segunda-feira, janeiro 29

(Maravilhoso Mundo King) A Torre Negra 1 - O Pistoleiro

Título: A Torre Negra 1 - O Pistoleiro
Autor: Stephen King
Gênero: Fantasia, Aventura
Editora: Suma das Letras
Sinopse:
Este livro é o primeiro dos sete volumes da série A Torre Negra, obra mais ambiciosa do escritor Stephen King. O Pistoleiro apresenta ao leitor o fascinante personagem de Roland Deschain, último descendente do clã de Gilead, e derradeiro representante de uma linhagem de implacáveis pistoleiros desaparecida desde que o Mundo Médio onde viviam "seguiu adiante".
Para evitar a completa destruição desse mundo já vazio e moribundo, Roland precisa alcançar a Torre Negra, eixo do qual depende todo o tempo e todo o espaço, e verdadeira obsessão para Roland, seu Cálice Sagrado, sua única razão de viver. O pistoleiro acredita que um misterioso personagem, a quem se refere como o homem de preto, conhece e pode revelar segredos capazes de ajudá-lo em sua busca pela Torre Negra, e por isso o persegue sem descanso. Pelo caminho, encontra pessoas que pertencem a seu ka-tet – ou seja, cujo destino está irremediavelmente ligado ao seu.
Entre eles estão Alice, uma mulher que Roland encontra na desolada cidade de Tull, e Jake Chambers, um menino que foi transportado para o mundo de Roland depois de morrer em circunstâncias trágicas na Nova York de 1977. Mas o pistoleiro não conseguirá chegar sozinho ao fim da jornada que lhe foi predestinada. Na verdade, sua aventura se estenderá para outros mundos muito além do Mundo Médio, levando-o a realidades que ele jamais sonhara existir.
Inteiramente revista pelo autor, esta primeira edição brasileira de O Pistoleiro traz também prefácio e introdução inéditos de King.


Olá galera, precisamos falar da Torre Negra, a série mais longeva do grande mestre do horror, Stephen King, mas será mesmo que é uma série de horror? Agora que já saiu vocês já podem ter uma ideia, mas saber uma pouco mais sobre o primeiro livro dessa longa série.
   
As edições mais recentes do livro (ele foi publicado em 1982) começão com um prefácio do autor, que é bem interessante, King fala de quando começou a escrever esse livro aos 19 anos inspirado em O senhor dos Anéis e filmes de velho oeste, e como ele achava que podia abraçar o mundo naquela época. Ele acabou abandonando o projeto, mas voltou a ele, como sempre faz, e o publicou em 82, mas mesmo nessa época ele ainda achava que fazer o que quisesse, mas seus compromissos e sua mente criativa o enganaram, e assim os livros da série demoraram a sair, e ele só se decidiu por terminou a série quando sofreu um grave acidente, e ele decidiu que não queria Ir sem termina-la.
Mas hoje vamos falar do Livro 1- O Pistoleiro.

King te larga no meio do deserto na companhia de um homem atormentado que está perseguindo um homem de preto, e a história é basicamente isso, o Pistoleiro (Roland) atras do Homem de Preto, mas no meio do caminho Roland encontra todo tipo de gente que o ajuda de alguma forma, gente desconfiada, homens sábios, uma criança muito esperta e solitária. Ele também lembra de momentos passados, as brigas que se meteu, as mulheres que ousou amar, e como se tornou um pistoleiro. Ele não sabe direito mas seu destino o liga de alguma forma a Torre Negra e ao Homem de Preto que está mais ligado a ele do que ele imagina.
Quando tirou da bolsa o sílex e a vara de pederneira, os restos do dia já eram apenas um calor fugidio no chão sob seus pés e uma sardônica linha laranja no horizonte monocromático. Sentou-se com o revólver estendido no colo e observou pacientemente o sudeste, olhando para as montanhas, não esperando ver a linha fina e regular da fumaça de uma nova fogueira, não esperando ver um brilho alaranjado de chama, mas observando de qualquer modo, pois observar fazia parte da coisa e trazia
sua própria e amarga gratificação. Você não verá o que não estiver procurando, maluco, Cort teria dito. Abra os faroletes que ganhou dos deuses, valeu?
Eu meio que levei um suto com esse livro (calma, calma, não é susto de medo) o livro te joga de cara na ação, não te explica absolutamente nada, fiquei bem perdida nas primeiras 50 páginas, me perguntando, que lugar é esse, o que aconteceu para que haja essa perseguição. A verdade é que estava muito acostumada com a fórmula padrão da fantasia de transformar seus primeiros livros em um atlas enciclopédico do mundo, só depois introduzir o que interessa, a história. Mas King usa outra fórmula, sabe aquele filme que começa pelo final (ou meio) a gente vê uma cena de uma morte, ou algo importante, depois volta para contar como chegamos até aquele ponto, é mais ou menos isso que acontece aqui.

