quinta-feira, março 14

(Bujo) Daily Log - Parte 2


Olá meus anjos, com vai as coisas?

A Dani continua sua saga tentando se organizar, e tentando ajudar vocês a se organizarem também, hoje, continuando a série sobre o Bullet Journal, vou trazer a segunda parte do Log Diário, que eu poderia chamar de Log Semanal, ao invés de diário rsrs.

Vamos lá?
Eu entendo muito bem a lógica por trás de fazer o log diariamente (que eu explique no post anterior), mas prefiro fazer semanal porque:

  • para quem tem muitos compromissos durante a semana, ter uma visão geral da mesma é importante para não marcar compromissos demais em um único dia, ou mesmo marcar dois compromissos para a mesma hora,
  • para quem não tem tanto compromissos, também é interessante pois da para fazer uma lista fechada de coisas a fazer e ao longo da semana ir pinçando essas tarefas. (bem meu caso), e
  • fica melhor na hora de decorar XDDDDDD
Mas, também é interessante se você gosta de fazer acompanhamentos de outras coisas, por exemplo, durante muito tempo eu anotava os episódios de séries e a quantidade de páginas dos livros que lia de forma semanal, também já fiz Rastreador de hábitos semanal, e ultimamente tenho colocado uma lista de coisas que preciso fazer no blog. Então, como sempre, tudo depende da sua necessidade específica.

Se você me perguntar se precisa fazer essas coisas, eu respondo, não. Então, se você que fazer a semana em uma única página, sem nada de tiricuticos, dá também, e ainda dá para fazer de uma forma ainda mais radical (mas, só se você realmente não tiver compromissos importantes e sem datas marcadas) que é só uma grande To Do list.

Vou deixar uma fotos das diversas forma que já fiz por aqui.



No começo eu deixava no máximo três eventos por dia e fazia uma lista de Tarefas, as vezes separava por área como "Casa" ou "Blog" etc, as vezes só usava os códigos de cores "Vermelho para Casa" ou "Laranja para Blog". Na outra página fazia uma listinha de assistidos/lidos, marcava as despesas da semana e as missões de 15 min de arrumação da casa do grupo FlyLady. Entre outras coisinhas como a rotina depois que eu chegava do serviço.
A decoração era bem simples, e não me preocupava muito com isso.


Esse já é mais para frente no ano em que efetivamente comecei a fazer o bujo, nessa época, eu fazia a semana em uma página e em duas colunas, de um lado colocava os compromissos, e do outro um brevíssimo diário. Na outra pagina fazia alguns rastreadores (Trackers) No de "Saúde" rastreava as minhas enxaquecas, que estavam terríveis na época, e até minha nero elogiou muito minha iniciativa. o "MOOD" é um rastreador de humor, colocava o humor em que acordava e no fim do dia, dá para ver como meu humor oscila durante o dia XD. A lista de afazeres da semana acabou bem menor.
Foi nessa época que comecei a prestar mais atenção na decoração, mas ainda não usava tanto.



Esse já é do ano passado, quando comecei a mexer mais com decoração, e reparei que o tempo  que passava fazendo isso me relaxava bastante, e por incrível que pareça isso fez minhas semanas ficarem mais simples, aqui coloco em cada quadro um dia da semana e distribuo as tarefas pelos dias, e na parte de baixo colocava as leituras e os assistidos.
Na decoração comecei a usar temas como Inverno, e a fazer muitas colagens.


Mas nada me impediu de voltar a fazer minhas seções de Lidos/Assistidos e Habit Tracker quando senti falta deles. Nessa época comecei a brincar com figurinhas e adesivos funcionais (aquele que já mostram o que tem que fazer, como lavar roupa, o mostra um sentimento).


Já esse é bem simples, basicamente só os dias e a decoração, mas é justamente assim que a Carol gosta, por exemplo. Repare que tem um dia ali, que alem do trabalho (maquina de costura) não fiz mais nada, então tudo bem um quadrinho ficar em branco.


Lá pelo final do ano reparei que não ia caber o ano inteiro no caderno, então passei a fazer a semana em uma única página, fiz de várias formas, mas sempre coloco Tarefas da Semana e Eventos (onde coloco tarefas com dia e hora marcada), e ainda sobra espaço para por Lidos/Assistido, coloquei tarefas do Blog, e outra página coloquei lista de Compras, enfim depende do seu poder de síntese e do volume de suas tarefas. Eu gostei muito de fazer as semanas dessa forma.


