quinta-feira, dezembro 13

(Bujo) Começando: Index, Key e Future Log


Olá meus amores.

No post passado falei um pouco sobre o que é o bujo em linhas gerais, agora vou começar a explicar um pouco dos elementos que compõe o bujo, nesse post vamos começar pelo começo rsrsrs, então se você quiser começar a esboçar seu bujo comigo podemos começar por aqui. Vamos lá?

Index

acervo pessoal
Eu gosto de colocar na minha primeira página do caderno o ano, é só uma mania minha, porque a primeira página do bujo vai ser o Index, e o que seria isso, é o índice.

O index é um elemento um tanto controverso, muita gente não faz, mas existe sim uma utilidade, como o bujo é uma obra aberta, e você pode colocar suas listas em vários locais do caderno, para que você não perca essas informações é só colocar a página onde essas informações estarão no Index.

Eu sei que isso é óbvio, mas já vi gente falando que só está colocando o índice poque alguém disse que tinha que colocar, mas não fazia ideia do porque, enfim gente só aderindo a moda.

Mas então, para fazer o Índice, basta escrever Índice no começo dá página, separar algumas páginas (eu deixo 2) e depois numerar todo o seu bujo, isso mesmo, o caderno não vem numerado U_U, e aí ao longo do ano, sempre que você fizer uma lista nova que você não quer perder no meio do caderno, anote o número da página lá no índice.

Uma coisa importante é notar que o Bujo também pode ser um diário, e ele pode conter informações importantes que você pode precisar daqui uns dois anos por exemplo, então se você lembrar que anotou 'em algum lugar' é só pegar seus cadernos antigos, e se você fez o index certinho, a informação vai estar logo nas primeiras páginas, e você não terá que folhear todos os seus cadernos atrás daquela receita de biscoito de gengibre perfeita para essa época do ano o////

(Experiencia própria)  Também preciso melhorar nessa parte do index, eu até começo bem, mas depois esqueço do coitado.

Key

A Key também pode ser sua primeira página, ou a segunda, ou em um post it, enfim as pessoas fazem de jeitos super criativos, e eu? Eu não faço.

Símbolos usados pelo criador
do método

Os Bullets do Bullet Journal são os símbolos usados para designar se tal informação é:

Uma tarefa
Um evento (compromisso com hora marcada)
Uma nota
Etc

Também pode existir bullets que transforma a tarefa em algo urgente, mostra que a tarefa foi adiada, cancelada, etc, etc, etc. As Key são infinitas, tem gente que usa códigos de cores para definir se aquela tarefa é da Faculdade, do Trabalho ou de Casa. Então se você for fazer 14256363 bullets diferentes é bom fazer o Key para não se perder, mas como eu sempre digo vamos simplificar galera.

(Experiencia própria) Eu não faço a Key porque eu usei símbolos que são intuitivos para mim, não diferencio tarefas de eventos, eu só coloco a hora e local que preciso ir e pronto, eu acho que quanto mais complicado mais desanima as pessoas então minha dica é: pense em símbolos intuitivos, símbolos que você vai ver e saber o que é, pense simples.

Future Log

Acervo pessoal feito com o arquivo que
disponibilizamos aqui
Muitas vezes temos compromissos marcados com meses de antecedência, retornos ao médico, uma cirurgia marcada, um casamento agendado para o fim do ano, aquela convenção que acontece sempre em agosto, o aniversário de alguém em abril, etc, e é para isso que serve o Future Log.

A maneira mais simples de fazer é escrever o nome do mês e deixar algumas linhas para anotar os compromisso pré agendados ao longo do ano, e sempre que você marcar algo para mais adiante no ano, volte ao Future Log e anote o compromisso (exemplo: em Janeiro você vai ao médico que te passa um tratamento e pede para voltar daqui três meses, então você anota no Future Log "Retorno ao médico" no mês de Abril. Toda vez que vocês forem fazer o novo mês, é só voltar no Future Log e ver já tem algo pré agendado.

