiu os Mythos de Cthullu.

Lovecraft Games, são os jogos de tabuleiro (na verdade acho que posso estender para os RPGs de mesa, videogames, cardgames, e deve ter mais uma porrada de coisas que usam os Cthullu Mythos) que usam os elementos criados por Lovecraft e seus amigos, os que eu, Dani, tenho são Arkham Horror, Eldritch Horror, Elder Sign e Mansions of Madness, para saber um pouco dos jogos é só ler os post do Cronologia, que vai ter um micro resumo para vocês (se quiserem faço um post para cada).

ARKHAM HORROR


"O ano é 1926, o auge dos turbulentos anos 20. Os esfumaçados bares clandestinos funcionam até o amanhecer abastecidos com álcool trazido pelos contrabandistas e gangsters. É uma celebração para empalidecer todas as outras celebrações no período de ouro entre as guerras. Mas uma sombra escura ameaça a cidade de Arkham. Entidades alienígenas conhecidas como Os Antigos espreitam no vazio entre o tempo e o espaço, arrastando-se para os portais entre os mundos. Esses portais começam a se abrir e devem ser lacrados antes que os Antigos atravessem para nossa realidade. Apenas um pequeno grupo de investigadores é capaz de enfrentar o Horror de Arkham... será que eles vão prevalecer? "
Aeee \o/ até que em fim, vamos conhecer um pouco mais sobre nosso carro chefe do Halloween Nights desse ano!

O jogo é ambientado na cidade fictícia criada por Lovecraft, Arkham (éh, galera, se você achava que Arkham era só o nome de um certo asilo, numa certa cidade, onde um certo homem fantasiado de algo que ele diz ser um morcego, combate o crime, agora já sabe de onde saiu a inspiração) e o tabuleiro do jogo representa a cidade, e os locais onde os jogadores passam para resolver os problemas, enfrentar oponentes ou simplesmente ficar por ali, são representações de lugares descritos pelo autor, como a Casa da Bruxa (do conto Sonhos na Casa da Bruxa), a Universidade de Miskatonic (de onde sai diversas expedições e estudiosos como nos contos Horror em Dunwish ou A Cor que Caiu do Espaço), o Asilo Arkham (para onde vários dos heróis de Lovecraft vai parar depois das expedições XD).


Tá bom, mas o que acontece no tabuleiro, qual o desafio? É Aí que entra os Old Ones, ou Antigos, entidades alienígenas que com a ajuda de cultistas humanos malucos e degenerados, começam a abrir portais pela cidade para poder passar para nossa realidade, são criaturas tão apavorantes que a mente humana não conseguem conceber, nos condenando a loucura. O jogadores devem correr contra o tempo selando os portais para impedir a catástrofe, mas é claro que não será fácil, os agentes dos Antigos farão tudo para impedir, e a própria cidade, com o tempo, começa a atrapalhar os jogadores, por exemplo a polícia passa a vê-los como maus olhos, ou os vizinhos ficam agressivos achando que são eles quem estão causando problemas.

Personagem da Dani
O jogo é no estilo colaborativo, todos os jogadores contra o tabuleiro, diferente de war que um contra o outro, o que torna o jogo mais divertido e o clima de apreensão se torna geral quando o jogo desanda, as estratégias comem soltas sobre quem faz o que para tentar reverter as coisa, na minha opinião a imersão no jogo é completa, e como muitas ações dependem de rolagem de dados, a chance de dar merda é grande.
Personagem da Carol




A gente acaba não jogando assim tão certinho, mas para quem gosta de interpretar papéis, cada um dos Investigadores tem um background contando quem ele é, e o que está fazendo ali. Cada um deles tem Estatísticas e habilidades que vai ajudar na hora de enfrentar os desafios do jogo.


