segunda-feira, dezembro 17

Balanço do Desafio


Olá meus amores, com vai esse fim de ano?

Por aqui além da reflexão do fim dia ano e os preparativos para um novo, nós também estamos finalizando outros ciclo, nosso famoso (nem tanto XD) Desafio 54 temas, esse desafio que foi o motivo para começarmos esse espacinho, então esse é o motivo desse post, fazer um balanço final, vamos lá?
Vamos começar pelo começo, o Desafio surgiu depois que a Carol me falou que precisava voltar a ler, mas não estava conseguindo, então descobri um monte de desafios pela internet e resolvi desafia-la, criei a lista e disse para ela que deveria me fazer uma resenha para gente poder discutir, a ideia de fazer o blog para postar as resenhas foi dela.

Com o tempo decoramos nosso espaço com outras coisas que gostamos, como quadrinhos séries e tal, mas foi o Desafio nosso grande carro chefe, e agora ele chegou ao fim, com tudo, e assim um ciclo de nossas vidas também.

Eu já estava um pouco avançada no meu retorno as leituras, mas agora depois dessa aventura o hábito realmente se enraizou em mim, me ajudou a ler livros de gêneros que dificilmente eu pegaria para ler Como livros de Romance, e por causa do blog, conheci muitos outros livros que dificilmente chegaria até mim, também comecei a ficar curiosa com os grandes clássicos da literatura (aliás em 2019 estou com planos de ler vários Clássicos) Também conheci muita gente bacana com gostos diferentes dos meus e que me apresentou vários livros interessantes, e assim minhas listas de leituras só aumentaram.

E agora?

Agora que o Desafio acabou, vamos tirar férias, mas isso não é o fim, é um recomeço. O Blog vai mudar, mas vai continuar o mesmo, já entramos no jeito de se comunicar, e temos tantas coisas que gostamos além de ler, e queremos falar mais sobre isso por aqui, mas podem ficar tranquilos que ainda vamos ter muitos livros por aqui também, porque é a nossa essência, mas não será mais nosso carro chefe.

Agora não pode faltar um TOP 3 aqui né?

Dani

Para Sempre Alice, foi o terceiro livro que li no desafio, gente que livro lindo, tem diversos momento que deixa nosso coração bem apertado, o livro é um espetáculo que o filme nem arranha a superfície, ele ajuda a entendermos um pouco do Alzheimer, como lidar com as pessoas, e me ajudou a pensar em coisas que eu não gostaria de perder e como,lidar com essa perda se ela vier a acontecer. Um livro para a vida.





Nosferatu - livro que mostrou que o Joe pode ser sim o grande sucessor do pai, história densa, cheia de tensão e fantasia, o Joe consegue manipular os personagens com a mesma maestria do pai, nossa personagem principal é uma verdadeira sobrevivente e o vilão é asqueroso e magnético ao mesmo tempo, e o mundo fantástico criado por Joe inclui seres de outros escritores de horror como o Pennywise do Pai, e esse mundo seria uma dimensão a parte, um lugar onde poucos conseguem penetrar, um conceito bem promisso que gostaria de ver em outras obras.




Stonehenge - Outro livro com uma história pesada e personagens fascinantes, o autor é famoso por usar fatos históricos em suas obras, e aqui não foi diferente, ele usou as mais recentes (da época que o livro foi escrito) descobertas arqueológicas refentes a área onde o grande monumento está, para embasar sua obra e assim criou três tribos neolíticas, uma guerra sangrenta entre duas delas, sacerdotes insanos, amores proibidos. E mesmo se estendendo um poco além do que deveria, ainda assim me deixou doida para ler tudo o que esse autor escrever.




Decepções? Várias, como A Batalha do Apocalipse (queria tanto ter gostado), Escola Noturna, Os 13 Porquês, aqui vocês podem ver as resenhas para saber porque não gostei desses livros.


Carol

Musashi, esse livro reuniu três coisas que sou fascinada, fantasia, romance histórico e cultura japonesa, acostumada a ler Mishima, Eiji Yoshikawa tem um uma escrita muito simples e dinâmica, assim como o próprio Musashi que era uma pessoa muito simples e sem muitas ambições, sua vida foi muito singular e seu modo de vida inspirou muitos discípulos de sua técnica. O contexto histórico do inicio da era Tokugawa onde a classe samurai entrou em declínio, só contribuiu para qualidade da obra.

O Castelo Animado, outro livro de fantasia, mas esse é uma alta fantasia infanto-juvenil, e que, encantadora, já era apaixonada pela animação de mesmo nome, e o livro também é pura magia, impossível não amar Sophie e Howl, e torcer pelos dois. A autora foi uma das alunas de J.R.R. Tolkien e C.S.Lewis e inspirou muitos outros autores como Neil Gaiman e J.K. Rowling. Então pode se esperar vários personagens super carismáticos e bens construídos, e como a doçura infantil na linguagem, como em Nárnia, que por sinal também adorei.






