segunda-feira, junho 25

(Maravilhoso Mundo King) O Talismã

Título: O Talismã
Autor: Stephen King e Peter Straub
Gênero: Fantasia, Terror
Editora: Suma das Letras 


Sinopse: Jack Sawyer, um garoto de 12 anos, está preste a iniciar uma jornada fantástica: a empolgante e assustadora busca de um talismã. Jack sabe que correrá vários riscos e que sua coragem e resistência física serão testadas a cada segundo. Mas vai lutar até o fim: de seu sucesso depende a vida de sua mãe...
Para atingir sua meta, Jack terá de lutar contra um inimigo furioso e cruel que está disposto a fazer qualquer coisa para destruí-lo e atravessar não apenas os Estados Unidos de costa a costa, mas também os Territórios, uma região assombrosa e ameaçadora.
Onde ficam os Territórios? Como chegar a esta região fantástica e mítica que não pode ser alcançada de modo comum? Em que plano da existência se situa esse mundo tão intrigante quanto a Atlântida? Jack vence estes mistérios ao atravessar para os Territórios. Aí, descobre a desconcertante existência dos "Duplos", reflexos de pessoas que conhece na Terra como a Rainha Laura, o "Duplo" de sua mãe, que também está com a vida por um fio.
Jack não tem muito tempo e é longa a viagem. A cada passo de sua jornada, precisa enfrentar inimigos perigosos que o perseguem nos dois mundos. No entanto, ele persiste, pois só terá sossego quando o valioso talismã estiver em suas mãos.
Respire fundo e, se tiver coragem, acompanhe Jack nessa longa viagem. Ah, e não se surpreenda se, de repente, você começar a sentir que olhos o espreitam quando estiver absolutamente sozinho. Talvez você não esteja tão só quanto imagina...

Olá galera, King e Peter Straub escreveram conjuntamente três livros, e este é o primeiro deles, com será que foi a experiência?

A mãe de Jack está morrendo, e não é só isso, o pai de Jack morreu em circunstancias misteriosas, e o responsável pelos infortúnios de Jack parece vir da mesma pessoa, um homem inescrupuloso que o garoto chamou de Tio, e tudo isso por causa do conhecimento de um mundo espelho chamado de Territórios.

O pai de Jack descobriu esse mundo, e Jack parece ter herdado do pai a capacidade de ver esse mundo também, mas em seu medo ele decide usar de uma beberagem que um velho homem sábio lhe dá, esse homem lhe diz que sua mãe está tão doente assim porque a mulher que é sua mãe está morrendo no mundo espelho e só um talismã que se encontrado outro lado do continente poderá salva-la e assim começa a jornada de Jack pelos Territórios.

Confesso que o livro demorou para me conquistar, achei o começo bem confuso e precisei reler algumas partes, mas depois que consegui me envolver o negócio fluiu muito bem. o livro me lembra bastante uma série, com várias passagens, então temos o começo, depois Jack na corte da Rainha Laura, Jack e o Internato da Lua Cheia, Jack e a Escola dos Mortos, Jack e a Viagem no Trem do Oeste Radioativo etc... (Os nomes dos 'episódios' foram inventados por mim mesma). Cada uma dessas possuem uma sequencia climática culminando em cenas de ação memoráveis e bem empolgantes.
Como todas as outras coisas nos Territórios, Lobo era um mistério - um mistério simultaneamente fascinante e assustador.
Gostei muito das descrições dos locais dos territórios, são bem vividas e me trouxe muita nostalgia do tempo em que lia quadrinhos de horror, como as famosas arvores com rostos malignos, para mim foi o grande ponto alto do livro, mas como nem tudo são flores acabei me irritando um pouco com as quebras de ritmo, por isso eu falei ali em cima sobre os 'episódios de serie', se isso tivesse acontecido umas 2 ou, no máximo, 3 vezes ok, mas se estendeu um pouco, e por mais que suas conclusões tenham sido muito empolgantes, de repente o ritmo se quebra e começa tudo de novo.

Então mesmo tendo achado o livro meio quebrado, eu recomendo a leitura para aqueles que gostam de uma boa aventura de fantasia, com elementos de fantásticos que tem um pé no terror, se eu pudesse sugerir uma forma de leitura para não ficar cansativo seria, ler um arco, depois ler outra coisa, voltar para outro arco, e assim por diante, do mesmo jeito que leriamos Harry Potter ou outra série de livros.

9 comentários:

  1. Oi, tudo bem com você? Eu sou uma grande fã do trabalho de Stephen King (nos dois últimos anos tive a oportunidade entrar em contato com algumas de suas obras), então já vou colocar esse livro na minha wishlist, ainda mais que eu sinto falta de ler livros de fantasia.
    Sucesso com o blog!
    http://escritorawhovian.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. As obras do Stephen são eletrizantes! Grande e rápido autor dos tempos modernos... É sempre um prazer conhecer cada nova trama desse King! Obrigado pelo post!

    ResponderExcluir
  3. O enredo me lembrou o da série The Flash com suas inúmeras Terras (realidades paralelas) e os duplos. Como gosto muito desse mote no seriado, acredito que iria gostar desse livro.

    ResponderExcluir
  4. Estou para ler um livro do Stephen King há séculos, devo ser a única leitora assídua que ainda não mergulhou nas histórias arrepiantes dele, né? Não conhecia O Talismã e sua resenha me deixou bem curiosa. Acho que vou começar por esse, o que acha?

    ResponderExcluir
  5. Aaah eu já li esse livro, é muito bom! 💗

    ResponderExcluir
  6. Olá, Olá, Olá!

    Cara, parece que é eletrizante esse negócio. Imagina a mãe do cara em apuros nos dois mundos. Q aflição, gente!
    E se tratando de King eu espero aflição mesmo. Mesmo com essas quebras que você disse, acho que ainda assim consigo me conectar. Há outros livros que li do autor que ao meu ver rolou disso, porém entendo mais com uma aliviada pra me dar um susto ou me deixar assustado com mais precisão novamente.

    Já vou colocar na minha lista imensa do King.

    Di ~ Vida & Letras
    www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto de uma boa aventura fantasia o/ haha Adorei a resenha, não conhecia o livro mas fiquei bem interessada pela história, confesso que fiquei com um pé atrás por conta do que vc disse sobre demorar pra fluir e ter que voltar pra entender as coisas (fico tão confusa quando isso acontece) mas vou ter que dar uma chance pra essa leitura <3
    Obrigada pela dica!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  8. Oi Dani, tudo bem?

    Do King só li uma obra e a que ele considera uma ficção científica, então, ainda não sei como me daria lendo algo de terror ou horror dele. A premissa do livro é bem interessante e com certeza desperta a minha curiosidade. Gosto de quebras na narrativa, então este ponto não seria um problema. Adorei a sua resenha, parabéns!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Legal saber dos prós e contras que você achou no livro. Fiquei pensando que sua impressão inicial, de confusão, pode até ser proposital e determinada pelo grande número de referências. Como se os autores buscassem recriar no leitor a experiência do próprio personagem. Claro, isso foi uma impressão confrontando a sinopse com as suas impressões, pois não li esse livro. Se foi proposital, é algo arriscado, pois se pode perder o leitor no início. Mas como a experiência de leitura foi boa, acho que pode ter sido um risco bem calculado... :)
    teofilotostes.wordpress.com

    ResponderExcluir