Cada uma das localizações possuem uma coleção de cartas (Cartas de Encontro) que traz uma descrição do que acontece com o Investigador quando estiver naquele local, essas cartas também trazem muitos elementos imersivos (uma nevoa esverdeado sobe da terra molhada envolvendo as penas do Investigador...), as vezes são informações que relaciona a obras literárias do Mythos (pena que só quem conhece vai perceber) e a parte prática (o Investigador perde 1 de Vitalidade, ou Jogue alguma estatistica , se passar recebe um Item, se não perde um ponto de Sanidade)

O Jogo usa cartas contra nós as Cartas de Mythos, que acontece depois de todos os jogadores fazerem suas ações, sim o tabuleiro tem seus próprios turno, nele os monstros se movem, fazem seus ataques, ou o que quer que tenham para fazer (os monstros são cultistas, zumbis, ou coisas mais cthutulianas como Elder Things, Hound of Tindalos ou Shoggoths), é na Fase do Mythos, onde O Antigo abre portais, invoca mais monstros, e ativa uma Carta de Mythos, normalmente uma 'condição' que pode atrapalhar os jogadores durante um turno inteiro, e sob algumas condições ele aumenta a Trilha do Terror (lembra que eu falei dos vizinhos e policiais ali em cima?)


Aí está o bichão que vai infernizar a nossa vida por algumas horas, o Grande Antigo. Nós podemos escolher um, mas é mais legal pegar aleatoriamente. Eles são os grandes monstrengos de Lovecraft: Nyarlathotep, Azathoth, Shub-Niggurath, Yig, Itaqua, Yog-Sothoth, Cthullu (é claro), entre outros, e todos eles tem habilidades próprias que influenciam toda a partida, e a trilha que vai enchendo até ele acordar, aí é praticamente a morte.

Dani, você disse que para ganhar preciso Selar Portais, como faço isso? Palma, Palma, não Priemos Cânico, quando surge um Portal, é só o jogador levar seu Investigador até o local, entrar no dito cujo atravessar e quando sair, fechar e selar (usando itens que recolhemos pelo tabuleiro) o Portal, fácil, só que não. Lá dentro você vai passar por Encontros(desafios) que funcionam como as Cartas de Encontros.

Para ganhar o jeito mais fácil é Selando os Portais, depende do número de personagens, mas existe outras maneiras como, fechando todos os portais do tabuleiro (mas os jogadores tem que ter mais troféus (matando monstros) que o número de jogadores), ou derrotar o Antigo.

O Jogo tem em média 5h de duração, pode ser jogado por até 8 jogadores, e tem um grau de complexidade elevado, com muitas regrinhas e componentes, mas depois que pega o jeito fica bem mais fácil e muito mais divertido.

Mais algumas fotos para vocês:      
Ai ai, essa sina de jogar dados e tirar resultados ruins desse grupo, é triste XD

Aí está o pessoal do Cronologia que nos seguiu nas veredas sombrias de Arkham, nunca perdemos tão rápido XD, olha só as caras insanas ao contemplar Sub-Niggurath

Aí está as cultistas malucas que viram a casaca e agora fala pra todos vocês Joguem Arkham e Leiam a palavra de Lovecraft, essa edição da Martin Claret está sensacional.

Foi tão legal que até o Dexter que é super tímido e antissocial resolveu participar
E aí pessoal, fizeram alguma coisa em seu fim de semana de Halloween, não? Então que tal ao menos assistir um filminho hoje que é feriado e Dia de los Muertos, mais conhecido como Finados, agora se você mora em alguma cidade que tenha ludopedia que tal visitar e conhecer um pouco dos jogos de tabuleiros modernos, e quem sabe lá tenha Arkham Horror ;)

Até ano que vem com mais um Halloween Nights para vocês.

13 comentários:

  1. Eu tenho essa versão de Contos do Lovecraft! É linda não é mesmo? <3
    Não sabia que existiam tantos jogos! A galera aqui do RPG iria ficar ensandecida!!!
    Vou correr atrás disso!! huahuahua
    Adorei o seu post! Bem informativo!
    beijinho!!

