segunda-feira, novembro 27

(Resenha+Ilustrando Livro) #43 O Auto da Compadecida


Título: O Auto da Compadecida
Autor: Ariano Suassuna
Gênero: Peça, comédia
Desafio #43 Uma peça


Oiiie Pessoal! Quem aqui não conhece esse clássico pelo menos na versão para cinema com a dupla Selton Melo e Matheus Nachtergale? Se não viu, pelo amor de Deus, e vai ver agora! =P
Tudo que é vivo morre.

João Grilo,  um nordestino muito bom de papo, que leva todo mundo na conversa, que faz de tudo para não ficar na miséria, junto de seu amigo Chicó, um cabra bom de papo também, vive divagando e contando coisas sem pé nem cabeça, vão até o padre pedir que a ele para que benzesse uma cachorrinha, mas o padre se nega, então que João já solta a língua e inventa que o dono da cachorra é uma pessoa, o Major, e tudo muda de figura, só não contava que justo o Major fosse aparecer por lá, e a confusão está armada!

Mas a grande graça do livro é toda a crítica que ele faz sobre a sociedade com seus personagens cheios de pecados, inveja, avareza, luxúria, ira, preguiça, gula e a soberba, não salva um inclusive o pessoal do clero, ah se não é a Nossa Senhora Compadecida nessas horas, não ia restar ninguém nesse mundo!
Valha-me Nossa Senhora,
Mãe de Deus de Nazaré!
A vaca mansa dá leite,
A braba dá quando quer.
A mansa dá sossegada,
A braba levanta o pé.
Já fui barco, fui navio,
Mas hoje sou escaler.
Já fui menino, fui homem,
Só me falta ser mulher.
O Auto da Compadecida foi escrito em 1955 como uma peça de teatro , incluindo sugestões de cenários e a apresentação de um narrador, um leitura rápida e muito divertida!!

Se ainda não conhece esse clássico Brasileiro, o que está esperando? Nem que seja para assistir ao filme!!

E vou aproveitar esse post para também mostrar para vocês a ilustração que fiz sobre o livro, não sei vocês mas sempre fiquei na cabeça que "Compadecida" seria "Comade Cida" então fiz a Nossa Senhora Aparecida, que acho que representa muito bem a obra, pela sua origem e cor. Sou de família católica, embora não seja "fervorosa" por isso Nossa Senhora sempre foi muito importante para mim, mas respeito todas as religiões, o importante é transmitir o amor.

Se vocês quiserem me acompanhar no instagram, por lá eu coloco um pouco de cada etapa e outros desenhos o/ 

13 comentários:

  1. Eu nunca li o livro, mas amo de paixão o filme, assim como sou apaixonada por algumas entrevistas do Ariano.
    A ilustração ficou linda e remete muito ao filme. Preciso ler o livro rsrs.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro, mas o filme me faz rir mesmo que eu já tenha assistido mil vezes
    Adorei
    beijos
    https://florescendolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Preciso, necessito desse livro agora, minha avó vai amar ela e fã numero um do filme
    super dica
    beijos
    Anne

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Nunca li esse livro mas sou fascina pela adaptação cinematográfica.
    Certamente vou curtir pegar essa leitura nas férias. Adorei esse projeto gráfico.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Nunca li o livro nem assisti a adaptação, mas ambos parecem ser bastante interessantes. Adorei tua postagem!

    Beijos,
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?

    Eu já vi filme, que eu adoro. Nem sei quantas vezes já assisti ao filme mas sempre me divirto quando vejo. Ainda não tive a chance de conhecer a obra, mas eu tenho muito interessem em ler algum dia.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Sou de Recife e tive a grata oportunidade de conhecer o autor, ele era uma figura cheia de opiniões. Li alguns livros dele na época do colégio e com certeza são títulos que fazem o leitor refletir. O filme é maravilhoso também. Engraçado e crítico, como vc citou!!! Parabéns pela leitura e seu desenho ficou lindo.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  8. oieee
    ainda não tive o prazer de ler a obra, mas adorei o filme sempre tenho novos sentimentos ao assistir, então com a obra já fica na expectativa 1000

    ResponderExcluir
  9. Oi, Tudo bom?
    Nunca li esse livro, mas já assisti a umas duas peças de teatro com adaptações dele e também o filme, amei todos, fiquei com vontade de ler.
    Beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bem?!?! Eu nunca tinha lido o livro, mas o filme já vi mais de uma vez. Sempre achei que faltava alguma coisa naquela adaptação, agora que tenho o livro terei a chance de ver o que pode ser.
    Quanto ao desenho, adorei!!! Você é muito talentosa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Já assisti o filme é é uma história bem legal, não sabia que tinha o livro e ainda ilustrado.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  12. Olá Caroline, tudo bem?
    Li esse livro na época da escola e não consegui curtir essa leitura, não. Acho que a ilustração que você fez combinou bastante da história, além de estar muito bonita! Acho que preciso reler para saber o que vou achar, sabe?
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi! Simplesmente adoro esse livro! Não pude ler ainda, mas minha turma da faculdade encenou a obra completa, e o meu grupo ficou com apenas uma das 3 partes que a professora dividiu. O filme já perdi a conta de quantas vezes vi e amo, e nunca perco de ver quando passa na TV.

    ResponderExcluir