terça-feira, abril 23

(Maravilhoso Mundo Stephen King) Depois da Meia-noite

Título: Depois da Meia-Noite
Autor: Stephen King
Gênero: Terror
Editora: Francisco Alves


Sinopse: Stephen King. consagrado unanimemente pela crítica mundial como o Mestre do Horror Moderno, reúne em Depois da meia-noite quatro histórias sobre pessoas que, habituadas à realidade cotidiana e palpável, encontram-se subitamente envolvidas por acontecimentos que desafiam a sanidade. São histórias que se referem não à meia-noite física - aquela que os velhos relógios anunciam com doze badaladas -, mas o sutil momento de transição entre nossa realidade e outra, bizarra, ilógica. Uma realidade formada pela substância da qual são feitos os pesadelos.

Como hoje é um dia especial, o dia do Livro, separamos um resenha desse que é um dos livros mais raros do autor! Até que enfim consegui ler esse livro tão difícil de achar do mestre King, ele foi publicado no Brasil a muito tempo e virou uma raridade muito valiosa nos mercados virtuais e leilões. O livro é uma coletânea de quatro livros curtos do autor, sendo que dois deles já viraram filme e já foram usados pelo autor para ensinar alguns fundamentos de escrita criativa.
No começo de cada conto temos uma pequena introdução do autor dizendo suas inspirações ou alguma curiosidade sobre aquele conto em si, por exemplo, O Policial da Biblioteca surgiu após um comentário de um dos filhos dele, então ele mesmo se lembrou que tinha medo do dito cujo quando era criança.

A primeira Noveleta é: Os Langoliers, onde um pequeno grupo, depois de acordar em um vôo noturno, percebe que toda a tripulação e os outros passageiros desapareceram, o pior é que parece que todas as pessoas Do Mundo também desapareceram, o que será que aconteceu nesse período em que eles dormiram?

É um conto com um pé na ficção científica, mas possui todas as características de um livro do autor, personagens com personalidades muito bem desenvolvidas e complexas, uma criança com visão profética, um vilão cheio de traumas. Gostei demais das paisagens vazias, é uma história que nos faz pensar sobre empatia e como informações cifradas podem gerar muitos mal entendidos.

A segunda história é Janela Secreta, Jardim Secretoconta a história de Mort Rainey, um escritor que vai para sua casa do lago após uma separação mal resolvida com sua esposa. Enquanto vive em depressão, um homem chamado John Shooter, bate à sua porta dizendo que Mort plagiou uma de suas histórias e exige que ele a reescreva com o final original creditando Shooter como autor da história. Se Mort não atender suas exigências, as coisas poderão seguir rumos horríveis, principalmente quando o verdadeiro segredo de Shooter for revelado.

Esse conto já ganhou um filme, bem interessante por sinal, por isso a revelação não foi surpreendente para mim, mesmo assim é um bom livro, e mostra o lado masculino do sofrimento de uma separação mal resolvida, e ficar isolado daquele jeito só contribuiu para a mente de Mort ficar mais abalada.

Em seguida temos O Policial da Biblioteca, depois que um homem pega dois livros emprestados da biblioteca da cidade e os perde, ele se vê ameaçado por uma terrível entidade chamada “O Policial da Biblioteca”. Ele avisa ao homem que se não recuperar os livros e devolvê-los a tempo, o pior acontecerá. Começa então uma corrida contra o tempo, cujo final é imprevisível.

Outro conto muito intenso, que trata também de questões como o alcoolismo e traumas de infância, aqui temos uma cena muito forte e repulsiva que nosso herói vai ter que lidar para poder enfrentar o Policial, mas não é só ele que terá que enfrentar seu pesadelos.

E por último vem O Cão da Polaroid, que é uma ponte entre os livros A Metade Negra (que já tem resenha no blog). Quando um menino quebra a câmera polaroide que ganhou de aniversário e a manda para o conserto, ele descobre um curioso e assustador fato sobre a máquina. Ela só tira uma fotografia: a de um cão negro parado em frente a uma cerca. A cada foto que o menino tira, surge um novo movimento do animal; ele lentamente vai se virando e pulando em direção à pessoa que visualiza a foto. Estranhamente ele sabe que se o cão terminar de pular em direção a ele, o bicho sairá da foto e virá para o mundo real.

Outro conto com um pesinho na ficção científica, mas bem de leve, aqui temos um velho que se acha muito esperto, querendo se apropriar de uma câmera mística, mas ele vai descobrir que para agradar os entusiastas do misticismo precisa de coisas bombásticas, e não verdadeiras, achei essa parte muito legal.

Os contos são bem bacanas, alguns são um pouco longos demais, mas mesmo assim conseguem prende do inicio ao fim com seu clima de tensão e estranhamento.

7 comentários:

  1. Que legal!

    Talvez seja possível encontrar esse livro na Estante Virtual, às vezes acho umas raridades por lá. Vou dar uma procurada. Obrigado pela dica! <3

    ______
    🌐 Relatos de um Garoto de Outro Planeta
    👍 Facebook: Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir
  2. Li poucos livros do Stephen King, não é um gênero que me agrada muito, mas confesso que acho as ideias dele demais e que entendo porque tanta gente ama suas obras.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Daniele,

    Só li uma obra do King e preciso conhecer as demais, pois tenho certeza que irei me apaixonar mais pela escrita do autor. Adorei a ideia deste livro ser formado por contos e as histórias dos contos me parecem bem atrativas. Vai para a minha lista de desejados e espero ler em breve! Arrasou no post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Conheço o autor e a obra. Há fases em que me centro neste género de literatura, mas não é sempre. Ótimo livro!

    ResponderExcluir
  5. Oii tudo bem ??
    Nossa eu não conhecia esse livro do King
    Ainda não tive oportunidade de ler e espero conseguir em breve ler, não tive a oportunidade de ler nada do King
    Mais esse livro me deixou bem curiosa e espero conseguir ler em breve.
    Obrigado pela dica

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Cada vez vendo mais indicação de livro do Stephen King e percebendo que preciso ler mias livros dele, só li até gora Carrie a Estranha, esse já entrou pra lista, gosto da ideia de contos.

    ResponderExcluir
  7. Ai que resenha lindaaaaaa, King é meu escritor favorito e alma gêmea da escrita, sempre que encontro alguém que gosta dele também, dá vontade de chamar para um café e fazer um clube do livro com cookies e chá de maçã, por favor.
    Obrigada pelo prazer dessa leitura e pela recomendação.

    Com carinho, Beca;
    Café de Beira de Estrada

    ResponderExcluir