O que falta de explicação do cenário geral, sobra em personagens carismático, o menininho que passa a caminhar com ele é um fofo, fiquei muito triste quando o inevitável teve que acontecer, Roland também se mostrou uma pessoa de muitos sentimentos, muitas vezes ele se questiona a respeito de sua perseguição, será mesmo que ele quer encontrar o Homem de Preto. E mesmo não sabendo sobre as questões do Mundo, aos poucos as vastidões do deserto vão ganhando forma, e passamos sim a ver o cenário, gostei particularmente do circulo de pedras e a coisa antiga que ali habita, e a aventura na mina abandonada.
— Talvez por enquanto não. Mas, no final das contas, o pescoço de mais alguém, homem ou mulher, também terá de ser quebrado, segundo a curiosa expressão que você usou. As pessoas querem assim. Cedo ou tarde, se não surge outro renegado, as pessoas inventam um.
A Série ganhou um filme ano passado, bom sobre o filme eu li em diversos sites especializados que que foi a junção dos três primeiros livros, bom do primeiro livro só temos o Pistoleiro, um menino chamado Jake e um inimigo chamado de Homem de Preto, só!! Comecei o segundo livro recentemente e até agora não tem nada no livro que eu tenha visto no filme, o filme é uma boa aventura, mas no meu ver só usaram o nome o resto é uma história completamente original do filme.
— Então! — ele gritou. — Não um final, mas o final do começo, hã? Está progredindo, pistoleiro! Está progredindo! Ah, como eu admiro você!
Indico para os fãs de fantasia, ou mais precisamente do que hoje chamamos de Dark Fantasy, é um livro com muita ação, muita aventura, e muitas questões filosóficas, só fique atento que é uma grande introdução, lança mais perguntas do que dá respostas, então melhor ir com calma.


12 comentários:

  1. Oie, tudo bem?!? Gente o King é muito maravilhoso, mas nunca li essa série. Temho um amigonque adora e sempre recomenda, mas não estou conseguindo encaixar.
    Nem a adaptação para o cinema eu consegui assisti... shame on me rsrsrsrs.
    Adorei a resenha!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu amo King e já li O Pistoleiro e amei!
    ainda não dei continuidade a série, mas não vejo a hora!
    Eu gostei do filme, mesmo sabendo que não vai fazer jus a série.
    Que bom que leu, gostou e está dando continuidade!!!

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Fico feliz que goste tanto dessa série, não é o meu tipo de gênero preferido.
    Já que a série ganhou uma versão cinematográfica darei chance para conhecer a história, nem que seja através das adpitações para as telonas.

    Beijos.

    =**

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito do King, apesar de ter lido bem menos livros do que eu gostaria, mas tenho que confessar que está série não me chama atenção, primeiro pela quantidade de livros, depois por toda essa ação. Eu tenho ele como mestre do horror e fica por aí rsrs.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Dani!!!
    Amei os gatinhos!!!! Hahahhaha Eu tenho uma relação bem confusa com o rei, a única obra que li dele completa até agora foi Cujo e confesso que não me agradou. Dei uma segunda chance com It e estou caminhando e gostando um pouco mais, mas não sei se teria peito para enfrentar essa!!! Admiro você é amei a resenha, vou continuar acompanhando e quem sabe não me arrisco mais para frente?

    Beijokas

    ResponderExcluir
  7. Oi Dani.

    Eu ainda não tive oportunidade de ler a série Torre Negra, mas tenho muita vontade porque a meste do King é incrível. Mas enquanto não consigo meus livros da série vou acompanhado a história pelas suas resenhas. Parabéns e dica anotada.

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Oiii, um livro que escuto falar muito bem mas até o momento não conseguir ler, estou bem ansioso e depois dessa resenha fiquei mais ansioso.


    Abraços, José Marcos.

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Ainda não li nada do autor, mas fiquei bem interessada pelo que você comentou sobre a história. Espero poder ler em breve. Vou anotar sua indicação.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. A cada resenha do King que leio, penso: por que ainda não li nada dele???
    Adorei a história desse e já anotei a dica aqui, quem sabe essa não será a primeira leitura dele...

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde
    Sou muito fã de King e já li toda a saga de Roland Deschain, O pistoleiro é um ótimo começo, nos apresentando ao universo criado pelo autor. Sem dúvidas uma grande leitura!!!

    ResponderExcluir
  12. Nunca li nada do autor, mas tenho muita vontade! Faz bastante tempo que quero ler esta série! Adorei seu post, parabéns!
    by: atravesdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir