quinta-feira, novembro 30

(As Crônicas Vampiresca) Príncipe Lestat


Título: Príncipe Lestat
Autor: Anne Rice
Gênero: Drama, Sobrenatural
Editora: Rocco
Especial: Crônicas Vampirescas
Sinopse: A autora do clássico Entrevista Com o Vampiro volta ao universo que a consagrou. Príncipe Lestat traz de volta o mundo belo e assustador das Crônicas Vampirescas e personagens que se tornaram eternos na imaginação e no coração dos leitores, entre eles Louis de Pointe du Lac e o eternamente jovem Armand, além de novas e sedutoras criaturas sobrenaturais. Pairando sobre todos, o desaparecido herói-andarilho, o perigoso e rebelde fora da lei – a esperança dos Mortos-Vivos – Príncipe Lestat. Neste romance inédito, ansiosamente aguardado por milhares de fãs da autora, o mundo dos vampiros está em crise; por todo o globo, eles têm sido queimados, e grandes massacres ocorrem, ordenados por uma voz misteriosa. Cabe a Lestat e seu séquito de bebedores de sangue desvendar os segredos sobre o que essa voz quer, e por quê, nesta trama ambiciosa, devastadora e luxuriante.
Olá galera, estamos chegando ao fim da minha saga pelo universo vampírico de Anne Rice, só que não, ainda temos alguns livro que também pode entrar nas Crônicas e a Tia Arroz já anuncio que teremos mais, pelo menos, dois outros livros, mas isso é assunto para outro post, então vamos conhecer esse que é o mais novo livro do Lestat?
(...)Mekare era hospedeira do espirito que nos animava. Se Mekare fosse destruída, nós todos também pereceríamos. (...)
O mundo vampiresco está em crise, uma Voz misteriosa está acordando e incitando antigos vampiros (a maioria filhos dos milênios, vampiros com alguns milênios de vida) a destruir os vampiros novatos, e para piorar as coisa (ou não, sei lá) Benji, um vampiro novato protegido de Armand, resolve criar um programa de rádio sensacionalista, que pede aos antigos, mais precisamente para Lestat salvar a Tribo (os vampiros).

Assim temos uma visão bem ampla do mundo de Anne Rice, passamos a acompanhar vários personagens, alguns já conhecidos com Lestat e Marius, uns que já conhecemos por terem participado de forma quase subliminar em outros livros com Antonine (o vampiro que Lestat fez em Entrevista com o Vampiro antes de ser atacado por Cláudia e Louis com fogo) e Everard (o vampiro que dá noticias de Armand para Marius, no Sangue e Ouro) e conhecemos personagens novos como Fareed (um vampiro que era um médico e pesquisador em vida e assim o continuou como vampiro) e Vicktor (um humano bem especial).

O livro é um prato cheio para quem leu as Crônicas Vampirescas, adorei ficar reconhecendo os personagens que aparecem de forma tímida ou apenas citados em outras obras terem seus quinze minutos de fama, e também conhecer mais da mitologia dos Vampiros e o mundo deles, adorei por exemplo conhecer os fundadores  da Talamasca (uma ordem de estudioso do sobrenatural que aparece desdes os primeiros livros), mas se você não leu a série o livro faz um belo apanhado, você pode não pegar essas referências todas mas vai entender e apreciar a história de qualquer forma.

Vampire: The Masquerade Revised
RPG Vampiro a Máscara
Outra referência que amei foi ela ter citado o RPG Vampiro a Máscara da White Wolf, ela não cita nominalmente, mas uma das personagens humanas, cética, quanto descobre os vampiros fala que eles são jogadores de RPG, excêntricos que gostam de se vestir e portar como se estivessem no jogo XD, como já joguei muito esse jogo achei bem legal, aliás tinha um pessoal que gostava muito de 'vestir de preto' e que também jogava bastante esse jogo aqui na minha cidade, era bem divertido.
Nossa, essa época era perfeita para os Morto-Vivos. Nada lhes era negado. Eles podia se manter se manter a par de qualquer aspecto relacionado à luz do dia através da televisão e do cinema. E não eram mais realmente Crianças da Escuridão, em hipótese alguma. A escuridão havia sido essencialmente banida da Terra. Tornara-se uma escolha.
Só que, mesmo me divertindo tanto com todos esse personagens interessantes, a história teve, na minha opinião, alguns problemas, a sinopse dá a entender que existe um mistério a ser resolvido, bem com uns 30% de leitura eu já sabia quem era a voz, o que ela queria, e como iria ser derrotada (não ligo de descobrir quem é e o que quer o 'assassino', mesmo porque sempre me esforço a descobrir antes em livros de detetives, mas descobrir como termina o livro aí já é demais) e isso me deixou meio desanimada, achei as resoluções para os diversos problemas que vai aparecendo muito pobres, e essa obsessão dos outros vampiros quererem que Lestat seja o Líder dos Vampiros realmente não colou, e ficou pior ainda quando a autora coloca palavras muito mais sensatas na boca de Lestat dizendo que ele Não deve ser o líder.

