segunda-feira, setembro 24

(Maravilhoso Mundo King) It, A Coisa

Título: It, a Coisa
Autor: Stephen King 
Gênero: Terror
Editora: Suma das Letras 


Sinopse: Durante as férias escolares de 1958, em Derry, pacata cidadezinha do Maine, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprenderam o real sentido da amizade, do amor, da confiança e... do medo. O mais profundo e tenebroso medo. Naquele verão, eles enfrentaram pela primeira vez a Coisa, um ser sobrenatural e maligno que deixou terríveis marcas de sangue em Derry. Quase trinta anos depois, os amigos voltam a se encontrar. Uma nova onda de terror tomou a pequena cidade. Mike Hanlon, o único que permanece em Derry, dá o sinal. Precisam unir forças novamente. A Coisa volta a atacar e eles devem cumprir a promessa selada com sangue que fizeram quando crianças. Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry. O tempo é curto, mas somente eles podem vencer a Coisa. Em 'It - A Coisa', clássico de Stephen King em nova edição, os amigos irão até o fim, mesmo que isso signifique ultrapassar os próprios limites.

Até que em fim chegamos ao grande clássico de Stephen King.

Nesse livro conhecemos a cidade de Derry, que de tempos em tempos passa por um breve período de extrema violência, como incêndios criminosos, chacinas e mortes brutais, e é por causa de uma dessas mortes que a história começa, um rapaz acaba tendo o braço arrancado e com feridas horríveis e encontrado morto, essa informação chega até o bibliotecário da cidade que se lembra dos fatos de 27 anos atrás, então ele liga para um grupo de amigos e evoca uma antiga promessa feita por eles naquela época, esse bibliotecário é Mike que sabe quem pode ser o causador dos atuais casos de violência, pois enfrentou-o no passado.


A partir daqui passamos a conhecer cada um dos integrantes do 'clube dos perdedores' vemos como está a vida deles hoje intercalado com os eventos do passado, Bill é quem dá start na história que resultou na promessa que agora eles vão ter que cumprir, 27 anos atrás ele não aceitou a morte do irmão e começou a investigar, e assim os outros meninos começaram a se reunir em volta dele, todos acabaram tendo alguma experiência também, e a força dos garotos acaba chamando a atenção da Coisa.


Esse livro é bem grande, e não vou negar que dá um certo cansaço de vez em quando, mas o dom do autor de criar personagens e locais interessantes acaba se sobressaindo, mesmo com um elenco principal já imenso, ele ainda insere vários outros personagens que não são simplesmente inseridos na trama e pronto, a maioria deles também tem uma história para contar, e aí que o texto acaba enorme, mas sinceramente, as vezes gostava mais dos interlúdios (onde o autor insere como anda a vida dos cidadãos de Derry) e das histórias do passado da cidade do que da trama corrente.


Os personagens principais são um espetáculo, cada um com características bem marcantes, e ver como ficaram no futuros, alguns conseguem 'vencer' outros parecem ter ficado presos no ciclo de 'más escolhas' (tipo aquela coisa de escolher alguém que se parece como seus pais para ser seu conjugue), isso é bem triste, mas é uma realidade. Já o nosso grande vilão é bem insidioso, ele pouco aparece, pelo menos como ele mesmo, mas sim como os medos das crianças, ou estimulando a violência nos adultos.


É um livro muito bom, mas precisa realmente ter muito fôlego e paciência, não é um livro que indico para quem quer começar a ler o autor, mesmo porque tem algumas cenas que podem realmente chocar, até eu que já estou acostumada com algumas coisas não entendi o porquê de uma em específico, mas para quem já conhece o autor ou gosta de terror, o livro é uma obra prima.
   

16 comentários:

  1. Adorei o filme, e adorei a adaptação do livro ao cinema.
    Gostei do resumo do enredo.
    Bem escrito:-)

    ResponderExcluir
  2. Sou medrosa demaaais. Tenho vontade, mas nunca tive coragem de ler nada do Stephen.
    Quem sabe um dia

    ResponderExcluir
  3. Olá Daniele,

    Eu sou loooouca pra ler esse livro e pra assistir o filme, mas me falta coragem kkkkk
    Eu sou super medrosa pra essas coisas e, por mais que eu tenha muita vontade de ler/assistir coisas de terror, sempre acabo deixando pra lá por conta do medo.
    Sua resenha me deu mais vontade ainda de ler o clássico de Stephen King. Que Deus me ajude!! kkk
    Mas como você disse que não é uma boa obra pra começar a conhecer o trabalho do autor, vou tentar encontrar outra mais leve rs

    Grande beijo,
    Letícia Franca | Além de 50 Tons
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Achei a história legal, mas sou um pouco medrosa haha

    ResponderExcluir
  5. Eu já li essa obra-prima e achei incrível! Stephen consegue construir um mundo de terror muito bem, e não sei se isso é bom ou ruim HASUSAHUSHAS

    Abraços!
    Leonardo, do Porão Literário
    http://oporaoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Nunca havia me interessado por It!A coisa, até agora. Ótima resenha! Bjs

    ResponderExcluir
  7. Confesso que ainda não vi o filme, assim que possível irei ver sim rsrs.
    Amei o post...
    https://blogdajenny2014.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. É verdade, alguns livros do King ficam um pouco cansativos em determinados momentos, mas vale a pena investir na leitura. As tramas são muito bem trabalhadas. Esse ainda não li, só vi o filme, mas assim que tiver oportunidade vou dar uma chance.

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho alguns problemas com os livros do King, mas todo mundo parece amar o autor. Eu não sei se eu conseguiria ler It, por causa do tamanho intimidador.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  10. Muito boa sua resenha. Terror não é meus estilo preferido, foram muito pouco os filmes que vi ou livros q li de terror.

    ResponderExcluir
  11. Não sou muito fã do King, tentei lê-lo várias vezes. Porém gostei muito do filme.

    ResponderExcluir
  12. Nâo é meu estilo de leitura favorita e também não curto filme de terror, mas tenho uma certa curiosidade com esse livro.

    ResponderExcluir
  13. Eu n li esse livro nem vi o filme tenho medo rsrsrs

    ResponderExcluir
  14. Olá,

    Eu sou muito medrosa quando se trata de livros e terror/ suspense.
    Mas, sempre que penso em ler algo do gênero penso em IT, ele é tão popular
    e sua resenha tão maravilhosa me faz ter vontade de ler.
    Parabéns pela Resenha.
    Bjos

    ResponderExcluir
  15. Eu conheço o filme como já tinha assistido fiquei um pouco de preguiça de ler o livro

    ResponderExcluir
  16. Parece ser muito bom ,vou ler ...
    Parabéns pela resenha .

    ResponderExcluir