segunda-feira, dezembro 10

(Resenha) #54 Pátria

Título: Pátria
Série: Trilogia do Elfo Negro, vol. I
Autor: R.A. Salvatore 
Gênero: Aventura, Drama, fantasia
Editora: Jambô
#54 Um Livro que queira ler



E assim, fechamos nossos 54 livros do desafio, e como o tema diz, com um livro que eu queria ler. E foi uma das minhas mais gostosas leitura do ano.

Status é o paradoxo do mundo do meu povo, a limitação do poder pela própria sede de poder. É obtido através de traição, e convida à traição contra aqueles que o obtiveram. Os poderosos em Menzoberranzan passam seus dias olhando para trás, para se defender das adagas apontadas para suas costas. Suas mortes geralmente vêm pela frente.

O livro já começa com um conflito entre duas casas, por uma disputa hierárquica de poder no conselho da cidade de Menzoberranzan, a cidade subterrânea, lar dos elfos negros (drows). Para que esse conflito seja bem sucedido de acordo com os princípios  drows, a casa vencedora deveria erradicar a outra de forma rápida de silenciosa de modo que ninguém das outras casas vissem e quem ninguém da casa atacada sobrevivesse, se ninguém viu ou sobreviveu, quer dizer que nunca existiu tal casa, mas se houver ao menos um sobrevivente, este pode acusar o agressor e a casa atacante sofreria a terrível justiça de Menzoberranzan.O conflito se deu entre as casas DeVir e a casa Do'Urden, a vitoriosa,

Nessa mesma noite, durante a guerra, a matriarca da família Do'Urden dá a luz à Drizzt, que seria dado em sacrifício a grande Deusa Aranha (Lolth) pela grande conquista, mas com a morte de seu outro irmão, ele foi salvo. E também há um sobrevivente da Casa DeVir, ele quer descobrir que família foi a responsável por assassinar seus parentes, e ter a sua vingança.

A partir desses acontecimentos, a história segue, Drizzt, e vemos todo o seu desenvolver, através das duras leis dos elfos negros de Menzoberranzan, essa é a "Pátria" desse jovem, um lugar onde se ensina a ser cruel e traidor, que as criaturas da superfície cruéis e deveriam morrer, um lugar onde as mulheres cultuam uma deusa malignas e os homens são meros peões. Mas Dizzt tem algo muito raro, alegria, e ele não compactua com esses ideais Drows, o que torna sua vida muito difícil em sua cidade natal.

Salvatori tem uma escrita bem gostosa de ler, Drizzt é um amor, e seus dilemas constroem um personagem muito carismático, seus irmãos são terríveis assim como sua mãe.

Esse é o primeiro livro da trilogia do Elfo Negro, o segundo é Exílio e o último é Refúgio, essa novela faz parte do cenário de Forgotten Realms do RPG Dungeons &Dragons, um mundo de fantasia medieval aos moldes de Senhor dos Anéis, os três livros foram publicados no brasil pela editora Jambô.

Salvatori também já escreveu sobre esse personagem na trilogia Vale do Vento Vélido, publicado pela editora Devir, que foi meu primeiro contato com o autor, já a muitos anos, e o motivo pela minha comemoração com esse lançamento.

Já separei a continuação para as próximas leituras!

E como anda a leituras de vocês?

11 comentários:

  1. Adoro os elfos, sou fascinada pelos seus preceitos. Então talvez por isso fiquei tão interessada no livro. O personagem principal parece ser daqueles que você se envolve fortemente com ele. Obrigada pelo sugestão xD

    Www.luartico.com

    ResponderExcluir
  2. Li poucos libros sobre elfos embora o assunto me encante.
    Vou conferir .
    Parabéns pela resenha.
    Quanto às minhas leituras esse ano foi meio devagar li só uns vinte livros porque escrevi muito e acabou não dando tempo.
    Ano que vem pretendo ler mais.

    ResponderExcluir
  3. Me encanta esse estilo de leitura, quero ler.

    ResponderExcluir
  4. apesar de adorar esse tema, só li um livro que se aproxima, mais ou menos, do tipo de personagens que tem nesse livro. Vou procurar pra ler porque eu fiquei chocada de gostar tanto desse tipo de leitura e não ter lido muita coisa

    Parabéns por cumprir o desafio. Adorei!!

    ResponderExcluir
  5. Acho que histórias que trazem elfos entre seus personagens têm sempre um quê de mágico que acho fascinante! Toda a temática da obra é muito empolgante!

    ResponderExcluir
  6. Oi Caroline,

    Não conhecia a obra, mas como uma apaixonada por fantasia, já fiquei bem animada com esta premissa e com sua resenha tão positiva a cerca da obra. Gosto bastante deste universo de elfos e fiquei curioda para saber como o autor os abordou. Sem sombra de dúvidas é o tipo de leitura que me deixa vidrada. Dica anotada!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito de RPG Dungeons & Dragons, embora não jogue faz tempo. Os elfos são criaturas praticamente magnéticas e particularmente, prefiro os elfos negros. Gostei do resumo da história e a ideia de um elfo negro diferente de sua "pátria" deve encaminhar a leitura para uma aventura e tanto! Adorei a dica :3

    Beijocas :*

    ResponderExcluir
  8. Oi Carol!!
    Olha, eu não leio essa temática, mas achei a trama bem interessante. Parece ser daqueles livros que a gente só para de ler quando acaba. Enfim, parabéns por ter conseguido finalizar o desafio!!
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Esse eu já irei colocar na lista de 2019, pois é meu gênero favorito. Gostei da resenha.

    Minha Vida Por Acaso

    ResponderExcluir
  10. Que incrível, parece uma leitura bem instigante. Gostei da sua resenha e minhas leituras andam muito bem, quero bater minha meta de 70 livros e estou quase, faltam 3 rs.

    ResponderExcluir
  11. Oi Oi
    Eu não conhecia o livro, mas adorei conhece-lo através do teu blog. Adorei a resenha e super adorei a história. Fiquei com vontade de ler!!
    Parabéns pela resenha.

    Beijinhos,
    Utopia
    www.utopiavk.blogspot.com

    ResponderExcluir