    #Ana

    LiteraKaos!

    ResponderExcluir
  2. MEU DEUS QUE TUDO!!!
    Eu adoro esse tipo de jogo de tabuleiro e eu não tinha ideia diss que você está contando aqui...
    Vou pesquisar sem sombra de dúvidas sobre esse jogo.
    Agora eu quero aproveitar a oportunidade para parabenizar vocês pelo trabalho que tiverem nesse especial de halloween!
    Arrasou!

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Maah, que bom que você gostou, ficamos muito feliz, ano que vem tem mais, e espero que seja ainda melhor o//

      Excluir
  3. Oi, Daniele!

    Que post legal, fiquei muito curiosa! Jogos de tabuleiro são uns amores, faz tempo que não jogo um mas depois do seu post me subiu aquela vontade, haha! Com certeza vou pesquisar mais, obrigada pela dica!

    Sucesso com o blog sempre!
    Beijos, Belle.
    floraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Dani
    Gostei muito do post, pois para falar a verdade não conhecia nenhum dos jogos. Não sou a maior fã do gênero terror (para tudo rs), mas gostei dos jogos e gostaria de experimentá-los um dia.
    Valeu a dica.

    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  5. Ai que legal poxa, eu amo jogos de tabuleiro e amo terro, isso seria o paraiso pra mim, eu sempre quis jogar rpg mas nunca levantei minha bunda cama para me motivar a achar alguem que tambem jogue, mas depois desse post vou procurar os rpgs de mesa que parecem ser bem legais tb

    ResponderExcluir
  6. Olha tenho que confessar que não sou tão próxima dos jogos, principalmente esses eletrônicos, mas amo os de tabuleiro, apesar de não jogar muito. Essa eu ainda não conhecia, e apesar de não entender muita coisa de início, anotei a dica é vou procurar companhia, pois gostei muito dele.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  7. Dani, tudo bem?

    Acredita que eu não tinha ideia da existência de jogos de terror? Assim, de cartas ou tabuleiro.. Eu sinceramente não sei se jogaria. Sei lá, deve ser bem tenso e não tenho coração (ou coragem) pra isso! rs

    P.S: Amei o Dexter!

    Beijo

    Leitoras Inquietas

    ResponderExcluir
  8. GENTEEE COMO ASSIM?????
    Que tudoooooooo, não conhecia o jogo ainda e fiquei babando aqui.
    Jogos de tabuleiros já são mara, esse então é muito top, já quero.
    Adorei o post, muito bem explicativo e me deixou babando aqui kkkkk

    ResponderExcluir
  9. To aqui totalmente por fora! hahahaahha
    Tenho vários amigos fissurados por jogos de tabuleiro, rpg e afins, agora eu... sou mera expectadora, fico de fora só vendo a bagunça rs.
    Bj

    ResponderExcluir
  10. Oi Dani, sua linda, tudo bem?
    Que máximo!!! Nunca ouvi falar sobre jogos de tabuleiro de terror, é perfeito!!! E achei super diferente todos os jogadores terem que cooperar e vencer o próprio tabuleiro. Vou procurar por eles. Sua postagem ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Aquele momento em que você sabe que não nasceu para esse tipo de jogo, que não é nem um pouco a sua praia, mas a postagem está tão empolgante que deu a maior vontade de cair no jogo também *-*
    Meu conhecimento desses jogos é só de saber que tem (por ter alguns na livraria que eu trabalhava para venda, mas no caso não era nenhum dos citados na postagem), mas, mesmo com um certo medinho de tantas regras e detalhes, acredito que deve ser muito divertido se envolver e vencer o tabuleiro. Curti!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Não conheço esse jogo, é o tipo de jogo que não gosto, na verdade sou bem chato em questão de jogos. Mas todo o universo criado é bem interessante, e daria boas horas de entretenimento.

    ResponderExcluir