Para quem não gosta de semana que invade outro mês (eu) essa semana começa na sexta e termina no domingo, é outra semana que ficou bem simples, para mostrar que você não precisa fazer um monte de rebuscamento para se organizar, fica lindo aquelas varias técnicas de pintura e tudo mais? Mas não precisa. 

Por último fiz essa semana com quadros só para mostrar que dá para fazer dessa forma em uma única página também.

Esses são algumas das maneiras que já fiz minhas páginas semanais, espero que inspire alguém a começar e também mostrar diversas formas de usar sua semana, e sempre lembrando, você não precisa decorar suas semanas, eu decoro porque gosto, me relaxa, mas como pode ver é sempre bem simples se comparado a muitas imagens que vemos no insta ou no pinterest. Então só se planeje, faça sua lista de tarefas e, se estiver a fim, se divirta.

É isso pessoal, essa é a parte central do Bujo, no próximo mês vamos entrar nos assessórios, aquelas coisinha que não fazem parte do método original, mas que amamos fazer, até a próxima.

Ficou interessado na coluna? Perdeu algum post anterior, é só clicar aqui para ver os post passados.

11 comentários:

  1. Primeiramente, obrigado pela postagem e parabéns pela organizacão. Também sou fã de agendas. No entanto, hoje em dia parece ser mais fácil ter tudo no celular, ou pelo menos a parte dos afazeres diários. Já pensou em organizar um texto parecido mas utilizando alguma ferramenta digital?

    ResponderExcluir
  2. Olá Dani,

    Eu amo demais os seus posts sobre Bujo, pois sempre acabo aprendendo muito sobre isto e me animando a começar o meu. Mas, como minha criatividade é péssima, sempre fico receosa de que saia uma completamente uma merda. Vou adorar as próximas dicas!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. oi!
    Que maravilha :D adorei sua organização,e suas dicas são excelentes. Eu costumo marcar alguns coisas na agenda mas acabo fazendo mais do que marquei..

    ResponderExcluir
  4. Nossa, tão lindo seu bullet journal kkk

    Eu já tentei começar alguns, mas nunca foi para a frente. Acho que eu sou uma pessoa mais digital mesmo, para isso uso aplicativos como Google Keep e planilhas kkk

    Mas gostei das dicas! <3


    ______
    Sobre mim:
    Jovem estudante entusiasta de Psicologia que sofre com Transtorno Afetivo Bipolar (TAB). No meu blog você vai encontrar desde artigos técnicos informativos de Psicologia, Psicanálise e Saúde Mental, a também reflexões, desenhos e poemas de minha autoria.

    ______
    🌐 Relatos de um Garoto de Outro Planeta
    👍 Facebook: Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir
  5. Minha organiza cção ê toda pelo Google. Migrei toda a minha plataforma para ele, assim tenho google agenda que amo, o keep, tudo personalizado. E amo muito tudo isso. Foi a melhor coisa que fiz na vida... Email do gmail com meu domínio.... Não largo o Google por nada!

    ResponderExcluir
  6. Minha organização é em um caderno personalizado que eu mesmo personalizei! Amo me organizar! ❤ Acho essencial!

    ResponderExcluir
  7. Excelente post, excelentes dicas e bem colocadas. Fico admirado pela sua organização. Eu uso um caderno simples para anotar as coisas que preciso fazer, e mesmo assim as vezes me perco. Preciso de mais disciplina.

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem? Desde o ano passado adotei o método de bullet journal e tenho gostado muito. Precisa ter muita disciplina para preencher todos os meses. Boa sorte! Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Eu adoro seus posts sobre o Bullet Jounarl. Sempre acho incrível essa forma de organização.
    Gostei bastante dessa forma de fazer semanalmente, acho que fica mais prático!

    Grande beijo,
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi,tudo bem ?

    Nossa, estava precisando de um post assim, pois estava ficando atrasada em algumas leituras por falta de organizar melhor o tempo e essa foi uma ótima dica, além de ajudar bastante a manter o foco e usar melhor o tempo. Amei o post, parabéns...já quero mais posts assim e mais dicas.

    ResponderExcluir
  11. Que lindo o seu BuJo! Eu amei a sua organização e vou até catar algumas das suas dicas para acrescentar ao meu planner. Montei meu planner da seguinte forma: Eu imprimi as folhas em papel A5, furei as laterais, e coloquei em um fichário pequeno e antigo que tinha por aqui. Daí decorei as folhas, acrescentei mais folhas para eu escrever ou desenhar com mais espaço, redecorei até mesmo a capa do antigo fichário e as divisórias. Vai ficar melhor ainda com as dicas que vou catar de vc kkkkkk

    beijos,
    https://blogmetamorfoses.com

    ResponderExcluir