sexta-feira, janeiro 25

(HQ+Animação) Mimi wo Sumaseba/ O Reino dos Gatos

Título: Mimi wo Sumaseba (Sussuro do coração) (1989) - Filme (1995)
Autora: Aoi Hiiragi
EstúdioGhibli
Diretor: Yoshifumi Kondo
Gênero: romance, fantasia, drama, comédia

Sinopse: Shizuku Tsukishima ama livros. Um dia, ela observa que o nome Seiji Amasawa aparece nos cartões de quase todos os livros que ela leu! Antes que ela perceba, seu coração é agitado por um rapaz que ela nem conhece… E é aí que um misterioso gato preto guia Shizuku até uma maravilhosa loja – e a alguém interessante de se conhecer! Coisas incríveis podem acontecer… Quando você ouve o seu coração…

Quem é da época que pegava livros na biblioteca da escola e tinha aquele cartãozinho com os nomes de quem já tinha lido e a data da entrega? Até hoje guardo o meu da biblioteca pública municipal, apesar de fazer anos que não alugue mais... Mas então! Esse cartão é o plot principal da história, afinal Shizuku mesmo no primário já ama ler, e como não amar alguém que também lê, principalmente se compartilharem o mesmo gosto literário, é amor na certa!!!

Mas como ela vai conseguir encontrar esse rapaz, e se ele for estranho, e se ele ela não gostar dele, e se você ouvir atentamente, o coração vai dizer o que tem tem de fazer.

Não preciso nem falar que se trata de um romance super fofo né, apesar da arte ser um pouco mal feita, a história é em bem agradável e cheia de triângulos amorosos, Shizuku é bem animada enquanto Seiji é mais carrancudo. Mas o toque especial fica por conta do Baron, uma estatueta de gato que Shizuku encontra, que dá o toque mágico na série!

Em 1995 a autora escreveu uma continuação em formato de Oneshot chamado Whisper of the heart: happy time. Shizuku e Seiji já estão crescidos e o Baron dessa vez aparece com mais destaque, a história também tem bem mais elementos de fantasia.



Nesse mesmo ano foi lançada a animação, de mesmo nome pelo Estúdio de animação japonês Ghibli, a história tem algumas diferenças, mas o clima é de inocência e muita animação. 

O maior destaque é para versão japonesa da música Take me home, Country Roads do John Denver <3
A autora também escreveu o roteiro para outro filme do Estúdio Ghibli, O Reino dos Gatos (The Cat Returns) (2002), esse inspirado no personagem Baron.

Sinopse: Haru salva um gato que estava prestes a ser atropelado por um caminhão e descobre que ele é, na verdade, um príncipe. Por gratidão o Rei dos Gatos a pede em casamento, e a menina é levada para o Reino dos Gatos. Agora, ela quer sua liberdade.

11 comentários:

  1. Que nostalgia me veio agora!!
    Adorava pegar livro na biblioteca e sim, os cartões com o nome dos leitores sempre me deixavam cheia de curiosidade! Esse livro deve ser um amorzíneo. Parabéns pelo post e pela resenha!

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Não conhecia a obra e já fiquei aqui encantada. Esse início citando os cartões da biblioteca me deu uma ótima sensação de nostalgia, voltei a imaginar cada livro que pegava. Por isso mesmo, penso que deve ser realmente um livro muito fofo e com esta pegada de romance, o que me agrada. Amei conhecer, já quero!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol! Confesso que além de não conhecer a obra, não faz muito o meu gênero. Mas eu me peguei super encantada pela história desse amor fofinho. Como não ficar nostálgica lembrando os cartões de biblioteca? A minha era da escola e sempre tentava ver quais livros o menininho que eu gostava, pegava haha
    Fiquei muito curiosa pra ler essa fofura. Linda dica. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá! =)

    Q fofura isso, gente! De fato a arte é muito mal feita mesmo, mas pelo que você disse realmente parece uma história muito fofa. Gostei bastante,
    E sou da época do cartãozinho com a data de entrega do livro também. Saudade mundo nesse período, rs.

    Bjão,
    Diego | www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir
  5. Me lembro perfeitamente do cartão da biblioteca.Nossa a gente tinha que ficar muito atento a data da entrega.Além da gente valorizar a leitura porque tinha-se pouco acesso a outras informações.O reino dos gatos parece ser uma história muito interessante!Parabéns!Sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Olá. Não conhecia, mas adorei. Me lembro muito pouco dos cartões da biblioteca, na época não lia muito. Se fosse hoje lembraria muito melhor

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que post gostoso de se ler, adorei a indicação e confesso que gostei até das ilustrações. Fiquei com vontade de ler a história na íntegra, pois parece ser muito agradável e bonitinha.

    ResponderExcluir
  8. Peguei muitos livros na biblioteca da minha cidade, mas os cartões não tinham nome, apenas da data kkk. Adorei a sinopse desta HQ, mas apesar da vontade de ler, não gostei muito dos traços da autora, então vou procurar só a animação mesmo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Interessante. Gostei da nostalgia dos cartões da biblioteca. Eu acho que tenho um perdido em algum caderno antigo da escola.

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Nossa, que saudade de ir na biblioteca pegar livros, me bateu uma nostalgia muito gostosa agora.
    Gostei da história se desenrolar através daqueles cartõezinhos que eram minha vida, quando eu era adolescente.
    Adorei a resenha!

    Grande beijo,
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Lembro-me bem do tempo em que se tinha o cartão da biblioteca com todos os nossos empréstimos registrados. Agora até continuo pegando livros na biblioteca, mas é tudo por computador. Achei muito fofo esse romance entre livros dos personagens. Muito boa a sua resenha.

    Tatiana

    ResponderExcluir