quinta-feira, março 15

Especial - H.P. Lovecraft


Olá pessoal
Como vocês já devem ter percebido somos muito fãs da obra do mestre do horror cósmico H.P. Lovecraft, e nesse dia 15 de março, no ano de 1937 o autor faleceu com apenas 46 anos vítima de um câncer no intestino.

Esse ano também estamos participando do #300diasdelovecraft que está sendo promovido pela @juliannevituri e @bomdialivros lá no Instagram, que consiste em ler cada um dos contos do livro lançado pela Darkside Books.



Em Janeiro lemos Dagon
O primeiro conto do livro é uma "short story" escrita em 1917 e publicada em 1919, foi um dos primeiros contos depois da sua fase Juvenilia junto com a Tumba. E pode considera-lo como uma das primeiras histórias do Ciclo Mythos de Cthulhu.
O nome Dagon, foi inspirado em um antigo deus Semita, que representava a fertilidade e a pesca, ele é citado diversas vezes no Antigo Testamento. Dagon também aparece em outros contos como na Noveleta A Sombra sobre Innsmouth (1931). Aliás Lovecraft odiava o mar e ao decorrer do desafio vamos encontrar outros contos que talvez pensaremos duas vez em comer peixes

Em Fevereiro, A Cidade sem nome.
Aqui nosso narrador decide explorar as ruínas de uma antiga cidade, uma cidade que desperta um medo tão grande que nem o povo que mora próximo das ruínas tinha coragem de chegar perto, e quando nosso explorador chega mais perto ele mesmo sente um arrepio e decide chegar mais perto só ao amanhecer.
Assim que ele começa a explorar as edificações, baixas demais para humanos, pelo menos os de hoje, o narrador vai ficando cada vez mais intrigado e sua curiosidade não o deixa parar até descobrir a verdade desconcertante.
Gostei demais do clima claustrofóbico da cidade, e a forma como o narrador vai descobrindo a terrível verdade é de tirar o folego, a gente vai sentindo a mesma urgência de descobrir o que tudo aquilo significa, e realmente não dá para parar até que o conto termine.

E agora em Março o conto é Herbert West Reanimator
Nesse conto conhecemos Herbert West, um cientista médico que se formou na famosa Universidade de Miscatonic (quem conhece a obra do autor sabe que esta universidade aparece em diversas obras de Lovecraft junto com a cidade de Arkham e o Necronomicon), só que West sempre foi um cara polemico e suas pesquisas não eram bem vista pelos demais alunos e professores, e o que West fazia, ele estava tentando criar um soro que pudesse trazer os mortos a vida, mas seus métodos sempre foram questionáveis e até mesmo cruéis.
Nós conhecemos essa história através dos olhos de seu assistente, aqui temos algo um pouco diferente dos demais contos lidos nos outros meses, porque na verdade são seis pequenos contos publicados em revistas especializadas, então em cada capitulo temos um breve resumo do que está acontecendo, a trama também se desenrola em um período de 16 anos, e em cada uma das histórias uma nova bizarrice de Herbert West.
Confesso que fiquei um pouco confusa no início, em especial com o salto repentino no tempo, mas nada que voltar uns dois parágrafos para resolver o problema, gosto também dos finais em aberto dos capítulos, que possuem histórias independentes, esses finais acabam convergindo para o capitulo final onde as coisas se amarram e o final é bem Lovecraft 


Para quem também quiser acompanhar o desafio, aqui está a lista da ordem dos contos, não precisa ler necessariamente na edição da Darkside, pode usar a sua edição preferida, tem muitas traduções por várias editoras, e se ler em inglês, todos os contos estão disponíveis em domínio publico. Não se esqueça de ficar de olho na hashtag e ainda pode entrar em contato com a Ju e participar do grupo no whatsapp onde discutimos cada conto no final do mês o/

Esse é o nosso instagram pra ver as próximas resenhas @blogpoyozodance <3

10 comentários:

  1. Poxa que triste, o autor faleceu muito novo!
    Muito bacana seu post, eu não o conhecia e nenhuma de suas obras...

    ResponderExcluir
  2. Ele faleceu muito novo, mas parece ter deixado um grande legado. Confesso que só conhecia de nome, nem sabia sobre o que escrevia, foi bom poder conhecer um pouco.

    ResponderExcluir
  3. Mesmo eu não sendo chegada a esses tipos de leitura me interessei bastante pela história em si.
    Uma pena ter ido novo mas foi muito marcante pra todos.
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Oi Dani! Tenho visto muito sobre esse autor, ainda mais pelas edições da Darkside e pela Jully! Sigo o ig dela e adoro os posts, mesmo quando o livro não tem muito a ver com meus gostos.
    E ai, uma tristeza saber que ele morreu tão morro e por essa doença maldita :/

    Beijos

    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Eu to namorando esta edição da Darkside, mas ainda não tive oportunidade de comprar, linda de morrer.
    Adorei o desafio e tem a vantagem de você poder conciliar outras leituras junto. Seguindo o instagram como @pocketcultura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Velho, H.P. Lovecraft é demais! Cada página vale a pena.
    Uma pena que ele morreu tao sedo, como vocÊ disse, mas acho que o que deixou foi maior que seu tempo de vida.
    Gostei muito do seu cronograma e vou começar a seguir a partir de hj! Vou acompanhar o desafio de perto, a começar pelo conto Herbert West Reanimator.
    Vai valer a pena, eu sei :D

    ResponderExcluir
  7. Essas edições da Darkside são sempre lindas, muito bom seu post, nunca li essas obras, obg pela dica!

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem? Que projeto mais interessante. Acho bem legal quando leitores se propõem a ler um determinado autor. Esse ano me propus ler Agatha Christie, gosto muito da escrita dela. Com relação a Lovecraft nunca li nada do autor. Mas fiquei curiosa pra conhecer A cidade sem nome. Beijos da corujinha, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  9. Oi Dani!!
    Nossa, que triste ele ter falecido tão jovem. Nunca li nada dele.
    Acho as edições da Darkside tão maravilhosas!!
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá! =)
    Eu não sou um conhecedor de Lovecraft, mas tenho esse livro da Darkside (edição linda da poxa!) para ler. E vou ler, talvez um conto só para começar. Mas não sabia que o autor morreu tão cedo. Q triste, viu. Mas deixou sua escrita e se tornou inesquecível pelo que vejo.

    Boas leituras.

    - Bjux,
    Diego || Blog Vida & Letras ♥
    www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir