segunda-feira, março 25

(Baú da Dani) Leituras de Fevereiro


Oi oi gente,

Fevereiro foi um mês complicado para minhas leituras, não sei porque não rendeu, tive sim alguns problemas pessoais, embora não tantos motivos assim, mas enfim, consegui terminar algumas leituras, vamos lá saber quais foram?
Antes vou já falar que algumas leituras foram feitas já em março mas, vou colocar aqui como uma espécie de Balanço da Mini-maratona-de-carnaval.

No começo do mês simplesmente viciei numa Comic Chinesa no estilo Shonen Ai (ou Boy Love, aqui no ocidente, ou só BL) Adotando um Deus, pensa em um romance super fofo, com personagens tradicionais fantásticos chineses, simplesmente apaixonante, aqui temos o Otaku Lin Lu, que em uma bela manhã acha que seu sonho de acordar com uma linda garota em sua cama acaba sendo frustrado por um homem que se diz uma divindade. 

Pensa em um ser atrapalhado, esse é o Jing, nossa divindade, ele precisa desesperadamente fazer um pacto com um mortal para recuperar sua força, mas ele é muito bonzinho e atrapalhado, e foi logo pedir ajuda para um dos caras mais antissociais que já vi, os dois são lindos juntos. Nyaaaa

Depois li Teogonia, de Hesíodo. Um grande clássico grego, aqui nós temos um grande poema que conta a formação do panteão grego, os deuses e outras criaturas mitológicas, também conta um pouco do que aconteceu com eles, como a guerra entre os Deuses e os Titãs. No início do livro temos um ótimo texto de apoio que fala bastante sobre os primórdios da poesia, entre eles um que fala sobre as Musas, que é muito bom.

Mas infelizmente a escolha do tradutor de 'traduzir' (não sei se posso falar que é traduzir) o nome das divindades. As Divindades representam conceitos, por exemplo Gaia é a Terra, na tradução está como Terra, mas eu conheço a divindade como Gaia, para quem não conhece a mitologia, acho que até ajuda a entender toda a alegoria coisa e tal, mas para isso teria que traduzir o nome de outros personagens que também aparece como Chronos (Tempo) mas não é, e essa mistura toda não me agradou, e alguns personagens que eu não conhecia, vou acabar não conhecendo, porque os nomes foram traduzidos.

Esse livro está na minha lista de Leituras Épicas.

Depois li Social Killers, que conta diversos relatos de crimes de homicídio cometidos com o uso ativo da internet, em sua maioria com o uso de classificados on-line, mas também tinha fóruns. O mais interessante é que temos casos com mulheres, teve um mesmo que foi bem chocante, uma mulher queria ter um filho, e para isso entrou em fórum de mulheres, fez amizade com uma moça grávida, conseguiu o endereço dela, foi até lá, matou ela, tirou o filho dela da barriga e levou embora. Chocante.

Por coincidência, eu estava lendo esse livro quando aconteceu aquele caso da empresária que foi espancada pelo rapaz que conheceu num site de namoro, então é bom falar que ok querer se divertir com alguém que conheceu na net, mas tentar ir a um lugar público antes, pegar confiança de verdade, antes ficar só com alguém que você viu pela primeira vez, isso inclui mulheres, como falei ali em cima, mulheres também podem ser assassinas. (ah aquele não foi o único caso feminino do livro)

Por fim, terminei Sailor Moon, um mangá noventinha de Garotas Mágicas, muito querido aqui no Brasil, nos últimos arcos as histórias foram ficando mais tensas, além de sermos apresentados as novas aliadas, as histórias começam a entrar em temas como traição, baixa auto-estima, responsabilidades, e expectativas com o futuro, mas o mangá não abandona a forma leve de ser, sempre com vários alívios cômicos ao longo das páginas.

O traço da Naoko continua bem consistente no estilo dela, sempre bem leve e bonito. Só acho que no mangá poderia ter mais espaço para as outras meninas, sorte que no anime, todas elas tem sua chance de brilhar.

Assim terminei Sailor Moon.

A minha Mini-maratona Literária de Carnaval foi assim.


Para a Primeira Categoria, li  um Quadrinho: 

Batman Ano 1. Lá nos fins dos Anos 80 a DC resolveu revisar as origens de seus principais personagens, como a origem do Batman era muito bem estabelecida resolveu-se mantê-la, então nesse quadrinho nós vemos o começo das ações do Batman, que coincide com a chegada de Gordon a cidade de Ghotan, então é mais uma origem compartilhada. Gostei muito do roteiro do Frank Miller, que é cheio de reflexões sobre certo e errado, além de ter escrito uma história bem clara e de fácil entendimento, mas meus destaques vão para a arte muito elegante de David Mazzucchelli (costumo achar as artes das Comics muito bagunçadas e que, não fosse as cores, ficariam difícil até de entender o que está acontecendo) e a Arte do Mazzucclelli, pelo menos nessa HQ, é bem limpa. As Cores, mesmo não precisando, são muito bonitas e sóbrias, ajudando a compor o clima sombrio que uma história noir deve ter. 


