segunda-feira, janeiro 14

(Bujo) Log Mensal


Olá meus anjos, prontos para mais uma aulinha de Bujo (rsrsrs 'té parece)?

Brincadeiras a parte, hoje vamos entrar em uma das partes mais interessantes do bujo, o Monthly Log algo como, Planejamento Mensal, sua forma oficial de fazer e as várias outras formas que fazemos, e também um pouco sobre coleções para incrementar, então vamos lá?

Método Oficial 

O criador do método gosta de colocar o mês em lista, um dia por linha, na frente de cada dia é colocado o dia da semana, tipo assim:

    T 1 - Ano Novo - almoço casa da minha mãe
    Q 2 -
    Q 3 -
    S 4 - 20h Pizza com as Carol
    S 5 - RPG - Star Wars
    D 6 -
    S 7 - Volta ao Trabalho, Post no Blog
   .
   .
   .




E assim vai
Na próxima página, você vai olhar tudo que ficou pendente no mês passado, e que ainda precisa ser feito ou tem relevância e fazer uma lista de tarefas.

Pronto, você já fez seu Log Mensal o//

Como assim? É só isso? Não tá errado? E aqueles calendários todo elaborado e decorado que eu vejo no Instagram?

Bom gente, o método é para ser simples, e vou dar uma dica do próprio Ryde Carrol, comece desse jeito, faça assim por uns três meses, veja se você se adapta ao método, e só depois comece a elaborar mais. 

Outros Modos

Gente, como o Bujo é completamente customizável, todo mês você pode fazer de um jeito diferente, eu mesma já testei diversas formas, com o calendário bem grande em duas páginas, com um calendário em uma página só, e as datas embaixo, com um calendário colado na página, em fim não me prendo muito não.

Alguns exemplos meus:
calendário de uma página com apontamentos
Calendário em duas paginas com Foco do Mês
Quase como o primeiro, mas sem os apontamentos do
blog
Calendário pequeno com as datas em lista,
e coleções em uma página só.
o Log Mensal mais simples que fiz










































Coleções Mensais


No método oficial aquela página com Tarefas Pendentes é uma Collection, mas a mais famosa (mais usada) são os famosos Habbit Tracker (que funciona da seguinte forma, se você tem um hábito que
quer criar, por exemplo Ler 30 páginas por dia, então você anota esse hábito e coloca 30 dias e vai marcando todos os dias que você conseguiu completar o hábito)

Tem diversas coisas (como sempre) que você pode criar antes de começar a anotar os dias propriamente, então uma boa primeira coleção é justamente uma Lista de Idéias para Coleções.

(Experiência pessoal) Já fiz mil coleções, com o tempo fui percebendo o que funciona ou não para mim, acho que isso é muito pessoal, cada um sabe o que precisa controlar, e não tem problema nenhum abandonar coisas que não estão funcionando.

A única coisa que mantenho até hoje é a lista de Lidos e Assistidos, as Metas, Eventos e dias de Post no Blog, esse ano vou testar outras coisas, e se eu achar que não está funcionando, descarto e vida que segue.

Alguns exemplos do que já fiz:






Nosso freebies do mês é justamente um Rastreador de Hábitos para vocês testarem, e novamente lembrando, se vocês usarem um de nosso Free, nos marque para gente ver como está ficando ^^ @blogpoyozodance
Perdeu um dos posts anteriores? Então dá uma olhadinha lá.

É isso pessoal, alguém aí gosta de planejar o mês, não importa o método usado, fala aí para a gente.

10 comentários:

  1. Oi Daniele, tudo bem?

    Estou adorando esses posts em relação ao Bujo, creio que vai ajudar muitas pessoas e está me animando a usar o método. Sempre vi o planejamento mensal das pessoas neste estilo de quadradinho e por achar "difícil" de fazer, sempre me desanimou. Conhecer esse método simples de sequência, foi algo que realmente me agradou. Adorei conhecer como você organiza o seu, está lindo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Super legal esse "planner". Eu sempre uso para poder me organizar! Adorei o post! 💙

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    acho muito legal essa ideia de bujo, ano passado tentei ter um,mas acabei abandonando no meio do caminho rs' não fluiu pra mim, mas fico babando nos que vejo pela internet. As ideias são ótimas.

    beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Gostei das suas dicas! Não sou exatamente uma pessoa organizada, e tenho dificuldade em seguir planos...rs
    Mas é como você disse, bora continuar tentando até achar um que funcione.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Achei muito interessante o post do bujo, já tinha lido outro antes mas o seu de hoje me fez ver com outras perspectivas principalmente sobre o lance das metas, queria saber onde acho o caderno, pois com certeza fiquei interessada em fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O caderno pode ser qualquer um, inclusive esses de espiral para escola, mas se quiser o quadriculado, comprei o mais barato que encontrei na Kalunga.

      Excluir
  6. olá!
    Não conhecia o Bujo Log, super interessante vou fazer por aqui, estou precisando me organizar, colocar minhas metas.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Oi Dani. Acho que é a segunda matéria que vejo por aqui sobre Bujo e achei bem legal. To tentando voltar a me adaptar com a organização, então optei por uma agenda simples. Mas já to pensando em planner ou bujos. Achei bem legal. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu não conhecia esse método, mas achei muito prático e simples. VocÊ praticamente decide tudo, e toma os controles das tarefas, das formas e do prórprio design. Incrível! Eu tenho que admitir que tenho muita dificuldade em seguir anotando tudo e conferindo, talvez por isso eu funcione mais com lembretes e agendas onlines. Mas ótima dica, e adorei o post. Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Legal ver o que ficou pendente no mês passado, acho ótimo ser personalizável, o que mais gostei foi com o calendário grande

    ResponderExcluir