quinta-feira, dezembro 6

(O Maravilhoso Mundo Stephen King) Os Estranhos

Título: Os Estranhos
Autor: Stephen King
Gênero: Ficção Científica, Terror
Editora: Francisco Alves 

Sinopse: O mago do terror Stephen King volta a ensinar que quem brinca com o sobrenatural acaba encontrando sua própria destruição. A pacata cidadezinha de Haven se vê abalada por estranhos acontecimentos, crianças desaparecem, bonecas ganham vida e um rastro de morte se espalha.


Humm terminei o livro com sentimentos conflitantes, será que esse eventos que abalam Haven conseguiu me convencer?

A história começa nos apresentando dois personagens Bobbi (uma escritora reclusa) e Gard (um poeta decadente e bêbado com um passado obscuro) e como a vida deles e dos cidadãos de Haven depois que Bobbie tropeçou em algo bizarro em sua propriedade nos arredores da cidade. Bobbi passa a agir de forma estranha e tudo no que ela pensava era desenterrar aquela coisa, mas ela se sentia estranha perto "daquilo", mas "aquilo" falou que Gard conseguiria fazer o que tinha que ser feito.

Gard também se sente mal perto da coisa mas ele, movido pela vontade de ajudar Bobbi e por algo que nem ele sabe, continua escavando, e ao poucos a influência da coisa enterrada vai chegando a cidade e deixando seus cidadãos cada vez mais Estranhos.

Como sempre King tem o dom de criar personagens, cada personagem tem sua história, motivações, personalidade única e uma função na história, nem que seja ir até ali e voltar. E é justamente aí que aconteceu o problema do livro.

Como assim?

Então, isso acabou quebrando demais o ritmo da trama, e sempre que a coisa começava a empolgar tudo parava para apresentar um novo personagem, seu passado, seu psicológico, e suas atuais motivações, e cada vez que isso acontecia o ritmo ficava muito comprometido. Outra coisa que me irritou um tanto foi os 'falsos finais', várias vezes o livro dava a entender que estávamos caminhando para um final e, de repente, somos apresentados a um novo personagem e alguma reviravolta acontece e ainda temos mais umas 300 páginas de livro pela frente.

Então meu coração ficou dividido, amei cada personagem que apareceu, eles tem alma, também gosto de muitos dos temas inseridos como o da Radiação por exemplo, amei a parte final eletrizante e mortal, mas detestei todas as vezes em que o ritmo foi quebrado para conhecermos o novo cara que vai morrer, de ter me sentido enganada toda vez que o livro estava num rumo de esclarecimento.

No fim terminei o livro com uma sensação de que não li o mesmo livro que comecei. (O.O WTF) Explico, é que o final foi tão bom que não sei porque não gostei do começo, na verdade acho que faltou um bom trabalho de edição, cortar, lapidar, talvez assim o ritmo não seria tão fragmentado deixando o livro mais harmonioso.

Sendo assim, não é um livro indicado para principiantes, você precisa já ser um conhecedor da obra do autor e ir com calma, esse livro já é antigo, e não ganhou ainda uma republicação da Suma, mas se isso vier a acontecer, recomendo ler alguma coisa do autor antes, e saber que King também estava passando por um período não muito bom de sua vida, tanto que ele diz quem nem se lembra de como terminou de escrever o livro.

8 comentários:

  1. Não sabia desse livro, mas agora já desejo tê-lo entre minhas coleções do mestre. Estou muito ansioso para saber dessa história.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse livro dele, mas já quero ler, li alguns livros do king e amei seu estilo de escrita

    ResponderExcluir
  3. Parece uma ótima leitura. Adoro ler coisas que envolvam o sobrenatural

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro, mas já quero! Adoro leituras assim.

    Beijos!

    https://blogmetamorfoses.com

    ResponderExcluir
  5. Só livro um livro dele até hj, o terror não é muito meu gênero, mas essa história é bem intrigante.

    ResponderExcluir
  6. Tenho muita curiosidade em ler algum livro do Stephen King, mas tenho um pavor sobre o gênero que ele escreve. Mais ainda não conhecia esse livro.

    ResponderExcluir
  7. Oi Dani!!
    Eu me sinto péssima por nunca ter lido nada do Stephen King, mas realmente não é um gênero que me agrade. Sou medrosa rs
    Enfim, achei o enredo interessante e como a maioria dos livros do autor, eu já fico imaginando adaptado porque aí já posso dar uma arriscada em assistir rs
    Ótima resenha!!
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Menina eu não conhecia esse livro. E achei bem estranha a capa e o estilo, de fato achei bem estranho o livro também. Parece uma loucura. Mas pelo menos o autor revelou seus conflitos né? Qualquer pessoa que não leu King e começar por esse livro (o que também acho difícil, pois não parece ser tão divulgado) vai estranhar. No mais, ele é um dos meus autores favoritos.

    Bjão,
    Diego | www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir