segunda-feira, janeiro 8

(TBR) #46 Livro Escrito Originalmente em uma Língua que não Seja Português ou Inglês

Oi oi meus anjos

Nosso desafio da vez tem um título enoooorme XD. Ele serve para sairmos da mesmice, o desfio original seria não ler livros em inglês (já que esse desafio é uma adaptação e um desafio gringo) mas acrescentamos o português para ninguém fujir para o mais fácil.

Então que tal olharmos para a literatura de outros locais, muitas são tão importantes quanto a inglesa como por exemplo os livros em espanhol que papa Nobels, a Japonesa, a Russa, Italiana, tem muita história boa por aí esperando por nós.

Existe uma versão desse desafio que pede que leia Um livro escrito em outro Alfabeto, a Dani simpatiza mais com esse desafio. Então que tal ir mais fundo no desafio e ler Livros escrito nos alfabetos usado pelos povos que chamamos Árabes, o alfabeto Cirílico dos russos e vários países eslavos e os ideogramas do extremo oriente?

Seria bem interessante, não?

Dani escolheu:
A Casa das Belas Adormecidas.
Sempre fui apaixonada pela cultura Japonesa, e me apaixonei por esse livro assim que vi a capa, é uma coisa tão delicada e poética que senti que precisava conhecer o autor.

Sinopse: Imbuída de um erotismo inusitado, esta obra, escrita em 1961, demonstra a maturidade estilística do autor, que se utiliza sua virtuose descritiva para contar a história de Eguchi, um senhor de 67 anos que frequenta a "casa das belas adormecidas", uma espécie de bordel onde moças encontram-se em sono profundo, sob efeito de narcóticos. Apesar da idade avançada, o protagonista parte em busca dos prazeres perdidos e se depara com moças virgens, que os visitantes podem tocar, mas são proibidos de corromper. Daí derivam passagens antológicas de rememorações pessoais e fantasia. Kawabata procura desvendar o enigmático universo do corpo feminino em um culto ao belo e ao inalcançável, investigando as dores da solidão a partir da sutileza de um erotismo expressivo, constantemente atravessado por passagens de fina ironia e perturbadora consciência da passagem do tempo, do vazio existencial que permeia as relações humanas.

Carol escolheu: 
Macaco Peregrino - Jornada ao Oeste de Wu Ch'êng-ên 
Bem como já havido dito no desafio sobre um livro banido, queria conhecer mais os livros chineses, e dessa vez vou de clássico, esse livro é sobre um dos personagens mais conhecidos e aptado para várias mídias, a história de Saiyuki ou mais conhecida como inspiração para o personagem Son Goku de Dragon Ball, é uma versão adaptada traduzida do inglês, mas infelizmente é a única coisa que chegou até aqui.

Sinopse:  A trama deste célebre romance chinês é constituída por um relato histórico; o da incrível caminhada realizada no início do século VII pelo monge Hsüan Tsang, que viajou para a Índia com a finalidade de buscar as Escrituras Sagradas do budismo. Wu Ch'êng-ên, que viveu entre 1505 e 1580, retomou, adicionando seu próprio toque de delicadeza e humor, o ciclo de lendas que floresceram durante séculos em torno da peregrinação de Hsüan Tsang, chamado Tripitaka neste romance. O resultado é uma mistura atraente de absurdo e profundidade, religião e história, sátira antiburocrática e poesia pura. Enquanto a história conta a viagem de Tripitaka para a Índia e o que acontece nesse percurso, seu verdadeiro tema é a peregrinação do homem através da vida, com os companheiros Macaco, Porcoso e Areioso, simbolizando os diversos elementos da natureza humana.

11 comentários:

  1. A Casa das Belas Adormecidas, gostei da sinopse, é um livro que retrata bem uma parte da cultura japonesa.

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem ? Eu gostei muito da as casas das belas adormecidas, Tambem sou apaixonada pela cultura japonesa , e esse livro é uma oportunidade de conhecimento da cultura .
    È um livro que eu compraria pela capa. Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Confesso que so a sinopse de a casa das belas adormecidas já me chamou muita atenção, acho que nunca li nada nem próximo da cultura japonesa, quem sabe aqui não comece por esse livro

    ResponderExcluir
  4. Tem tanta literatura boa espalhada pelo mundo e a gente sempre se prende nas dos mesmos lugares. Achei super bacana esse desafio incentivar a leitura de literaturas inusitadas.

    Parabéns!

    Rich - Conta-se um Livro.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho visto vários desafios usando essa parte para incentivar as pessoaa a fugirem do comum. Eu tenho visto muitos optarem por livros em espanhol e adorei o fato de vocês ter escolhidos livros de origem japonesa! É super diferente. Boa leitura, beijos

    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Pelas sinopses não seriam livros que eu colocaria nas minhas TBRjar, mas é bom sair da mesmice sempre. Depois contem o que acharam de cada uma das leituras.

    ResponderExcluir
  7. Oi Dani, tudo bem?

    Achei muito bacana a ideia desse desafio e com certeza ele vai tirar as pessoas da sua zona de conforto, partindo para a leitura de algo a qual não esteja adaptado. As premissas dos livros que vocês escolheram são maravilhosas e me deixaram curiosa para suas histórias!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Tudo bem?
    Achei bem interessante essa propostas, porque de fato estamos muito acostumados a ler livros publicados pelos ingleses e deixamos para trás outras histórias ótimas, de outras culturas.

    O primeiro livro, casa das belas adormecidas, eu conheci no meu primeiro semestre da faculdade. Na verdade, esse livro foi uma indicação da professora de literatura quando lemos Memórias de minhas putas tristes, de Gabriel Garcia Marquez. O livro de Gabriel Marquez dialoga bastante com esse citado aqui.

    O segundo livro já não me chamou tanto a atenção.

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    Também estou no IG: @vidaeletras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oiie,
    Eu sinceramente achei bastante interessante e eu achei muito bacana isso que vocês fizeram desse desafio é sempre bom né rsrs, eu não conheço os livros mas gosto da cultura japonesa tomara que vocês gostem dos livros rsrs

    ResponderExcluir
  10. Acho que nunca li nenhum livro de um autor japones e agora parando pra pensar se eles ja tem uma criatividade enorme com animes e mangas, a literatura deve ser incrivel. Vou dar uma pesquisada em algumas obras. Alias, ótimas escolhas de vocês

    Abraços
    desconstruindooverbo.com.br

    ResponderExcluir
  11. Nunca li nenhum livro japonês mais adorei as sinopses de cada livro citado. Vou dá uma procurada por eles..
    beijos
    adoro o blog de voces

    ResponderExcluir