segunda-feira, setembro 17

(Resenha) #52/2 - A Faca Sutil


Título: A Faca Sutil
Série: Fronteiras do universo
Autor: Philip Pullman
Gênero: Fantasia
Editora: Suma das Letras 
#52 Uma Trilogia


Esse é o segundo volume da trilogia Fronteiras do Universo, então recomendo a leitura da resenha do primeiro livro A Bússola de Ouro que está aqui no blog. Resenhar continuações não é muito fácil, mas vou tentar contar o panorama geral, bora lá.

No primeiro livro a trama era centralizada na personagem Lyra, mas agora os capítulos vão seguir outros personagens e um deles é de grande importância para a história. Will é um garoto que se vê obrigado a fujir de sua casa e por acidente do destino acaba entrando em uma janela para outro mundo e lá encontra Lyra.

Em português o nome que escolheram para traduzir o nome da trilogia diz muito, principalmente sobre esse volume, que é mundos paralelos. Tanto Will quanto Lyra são de mundos diferentes, na outra resenha disse que o mundo dela era medieval, o que deu muito o tom de fantasia, já o mundo de Will é um mundo mais moderno, contemporâneo ao do autor (1997) essa foi outra grande diferença trazida ao enredo, a ciência.

Enquanto no primeiro falava superficialmente em religião, agora a alfinetada é maior e através de uma outra personagem nova, a Dra. Malone, o autor vai iniciar a velha briga entre Ciência versus Religião, literalmente.

Depois dos acontecimentos do primeiro livro os mundos entraram em colapso, e no meio do turbilhão de acontecimentos Lyra tenta ajudar Will encontrar seu pai.

No geral eu gostei desse volume, a nova dinâmica de personagens não ficou confusa e apesar do tema ter ficado mais tenso, ele conseguiu deixá-lo um pouco leve para o público infantojuvenil.

Vamos ver como será o desfecho dessa aventura no próximo mês?

7 comentários:

  1. Adorei o enredo, não conhecia, mas me interessou muito os elementos dessa obra, mundo medieval, mundo moderno, mundo paralelo, focar no fator ciencia x religião, não tem nada ai que não me agrade e absolutamente seria uma leitura que me encantaria

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?

    Eu estou com os quatro livros que a Suma lançou do Philip Pullman e até agora não li nenhum deles, vergonha total. Gostei da sua resenha e fiquei com mais vontade de realizar a leitura, só senti falta de umas citações do livro acima.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Que capa linda! Já me ganhou aí. Adorei a pegada, acho que deve ser um livro interessante. Acho que devo procurar pelo primeiro.

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol, tudo bem?

    Adoro este estilo de livros que a Suma lança, normalmente eles possuem muita qualidade e conseguem ter bom dinamismo na hora da leitura. O fato de trazer embutidamente essa "briga" entre ciência x religião já me deixa mais animada, pois adoro quando isto é debatido. Na verdade, adoro conhecer os mais diversos pontos de vista. Sua resenha me deixou animada para conhecer a obra e espero fazer isso em breve!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Fiquei curiosa... deve ter ficado incrível este tom de "rivalidade" entre religião x ciência.
    A capa é linda e a sua resenha mostrou que o conteúdo do livro é muito interessante e surpreendente. Quero um exemplar deste livro para ontem!

    Beijo. <3

    ResponderExcluir
  6. Preciso muito continuar essa trilogia, só li o primeiro livro e o final me deixou ansiosa mas na biblioteca não tinha as continuações, espero ler em breve.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Ahh tenho muita vontade de ler o primeiro livro, A Bússola de Ouro, e nunca que consigo ler. Verdade, resenhas continuações é bem difícil mesmo rs' tentar passar um pouco da história sem mencionar a anterior é complicado rs' mas entendi e fiquei bem instigada para ler. Adorei!

    beijos!

    ResponderExcluir