terça-feira, abril 9

(Bujo) Collections - Parte 1




Olá gente,

Voltamos para mais um post sobre o Bujo, já falei das partes de agenda em si (Log Futuro, Log Mensal e o diário (fiz um semanal como ideia também) agora vamos falar dos extras, e o que é esse Extra. Como nós temos um caderno em branco e o objetivo de colocar todas as informações importantes em um único lugar, o caderno do Bullet Journal, as vezes vamos ter que fazer alguma lista avulsa, e são essas listas que ganharam o nome de Collection.

É isso que vamos aprender neste post post.
Vou começar falando de como é originalmente a Collection, na verdade não existe nenhum segredo, e a explicação que dei ali em cima já contempla bem o espírito, então só para visualizar melhor vou dar um exemplo:

Imagine que Segunda-Feira, você está marcando no seu Bujo que precisa fazer o Orçamento do Novo
PC, então você pode fazer no próprio caderno (na mesma página, ou mesmo na próxima) sua planilha do Orçamento, depois é só voltar a anotar seus dias da semana normalmente. Importante, anote  página do orçamento no Índice (lembra dele), assim, no dia em que você for comprar o PC novo, é só voltar na página do Orçamento, que todas as suas informações estarão lá.

Minha famosa lista de 52 Filmes para 2019,
estou falando um pouco de cada um dos filmes
que assisti aqui no blog.
Só que as Collections, não são apenas listas, são também qualquer outras informações que não seja os Logs, então você pode ter no seu bujo anotações de uma reunião de trabalho, aquela lista de lugares que você queira visitar, idéias para posts no blog, citações inspiradoras, um belo desenho, etc. Como deu para perceber pode ser qualquer coisa que te inspire, independente do senso comum dizer que isso é ou não importante.

Mas para o sistema funcionar, e as listas não ficarem perdidas em meio as informações, tem que anotar na página do índice, e você também precisa se lembrar que anotou essas informações (né não? rsrs, por isso que o fato de estar tudo anotado em um só lugar ajuda mais, do que ter mil papéis, post-it e aplicativos com um monte de informação fragmentada)

Apesar desse cuidado em atualizar o índice, das coisas que mais causam confusões no Bullet Journal, eu elejo as Collections, porque a maioria são coisas de outros métodos de organização e estilo de vida, que vão parar nas páginas do Bujo, e as pessoas que chegam ao método via Pintrest e Instagam, acabam se sentindo sem criatividade para fazer, então pessoal, você não precisa fazer MOOD Tracker (rastreador de humor) todo desenhadinho, você não precisa fazer O Milagre da Manhã, nem uma Estante de Livros (mas se quiser a gente fez um aquivo Free para você baixar e colar no seu caderninho aqui no final do post), para ter um Bujo, aliás você nem precisa ter caneta colorida.

Alguns exemplos meus.


Lembra que falei que queria ler os quadrinhos e não sabia como começar, pesquisei na internet e virou uma coleção.

Memorias do mês, e desafios que encontrava no insta e estava querendo participar, também já viraram coleções.

Comprinhas feitas no exterior (china) também ganhou uma página para acompanhar o envio

Coisinhas para descontrair


No próximo post vou dar mais idéias, e como criar suas próprias collections.

https://drive.google.com/file/d/1WSas23dVtNWFbYZHdh4pJU9xC8b2m4x2/view

7 comentários:

  1. Olá :)
    Não conhecia a "app" mas parece ser bem interessante para organizarmo-nos em diferentes matérias.
    Conheço que, a nível físico (papel) já possuía alguns planners de publicação para artigos do blog ou mesmo para as minhas leituras.
    Gosto da apresentação dos seus… pois torna-os mais divertidos, leves e até parece que dá ânimo ao fazer algo às vezes tão chato como é a organização rsrsrs
    Belas dicas, obrigada!
    Beijinhos

    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Acho muito bacana essa forma de organização! Eu mesma já tive agendas, diário e afins... Vou pegar tua dica é fazer um pra mim! Rs

    ResponderExcluir
  3. Eu utilizo o evernote para fazer as minhas anotações do que preciso fazer, já usei papel, mas o fato de ter um peso a menos e poder acessar por diferentes meios ganhou o meu coração.

    ResponderExcluir
  4. Amo a ideia do Bujo, mas para mim não deu muito certo. Acho que não me adaptei muito bem. Porém, amo ler posts sobre o assunto.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  5. Sempre quis fazer, mas eu não consigo manter uma constância. Prefiro usar apps no celular pois ficam mais a mão.

    ResponderExcluir
  6. Que coisa mais linda o seu bullet journal. Você desenha também!

    Eu acho que sou uma pessoa muito digital, me organizo por apps, então acaba não funcionando muito essa coisa do bullet journal para mim, mas acho lindo!


    ______
    Sobre mim:
    Jovem estudante entusiasta de Psicologia que sofre com Transtorno Afetivo Bipolar (TAB). No meu blog você vai encontrar desde artigos técnicos informativos de Psicologia, Psicanálise e Saúde Mental, a também reflexões, desenhos e poemas de minha autoria.

    ______
    🌐 Relatos de um Garoto de Outro Planeta
    👍 Facebook: Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Ahh eu fico apaixonada com esses bujos, mas eu não consigo manter essa organização, e nem enfeitar rs' já tentei e sempre esquecia de atualizar rs' mas suas coleções são lindas!Adorei!

    beijos!

    ResponderExcluir