Caixa de Pássaros, sabe aquele livro que mesmo depois de algum tempo, ele ainda fica na cabeça, esse foi um desses, não é um tipo de livro que costumo ler, e dificilmente leria se não fosse por causa do desafio, e no caso o desafio foi ler um livro indicado, aí não teve jeito, rsrs. O livro extraplora a própria mídia do livro, nos deixando imaginar como seriam as terríveis criaturas, e compartilhando a cegueira dos personagens. Livro incrível.

Claro que também teve alguns livros que não gostei, mas no geral a maioria foram ótimos, então o desafio foi realizado com sucesso!

Se quiserem ver a lista completa de todos os livros que lemos para dos 54 temas, eles estão na aba desafio dos 54 temas.

Apesar de ter terminado os temas, as leituras vão continuar, porque o que não falta são livros para ler! Boa leitura a todos e feliz final de ano!!!

11 comentários:

  1. dos citados, só li caixa de pássaros que por sinal foi uma das melhores leituras que fiz esse ano. Não pelo fato de o livro ser bom, a experiencia com ele foi bem positiva.

    Aproveitem as férias e tô ansiosa pelas novidades! <3

    ResponderExcluir
  2. Olá meninas,

    Deve dar uma dorzinha no coração ver o desafio acabar, exatamente por ele ter sido o carro chefe de vocês até esse momento. Mas, como foi citado, o bom disso tudo é a hora de recomeçar, em pensar em novas coisas, em novos conteúdos, em renovar o modo de se comunicar aqui no blog.
    Não li nenhum dos livros que vocês citaram como os melhores, mas quero muito ler "Caixa de pássaros".
    Que essa mudança seja para melhor e traga somente coisas boas para vocês!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Dos livros citados li Para Sempre Alice no ano passado e foi um dos livros mais emocionantes que já tive o prazer de ler. Realmente comovente.

    ResponderExcluir
  4. Oi Dani e Carol!!
    Eu acompanhei as resenhas de alguns livros do desafio, então imagino como deve ser pra vocês finalizarem esse ciclo.
    Eu, como uma super adepta de romances rs, espero que você leia mais livros do gênero e que goste deles. Eu sei que alguns são clichês, mas temos ótimos livros também.
    Enfim, estarei por aqui para ver as mudanças no blog.
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Dani já li e gostei muito, os demais ainda não mas gostei da indicação

    Bjs,
    https://keilycesporkeilaluciablog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Meninas,
    adorei este desafio, devia ter participado tb!
    Quanto aos livros que vcs indicaram, só li Musashi e acho um livrão! Agora, fiquei triste que não gostaram da A Batalha do Apocalipse. Uma pena! Eduardo Spohr é um cara bacana d+ (já vi entrevistas e escuto Nerd Cast).
    Belo blog, adorei conhecê-lo.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. A caixa de pássaros
    Para sempre Alice

    Dois livros que super amo. A caixa de pássaros eu vi em todos os lugares ainda mais quando viajei pro litoral e uma menina estava lendo ao meu lado, fiquei tão curioso que cheguei a perguntar sobre o livro, tempos depois consegui emprestado pra ler e amei.
    Para sempre Alice foi quase da mesma forma hahahahah ate que pegaram o meu livro 😪

    ResponderExcluir
  8. Olá, interessante essa reflexão sobre o fim do ano e as mudanças no blog, eu também mudo algumas coisas, afinal, tudo tem de mudar, não é mesmo?
    Também lembro do plano de organização em um post anterior, preciso manter o meu.
    Emerson Lemes.

    ResponderExcluir
  9. Dos livros citados gostaria de ler A Caixa de Pássaros, Nosferatu e Para Sempre Alice. Gosto de leituras complexas, que desafiem a inteligência e tenham algo de drama. Acredito que essas obras preencham esses requisitos.

    ResponderExcluir
  10. Li alguma livros das listas e amei e sim! É muito bom ter desafios e coisas novas e descobrirem novos gostos e experiências,isso sempre é bom.

    ResponderExcluir
  11. Oi Dani! Terminar um desafio sempre nos deixa tristes, mas ao mesmo tempo realizadas. Preciso comentar de dois livros que vocês citaram na matéria. Caixa de Pássaros eu ganhei há anos e quero muito ler. Não li ainda, porque vi muita gente criticando o final, mas como gostei do filme, vou tentar.
    E Para Sempre Alice... amo absurdos. Esse livro tem um cantinho especial no meu coração, porque minha vó tem Alzheimer e foi um momento que precisávamos de apoio e o livro, junto do filme, nos trouxe isso. Parabéns pelo caminho perseguido. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir