quinta-feira, janeiro 18

(HQ) Sharaz-De Contos de As mil e uma noites vol2

Título: Sharaz-De Contos de As mil e uma noites vol2
Adaptação e Ilustração: Sergio Toppi
Gênero: Aventura


Sinopse: Adaptação livre em quadrinhos de contos As Mil e Uma Noites, Sharaz-De (a conhecida Sherazade) está enclausurada com o rei que prometeu executar, pela manhã, toda jovem que passara com ele uma noite. Hábil narradora, Sharaz-De passa a contar-lhe os mais fascinantes contos orientais, adiando assim seu destino trágico.

Quem nunca ouviu falar desse clássico árabe?? As histórias que compõem essa enorme coleção de contos são de vários autores desconhecidos incluindo o folclore persa, árabe e indu. Esses contos ficaram mais conhecidos no mundo pela tradução francesa de Antoine Galland, que tomou liberdade artística de adaptar os contos e incluir alguns contos ao tomo, como Aladim e Ali Babá de Hanna Diab. 


Nessa versão em história em quadrinhos, divididas em dois volumes, Sergio Toppi, artista italiano, com estilo muito plástico e inovador para a época e um dos traços mais lindos que já vi, deixa essa versão lindíssima, algumas páginas são em preto e branco, outras coloridas e ambas são deslumbrantes!

Toppi fez uma adaptação livre, não encontrei nenhuma das histórias com os mesmos nomes para saber em qual ele se baseou, mas ele seguiu muito bem o estilo com aventuras e intrigas, espada e magia, quando lia me lembrei dos contos do Robert E. Howard, e fiquei encantada, gosto bastante desse clima de fantasia.
"... daqui a pouco também me calarei para sempre. Mais uma vez eu lhe contei, ó Senhor, histórias estranhas e singulares... não falei com um boca de pedra, mas com uma voz quente e viva. Espero que minhas histórias tenham conseguindo agrada-lo."

Nesse volume, são 3 contos curtinhos e fechados, o que mais gostei foi o Diga-me por quê, senhor Fala sobre um mercador honesto, justo e feliz e como os deuses embora honrados se invejaram da sua felicidade, então o deus da Mentira, em forma de um mendigo lhe fez uma pergunta, a qual passou a atormentar o bom homem. Cada conto pode parecer meio estranho a princípio, mas todos contém ótimas mensagens, principalmente como a inveja pode destruir nossos valores.
"A aurora se aproximava e já as feiticeiras e as criaturas da noite voltavam a tomar a forma humana após terem cumprido seus inomináveis ritos noturnos. Sharaz-De devia morrer. O Rei não quis...ávido como estava para ouvir outras histórias. E foi o que aconteceu."
O volume 1 faz algum tempo que está fora de catálogo pela editora Figura, mas em setembro de 2017 eles organizaram um financiamento coletivo para a reimpressão, infelizmente não acompanhei na época e só encontrei esse segundo volume mesmo, se você gosta muito de quadrinhos vale muito a pena pela qualidade das ilustrações e edição.

9 comentários:

  1. Bem bacana, e os desenhos parecem ser demais.

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem ? Sou fã das histórias em quadrinhos apesar de não ter lido nada nesses ultimos anos , suas dicas estão bem legal e esses livros merecem a nossa atenção . Bjssss

    ResponderExcluir
  3. Olá! Eu tenho AMADO a iniciativa de vocês em promover histórias em línguas diferentes. E dessa ver é uma de origem árabe!
    Eu conheço a história da Sherazade, mas por alto. Confesso que to com uns 2 livros do tema para ler, só preciso do dinheiro para comprá-los haha
    E eu adorei isso de ter uma adaptação em quadrinhos. Tenho gostado desses projetos de trazerem clássicos em releituras de quadrinhos! Adorei sua resenha e a dica. Beijos

    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. AMO adaptações livres, acho super inteligentes! Ainda mais de contos menos conhecidos, a criatividade deve ter ido no céu e voltado haha <3 As ilustrações são lindíssimas, detalhes perfeitinhos e traços super únicos, vou ficar de olho nesses títulos :)

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bem? Faz pouco tempo que percebi que alguns autores fazem adaptações de histórias para Hqs. Desde criança sempre gostei de ler gibis, é mais leve e divertido de ler. Além é claro das ilustrações que sempre chamam atenção. Não conhecia essa história mas achei bem interessante. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  6. Imagino que seja uma publicação muito interessante do conto transformado em quadrinhos...fiquei curiosa em ler pois gosto muito de histórias que trazem alguma lição para a vida...gostei da resenha :)

    ResponderExcluir
  7. Conheço a história era a minha preferida na história, essa nova versão deixa tudo ainda mais encantador.

    ResponderExcluir
  8. Fiquei curiosa para folhear gente, adoro traços assim e sendo de contos conhecidos assim, deve dar uma nostalgia danada.

    ResponderExcluir
  9. Que daora! Eu sou fã de quadrinhos por mais que não leia um já faz tempo e não conheço a história, mas adoraria ler!

    ResponderExcluir