quinta-feira, março 29

(HQ) Graphic MSP Chico Bento: Arvorada

Título: Chico Bento: Arvorada
Graphic MSP
Autor: Orlandeli
Gênero: drama

Sinopse: Em Arvorada, Chico Bento, o caipira mais famoso dos quadrinhos, leva uma daquelas lições que a vida de vez em quando dá em todos nós. Porque nem tudo pode ser deixado pra depois… Numa reinterpretação belíssima do clássico personagem Mauricio de Sousa, o premiado cartunista Orlandeli cria uma história tocante, com visual magnífico e momentos de amor, dor, humor, mistério e, especialmente, aprendizado.

Gente não sei vocês mas quando pequena meu personagem favorito sempre foi o Chico Bento, não sei se foi porque eu apesar de ter nascido na capital, morei algum tempo no sítio e que saudade das brincadeiras de correr atrás das galinhas andar de charrete... Apesar do saudosismo o que mais gostava das histórias dele eram a simplicidade e as lições que toda boa mãe/vó sempre dão pra gente. E é exatamente sobre isso que fala essa HQ da Graphic MSP.



A vó Dita do Chico chama ele para ver o Ipê em flor, mas ele diz que não poderia e iria vê-lo amanhã, mas amanhã é outro dia e as flores se foram, no ano que vem quem sabe...

Alguns sermões são literais, mas se reparam bem tem vários outros escondidinhos como bicho de goiaba o próprio nome Arvorada pode representar tanto a Florada como o Alvorecer, um dia novo, um novo começo.

Pra quem já leu as histórias originais vai se deliciar com a referencia de alguns personagens como a Rosinha, a Aninha e o Nhô Lau.

Com uma arte e cores incríveis Orlandeli encanta em cada página, mesmo quando não há mais a belezura das flores do ipê, ela fica por conta da natureza do sítio ou na natureza dos sentimentos. Orlandeli brinca com a diagramação, diferente do gibi do Mauricio, que eram quadros certinhos uma atrás do outro, aqui a narrativa é livre e flutua como as fores ao vento.

Sempre acompanhava as tirinhas do S.I.C. e do Grump que saiam no Jornal da minha cidade, e tive o grande prazer de conhecer o Orlandeli pessoalmente em um workshop e eventos, ele é uma pessoa incrivelmente simpática e atencioso. Muitas coisa que aprendi com ele guardo até hoje.


10 comentários:

  1. Ah, ele era o meu favorito também! Que ideia maravilhosa essa! O novo dentro do velho! Incrível!

    ResponderExcluir
  2. Eu quero muito falar da arte. Eu gosto muito desse estilo e achei incrível, bem diferente das artes do Maurício.

    A ideia é bacana e tem uma pegada jovial. Ao contrário de você, minha preferida era a Magali - afinal, comer é minha tour. EHHUEHUEUHE
    Enfim, achei mega bacana!

    ResponderExcluir
  3. Que beleza de livro!! O autor teve uma excelente ideia ao criar essa maravilha sobre o Chico Bento! Bateu uma saudade da época em que eu lia os gibis da Turma da Mônica!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei também! Chico Bento é um personagem maravilhoso, mas confesso que ainda sou apaixonado por todos, sem exceção. Acho muito legal essa pegada moderna e poder nos fazer viajar para minha infância, onde eu lia muitas hqs.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  5. Oi, Caroline, Chico Bento não era meu personagem favorito da Turma da Mônica, meu preferido era Cebolinha. Adorei as ilustrações desse livro. Esse Orlandeli manda bem mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Olá Caroline! Que legal! Diferente, pois um artista trabalhando num personagem já criado por outro, realmente é diferente do usual e diria que para quem arrisca, é também um desafio e tanto. Muita paz.
    www.unalome.com.br

    ResponderExcluir
  7. Caroline, que legal esta versão ainda não tinha visto e este trecho dos ipês é uma lição de voda, talvez as flores ate pudesse estar la no proximo ano e talvez não a avó. gostei muito das ilustrações. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Caroline!!
    Nossa, que lindo. Ainda não tinha visto esse livro, mas achei muito encantador. Muito obrigada pela dica!!
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá! Não conhecia essa graphic, achei linda. A minha preferida era a magali, tive até uma boneca. Sem falar que meu apetite foi incentivado por ela. rsrs
    bjs

    ResponderExcluir