(Experiencia própria) Eu não tenho muitos eventos pré agendados, então ele acaba meio esquecido, mas é muito importante para quem trabalha com prazos longos, tipo o pessoal que trabalha com publicidade, também é importante para quem está na faculdade que logo no início do ano já sabe que tem que entregar algum trabalho no fim do semestre.

No post anterior disponibilizamos um freebie dos meses em lettering para vocês usarem no Future Log, então deem um pulinho lá para conferir.

Hoje o presente nosso é uma collection, que são as lista avulsas que fico repetindo toda hora rsrs, e me baseei nas famosas listas de livros para ler, espero que gostem.

https://drive.google.com/file/d/1WSas23dVtNWFbYZHdh4pJU9xC8b2m4x2/view

Agora vou deixar duas dicas bacanas, primeiro visitem o site do método, e dois está em pré venda na Amazon o livro escrito pelo criador, e eu acho bem mais útil saber o que o próprio criador pensa quando cria algo do que ficar tentando descobrir o que ele quis dizer com sei lá o que, né verdade ^^

E por fim, no video vou mostrar como ficou as primeiras páginas do meu Bujo de 2019




12 comentários:

  1. que incrível esse caderninho! Adorei suas dicas de organização, vou fazer isso ano que vem pra não me perder nas leituras

    ResponderExcluir
  2. Isso sim é o que chamo de organização! Preciso fazer algo do tipo me perco fácil no mar de coisas pendentes!

    ResponderExcluir
  3. Adorei rsrs preciso urgebtemurgede um desses pois sou mega desorganizado em tudo ainda mais que sou desatento entao isso me ajudaria muito

    Aceito de presente 🙊

    ResponderExcluir
  4. Meu sonho de princesa é ter a capacidade de fazer um BuJo kkkkkk eu já tentei, mas nunca da certo, sempre sai todo coisado e eu mesma me perco em tudo.
    Adorei essas dicas, acho que vou tentar em 2019 de novo, quem sabe dá certo!
    Sucesso! ❤️

    ResponderExcluir
  5. Olá, ótimo artigo, caiu muito bem com esse clima de final de ano, quem quiser conquistar metas em 2019, terá de ser organizado.
    Emerson Lemes.

    ResponderExcluir
  6. Ficou demais! Eu não faço pois sei que uma hora vou esquecer e deixar de lado,mas é lindo como você fez,gostei demais!

    ResponderExcluir
  7. Oi Daniele, tudo bem?

    Já tentei fazer um Bujo e acabei sendo um total fracasso, não levo o meor jeito para essas coisas e ficou bem estranho, então desisti. O seu está simplesmente lindo. A letra, as ilustrações, tudo muito lindo. Adorei como você o organizou, ficou maravilhoso. Parabéns, que seja um ano incrível!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Dani. Confesso que o nome "bujo" eu ainda não conhecia. Daí fiquei me questionando se seria algo parecido com um planner rs.
    Eu tinha uma organização muito boa quando mais nova, mas foi se perdendo no tempo. Esse ano tentei recuperar isso com um caderno normal, mas não foi bem o que eu esperava. Para 2019, arrumei uma agenda rs. Se der certo, quem sabe não evoluo para um bujo, né?! Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Teve uma época em que fiz agendas durante vários anos consecutivos; com o tempo fui perdendo esse hábito. Hoje não sei se tenho paciência para fazer um "Bujo", mas preciso dizer que a ideia eh mto bacana! Adorei!

    ResponderExcluir
  10. Que dica maravilhosa!
    Eu nunca tentei usar um caderninho para minhas anotações, eu acabo sempre esquecendo. rs
    Costumo usar o Calendário do Gooogle (me manda notificações), eu só consigo lembrar assim.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?

    Adorei a sua publicação e principalmente a sua organização. Quero fazer algo parecido para acompanhar as metas que desejo realizar em 2019.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Admiro muito esse tipo de organização, quem sabe eu ainda consiga utilizar, apesar de ainca preferir meus aplicativos.

    ResponderExcluir