segunda-feira, dezembro 3

(Resenha) #54 O Silêncio dos Inocentes

Título: O Silêncio dos Inocentes
Série: Hannibal Lecter, vol. II
Autor: Thomas Harris 
Gênero: Drama, Terror
#54 Um Livro que queira ler


Nossa última categoria do Desafio 54 Temas, que norteou o nosso blog até então é Ler o livro que eu mais quero ler agora, e eu escolhi uma releitura, isso mesmo, peguei um livro que já li, mas já faz tanto tempo, e na época eu nem sabia que esse é na verdade o segundo livro de uma série, como será que foi minha experiência agora, tantos anos depois?

No livro conhecemos Clarice Starling, uma agente ainda em treinamento do FBI, ela consegue chamar a atenção de Jack Crawford que pede para ela visitar o famoso médico canibal Hannibal Lecter que está preso em Baltimore com o intuito de determinar um perfil psicológico, mas o FBI está atrás de um assassino apelidado pela imprensa de Buffalo Bill, e Lecter que não é bobo, muito pelo contrário sabe das verdadeiras intenções de Jack ao mandar sua estagiária, e passa a fazer um jogo perigoso com ela enquanto dá a entender que tem informações importantes sobre o caso.

As coisas acabam se complicando quando o serial killer sequestra a filha de uma congressista e Lecter passa a ser alvo de interesse de um psiquiatra que quer fazer tudo pela fama.

Gente que livro bom, ágil, tenso, que só melhorou com o tempo. Quando li da primeira vez achei um pouco travado, mas tinha gostado muito, o autor fala de eventos do livro anterior de uma forma que NÂO te faz precisar ler o primeiro livro para entender o que está acontecendo, o que me atrapalhou mesmo da primeira vez foi meu próprio psicológico: depressão, crise de ansiedade.
"O Dr. Lecter se divertia - tinha vários recursos internos e podia entreter-se por anos a fio. Seus pensamentos não eram mais tolhidos por medo ou por bondade do que os de Milton eram pela física. Em sua mente ele era livre."
Vamos agora falar dos personagens, gosto dos personagens secundários, todos muito bem construídos e complexos, como o próprio Bill e tudo que o envolve, o jeito que ele trata o cachorrinho e suas vítimas, como todos que fazem parte da investigação, ajudando ou atrapalhando, mas nossos dois protagonistas são Hannibal e Clarice, e eles arrasam. Hannibal é misterioso e perigoso, ele é como um animal selvagem, está ali parece lindo, inteligente, exótico, mas a qualquer momento ele pode atacar veloz e mortalmente. 

Agora temos Clarice, que mulher, ela ainda está em treinamento, mas já se destaca em tudo, sendo inclusive a melhor em tiro, ficando na frente de todo os homens de sua turma, ela tem problemas com sua família, e está sempre tentando provar que pode ser melhor que qualquer um, isso acaba  a colocando em situações difíceis, mas não desiste do que acha ser seu dever, e por causa da personalidade da personagem temos uma boa discussão sobre o lugar da mulher na sociedade, outra situação no livro, que o torna super atual, é sobre Transgênero, mas falar sobre isso é entrar um uma parte sensível para os leitores, isto é Spoiler XD.
“Após a cósmica ressaca que o Smithsonian lhe deixara, veio-lhe um último pensamento e a coda do dia: Sobre este estranho mundo, esta metade do mundo agora imerso no escuro, tenho que caçar algo que vive de lágrimas”.
A história é o policial clássico, a caçada ao Serial Killer, mas os policiais precisam da ajuda de um outro Serial Killer, que consegue trazer situações tensas, física, psicológica e social, para nossa protagonista, ação de tirar o fôlego, e ainda tem tempo de discutir temas ainda atuais de uma forma bem natural.

Como deu para notar, não é um livro de terror tá mais para um triller ou um policial com cenas um pouco mais sangrenta, então indico para todos, é um livro espetacular. 

10 comentários:

  1. Já vi o filme e ele é de tirar o fôlego. E como sou da opinião de que livros conseguem fazer isso com uma maestria muito maior que a dos filmes, imagino que ler este livro deve ser uma experiência no mínimo angustiante.
    Parabéns pelo post e pela resenha!

    ResponderExcluir
  2. Esse é clássicos dos clássicos! O filme é demais o livros nem se fala, é excelente! Amo...
    Parabéns pela resenha!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Uooooou que resenha! Que livro! Que tudo! 😍 Amei e já quero! 💕 Essas coisas meio suspensse, FBI é comigo! Amoo 😍

    ResponderExcluir
  4. Olá, pelo artigo dá para perceber que é um exelente título, esse tema ganhou força há um tempo atrás, e para valer a leitura pela segunda vez, tem de ser bom mesmo, parabéns.
    Emerson Lemes.

    ResponderExcluir
  5. Nada contra não me entenda mau mais todos os livros, filmes, séries que tem inseto me dá pavor...
    Passo adiante, mas seu post ficou maravilhoso parabéns
    Bjs,
    https://keilycesporkeilaluciablog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda sinto um pouco de medo do gênero, mas estou começando a gostar aos poucos, acredito que esse seja um livro para ser lido (por mim) mais para frente, quem sabe ano que vem, né?

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Tenho muita curiosidade em relação a esse livro e foi bom saber que ele não é tão terror rs, ia ler com uma outra expectativa e agora estou mais ansiosa pela leitura.
    Gostei muito da resenha.

    ResponderExcluir
  8. Oi Dani!!
    Eu já morro de medo desse filme, então não leria o livro de jeito nenhum rs
    Amei sua resenha e quase me fez perder o medo e enfrentar a leitura rs
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Daniele,

    Não conhecia esse livro, mas pela sua resenha lacradora, já fiquei aqui querendo muito ler, pois tenho certeza que irei adorar. O fato de misturar o thriller com o policial, e algumas cenas mais sangrentas me deixa ansiosa e curiosa. O enredo tem tudo pata me prender e com certeza vai para a minha lista de desejados. Sua resenha ficou fabulosa, amei!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Esse é um dos meus livros favoritos e nem gosto muito do gênero. Foi meio que sem querer, li porque estava em uma viagem sem nenhum livro e acabei nem dando atenção as pessoas porque não conseguia parar de ler. Foi uma excelente experiência, adorei a resenha! Beijos

    ResponderExcluir