quarta-feira, setembro 12

(HQ) Guardiões do Louvre

Título: Guardiões do Louvre
Autor: Jiro Taniguchi
Gênero: Fantasia
Editora: Pipoca e Nanquim


Sinopse: O aclamado mangaká Jiro Taniguchi o convida a conhecer o Museu do Louvre de uma maneira inesquecível. Depois de uma excursão pela Europa, um artista japonês faz uma parada em Paris sozinho, com a intenção de visitar os museus da cidade. Mas, acamado em seu hotel devido a febre, ele enfrenta o sofrimento da solidão absoluta em uma terra estrangeira, privado de qualquer recurso ou apoio familiar. Quando a febre baixa um pouco, ele inicia seus passeios e logo se perde nos monumentais salões do Louvre. Lá, descobre muitas facetas do mundo das artes, em uma jornada que oscila entre alucinações febris e realidade. Ele se vê conversando com pintores famosos de diversos períodos da história, sempre guiado pelos… Guardiões do Louvre.


Guardiões do Louvre é mais que uma história em quadrinhos, é uma obra de arte, e não poderia se esperar menos de uma obra sobre o maior museu do mundo, o Louvre.

A história tem inicio com artista japonês que depois de participar do Salão Internacional de Quadrinhos de Barcelona, resolve aproveitar e ir até Paris visitar os museus, mas ele acaba ficando doente, e tão logo a febre abaixa ele vai até o Louvre, mas chegando lá a multidão de pessoas o deixa zonzo e seu estado piora novamente e quem lhe ajuda é uma das principais Guardiãs do Louvre Nice de Samotrácia, ela e outros grandes artistas vão contar várias histórias e guia-lo pelo museu.

Esse quadrinho foi encomendado pelo próprio museu, e o autor aproveitou também para homenagear dois grandes artistas Japoneses , Roka Tokutomi e Chu Asai, ambos grande apreciadores das obras Ocidentais, principalmente de Jean-Baptiste Camille Corot. Quando o Japão abriu seus portos para o mundo (1853) depois de 200 anos de reclusão, foram feitos vários esforços para recuperar todo o tempo perdido o governo recrutou vários educadores e também ofereceu diversas bolsas para o estrageiro. E foi assim que Chu Asai morou na França, mas o engraçado foi que enquanto ele se esforçava para aprender a pintar no estilo Renascentista na Europa nessa época estava cheia de pintores de Art Nouveau, Art Deco e o Impressionismo todas elas com grande influencia de pinturas japonesas, e um dos grande admiradores da arte japonesa foi Vincent Van Gogh, que é claro que também aparece nesse quadrinho.

Não poderia deixar de falar sobre uma passagem que conta o drama dos organizadores do museu ao temor da Segunda Guerra Mundial, e como não pude deixar de lastimar a perda do nosso Museu Nacional. Imperdoável como o descaso matou mais 12mil anos de história, que poderiam contar um pouco sobre como viveram nossos ancestrais.

O Pipoca e Nanquim fez um vídeo incrível também falando sobre a publicação vale a pena dar um escutada o//

8 comentários:

  1. Que beleza essa hq, realmente uma obra de arte! Nos faz viajar pela história desse museu que é um marco para a humanidade. Entretenimento com cultura, uma combinação rica e empolgante!

    ResponderExcluir
  2. Adorei essa HQ, não conhecia e achei super interessante, vou procurar muito em breve

    ResponderExcluir
  3. Adoro HQ nesse estilo e só de falar sobre um dos museus mais lindos do mundo, já me despertou interesse. Achei bem classudo o traço dos desenhos.

    ResponderExcluir
  4. Oii, essa edição de Hq, ainda não conhecia essa editora, mas gostei bastante da resenha, parece ser uma história bem legal! Nunca fui fã de fantasia mas ultimamente so ando comprando livros assim, ainda não li nenhum Hq mais tenho curiosidade <3



    bjbj

    ResponderExcluir
  5. Nossa que legal, nunca li uma história em quadrinhos e assumo que essa me chamou muito a atenção.

    ResponderExcluir
  6. O Louvre é um dos meus museus preferidos, por conta disso o livro ja me despertou a atenção. comprarei em breve.

    ResponderExcluir
  7. Oii,
    que HQ mais legal!!!, não conheço muitas histórias em quadrinho mas as que conheço são muito divertidas, essa parece ser muito legal tbm

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    A Pipoca & Nanquim arrasa nas HQs, eu já tinha visto essa história em quadrinho e já demonstrava interesse em realizar tal leitura, agora fiquei mais interessado ainda. Dica anotada!
    Abraço!

    ResponderExcluir