Para a categoria Fantasia:

Comecei a ler As Tumbas de Atuan, dando continuidade a série Ciclo de Terra Mar, até onde li, conheci Tenar/Arha, a Devorada, uma garota que com seis anos é levada para ser a sumo-sacerdotisa de entidades conhecidas como Os Inominados, e ela própria perde seu nome, também conhecemos o Lugar, onde ela passa a viver e os costumes desse lugar, que guarda um tesouro que muitos magos já tentaram roubar no passado, e que algum dia iram tentar novamente... 

O livro está bem interessante e misterioso, mas acho que o livro meio que sofreu da 'maldição do segundo livro' ele é bem interessante ao criar novas mitologias para o mundo, isso é legal para deixar o mundo mais rico, mas ao mesmo tempo o livro erra ao adicionar uma nova origem, o que deixou o livro muito lento, e sem grandes acontecimento, talvez se o personagem principal ainda fosse o Ged, ou se a história da Tenar fosse mais interessante, a verdade é que é um livro que ser tornou um livro que só vale mesmo pela mitologia dos Inominados e pelas poucas participações do Ged, então que venha o terceiro.

Para a Comédia:

Escolhi o hilário Junji Ito's Cat Diary: Yon & Mu: Yon & Mu, para quem não sabe Juji Ito é um mestre dos mangás de Terror, mas ele também flerta muito com a comédia, o traço do autor é mais realístico, e muito bonito, ele costuma usar muitos elementos gráficos para demonstrar tensão, medo, e as resoluções desses momentos acabam nos fazendo gargalhar.

A história é fofinha, e auto-biográfica, J-Kun vai morar com a noiva A-Ko e ela traz o gato Yon para casa, J-kun é amante de cachorros e acha o Yon um gato muito estranho, mas ele não pode negar esse pedido a noiva, logo Muu também chega e ao poucos J-kun vai se transformando. São 10 pequenas histórias muito fofas, e que se não posse o jeito bizarro e delicioso de Junji Ito fazer mangá não seria assim tão engraçado e sim adorável.

Bom essas foram minha leituras de fevereiro, e vocês o que andam lendo?

9 comentários:

  1. olá , tudo bem ?
    Você acha que sua leitura não rendeu ? Parabens pela dedicação .
    Tem mes que não consigo terminar um livro .
    Gostei de sua seleção , mais meu preferido foi o batmam ano 1.

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    É horrível quando o mês parece que não rende, né? Mas, sinceramente, você conseguiu ler muitos livros, aparentemente rs
    O que mais me chamou a atenção foi o livro Social Killers. Eu adoro essa coisa de homicídios e fiquei curiosa pra saber desses casos em que a internet é usada.
    Parabéns pelas suas leituras de fevereiro :)

    Grande beijo,
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá Dani,

    Também tive essa sensação em fevereiro, que minhas leituras não renderam nada e isso é uma sensação péssima. Mas, você conseguiu realizar boas leituras no mês.
    Fiquei curiosa por Social Killers, pois aborda um tema que gosto de ler sobre e tenho quase certeza que iria gostar.
    Que esse mês seja melhor de leituras e que consiga cumprir todas as suas metas!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Dos livros que leu na mini maratona de carnaval me vontade de ler Social Killers, já os por categoria gostei do As Tumbas de Atuan

    ResponderExcluir
  5. Sua leitura não rendeu? Rendeu e muito! ❤ Adorei o post! ❤

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? São otimos lirvos/HQ, esse do Batman ainda não li, mas parece bom. Gostei do post 😊

    ResponderExcluir
  7. Imagina se tivesse rendido, guria! Achei legal a mistura de estilos, do ultra pesado até o mais alegre. Livro com tradução ruim é brabo, e as vezes achamos um livro ruim sem saber que a história original não era exatamente daquele jeito.

    ResponderExcluir
  8. Menina, você leu isso tudo e ainda acha que não rendeu? Me senti péssima agora rs porque diferente do que me acontecia a tempos atrás, eu não consegui ler nada. Tô num hiato que já tá me incomodando. Mas, que esse mês que já está findando, tenha tido um rendimento maior.

    ResponderExcluir
  9. Quanta leitura boa. Desejo demais ler "Social killers", deve ser uma leitura e tanto. Gostei demais do post.

    ResponderExcluir