Outra coisa, a sinopse diz que o mundo está em crise!!! Pois não me pareceu, sei lá talvez por só ter aparecido vampiro fodão que não seria destruído de qualquer forma, e mesmo a tal Voz as vezes parecia patética, e no final, na minha opinião, a Voz conseguiu exatamente o que queria. E o que dizer dos humanos e cientistas que aparece nesse livro, ai ai, completamente desnecessário.
Eu tinha inúmeras objeções. O que fizera além de escrever livros, contar histórias, subir ao palco com meu rock, e como eles podiam romantizar aquilo aquilo de maneira tão desproporcional?
- Sou o Príncipe Moleque, lembram-se? - insisti.
Em fim, o livro é muito gostoso para os fãs por causa das referências, para aqueles que estão ansiosos par rever Lestat, e para aqueles que começaram a ler a série, mas ficaram com medo de ler Fazenda Balckwood e Cântico de sangue, uma boa noticia, não precisa ler esses dois livros par ler este \o/. O livro também é interessante para quem gosta de romances de vampiros. Mas se você quer um mistério, pitadas de terror, melhor ficar longe ou baixar a bola.

9 comentários:

  1. Olá!
    Não conhecia essa autora ou essa saga.. longe vai a altura em que gostava desse género, então senti-me bem leiga ao ler a sua resenha, pois só um verdadeiro fã do tema entende as coisas. A verdade é que também não conhecia o blog e, desde o layout até à sua escrita, gostei bastante!
    Vou dar uma "voltinha" por aqui, continuem o bom trabalho ^^ E sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Mesmo com os problemas que você citou, eu leria. Apesar de conhecer pouco a temática, iria adorar conhecer mais a mitologia dos vampiros. Só conheço o básico.
    Gostei da obra ser recheada de referências.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi tudo bem?gostei muito da sua resenha e dessa obra maravilhosa é bem interessante não conhecia a autora mais é um tipo de gênero que gosto muito,estou te seguindo beijinhos.

    ResponderExcluir
  4. Legal você estar lendo toda a saga vampiresca de Anne Rice, sei que ela é considerada uma mestre do gênero. No momento, estou fugindo de livros com vampiros. Mas acho que é uma leitura para quem ama.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  5. Oi Daniele!!
    Ótima resenha. O único livro que conheço dessa autora é Entrevista com Vampiro. Eu sei que ela é bem conhecida no gênero, mas nunca peguei nada para ler.
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Essas sinopses são danadas pra enganar a gente né? Eu tive essa mesma impressão quando li a sinopse lá no comecinho, que tinha muita urgência e muito suspense do mistério... Mas enfim, é coisa de editora pra fazer livro vender! Quero muito ler outros livros da Anne Rice, admiro demais a imaginação dessa mulher, acho ela uma criadora incríveeeel. Pena que até hoje só pude ler Entrevista com o Vampiro, mas logo isso vai mudar <3

    ResponderExcluir
  7. Nem me fale em sinopses que enganam. Estou assistindo uma série agora que é exatamente assim. Triste.
    Sempre ouço falar bem dos livros da Anne Rice. É a primeira vez que vejo alguém metendo o pau assim. Fiquei curioso... mas não devo ler não. Tem muita coisa na frente.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Sou uma daquelas pessoas que nunca leu Anne Rice e seus livros sobre vampiros, e também uma dessas pessoas estranhas que não tem a menor vontade de ler esses livros. O mundo dos vampiros não me encanta, acho tudo muito batido e nunca tem nada inovador. Se você que gosta dos livros da autora não gostou desse, imagina uma pessoa como eu.
    Quem sabe algum dia irei ler alguma coisa da autora, mas por enquanto pretendo me manter longe. Sua resenha tá muito boa, direta e sem muitos spoilers.

    Abraços!
    Cantinho da Lua

    ResponderExcluir
  9. Acho que sou o mundo único no mundo que não gosta de Entrevista com o Vampiro, nunca li o livro, mas o filme, mesmo com o elenco forte, nunca me.prendeu.... Já esse novo trabalho já me chamou muito a atenção, não vou dar certeza de que vou ler, mas se houver um filme, mesmo com elenco de segunda, com esse enredo, sei que vou gostar mto mais...

    ResponderExcluir