segunda-feira, junho 18

(Resenha) #50 O Império Final - Mistborn #1

Título: O Império Final
Série: Mistborn - Nascidos da Bruma
Autor: Brandon Sanderson
Gênero: Fantasia, Distopia
Desafio #50 Modinha

"Às vezes, me preocupo em não ser o herói que todos acham que sou.
Os filósofos me asseguram que este é o momento, que os sinais foram cumpridos. Mas ainda me pergunto se não pegaram o homem errado. Tantas pessoas dependem de mim. Dizem que tenho o futuro do mundo inteiro nas mãos.
O que pensariam se soubessem que o seu campeão - o Herói das Eras, seu salvador - duvidou de si mesmo? Talvez não ficassem nem um pouco surpresos. De certo modo, é isso que mais me preocupa. Talvez, em seus corações, eles duvidem - assim como eu.
Quando me olham, veem um mentiroso?"
Talvez muitos de vocês não conheçam esse livro, mas para quem acompanha os lançamentos de fantasia, com certeza este foi um dos livros mais hypados desses últimos anos, talvez seja pela premissa onde o "Escolhido" falhou em salvar o mundo, ou quem sabe por causa do autor, Brandon Sanderson que em pouco mais de 10 anos escreveu inúmeros livros e contos, e ganhou vários prêmios.


Como disse, a premissa do livro é "E se o herói da profecia falhar?". Pois bem ele falhou, e mil anos depois o mundo virou um deserto com chuvas de cinzas e à noite as brumas toma conta e escondem muitos perigos. Quem governa esse mundo é o Senhor Soberano, ele é como um Deus e está no poder mais tempo do que todos podem lembrar.

Mas nem todos estão felizes em serem governados pelo Senhor, e com os sistemas de castas, que separam muito os ricos da nobreza com dos Ska trabalhadores, que são tratados como escória. Uma dessas pessoas é Kelsier, ele decide armar um plano contra o Senhor Soberano, e para isso conta com a ajuda de vários amigos e de Vin, uma garota Ska.

Para um livro ser uma boa fantasia, tem que ter magia! E os elementos mágicos de Mistborn é o controle de metais, chamado de Alômancia, existem alguns metais nesse mundo que conferem poderes a quem conseguir absorve-lo, por exemplo, quem consegue controlar o peltre é capaz de suportar a fadiga por muito mais tempo, quem tem afinidade com o zinco, consegue persuadir as emoções de outras pessoas. Mas são poucas pessoas que possuem esses dons, e elas são capazes de controlar apenas um metal, a não ser que seja um Nascido da Bruma, que tem as habilidades de todos eles.

Brandon Sanderson tem um escrita bem dinâmica, ele apresenta muito bem o mundo e todos esses poderes para o leitor, com vários diálogos expositivos, de forma que não tem como ficar perdido, tem também um glossário explicando certinho sobres o metais, se ainda sim esquecer.

Apesar de parecer um livro denso, pelo contrário, é bem leve com várias cenas engraçadas, mas claro que também tem algumas tristes. A única coisa que me incomodou foi que nesse mundo tão miserável eles conseguem seus metais muito facilmente, tirando um que é mais raro.

Para quem gosta de romance, por muitos capítulos acompanhamos Vin, que é uma jovem e é inevitável que ela goste de alguém, foram os capítulos que mais gostei de acompanhar.

Esse é o primeiro livro da primeira trilogia, acabou bem fechadinho mas pretendo ser os demais em breve!

10 comentários:

  1. Excelente livro, eu adoro fantasia e o Brandon domina bem o tema, é um dos autores mais queridos da atualidade. Seja pelos seus mundos bem construídos, seja pela sua produtividade, ele atrai, a cada ano, mais seguidores ao seu fandom.

    Quando criança, vivia se esquivando da leitura – e, quando não conseguia fugir, sempre detestava o que lia. Isso tudo mudou quando, no nono ano da escola, uma professora lhe indicou Dragonsbane, de Barbara Hambly, romance de alta fantasia publicado originalmente em 1985 . O pequeno Brandon gostou tanto da leitura que começou a devorar literatura fantástica. Leu Robert Jordan, Melanie Rawn, David Eddings, Anne McCaffrey… Até começou a tentar escrever seus próprios livros – mas, segundo ele, não eram nada bons.

    my site: eucontigo.com

    ResponderExcluir
  2. Vi esse livro numa livraria e a capa me chamou a atenção lendo a sua resenha dá pra ver que o enredo tambem merece uma atenção e por ser fantasia acredito que irei gostar bastante! Amei a dica e esta anotada!

    Beijos,

    ResponderExcluir
  3. Achei muito interessante o poder dos personagens de controlar determinados metais, é uma associação entre o físico humano e poder da natureza. O enredo de modo geral me parece bastante criativo, para quem curte o gênero fantasia é uma boa pedida.

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol, tudo bem?

    Não conhecia este livro, mas a sua resenha me deixou bem curiosa e com vontade de já começar a ler. Gosto bastante de fantasia, é um dos meus gêneros preferidos e o enredo parece bem definido. Adorei!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Já quero pra ontem. Finalmente leio hoje uma resenha de um livro que encaixa perfeitamente no meu gosto. (Acredite, li mais de 40 resenhas já hoje) e essa foi a mais perfeita. Vou ler com certeza.

    ResponderExcluir
  6. Eu ouvi sobre esse livro em um episódio do Caixa de Histórias. Parece ser bem interessante mesmo. Fiquei mais curioso sobre o sistema de castas e o sistema de magia do que sobre a aventura do protagonista com a amiga e tal.

    ResponderExcluir
  7. Nossa fiquei muito empolgada com esse livro, sua resenha ficou uma maravilha mim deixou mais curiosa pra ler esse livro. Sucesso

    ResponderExcluir
  8. Hey
    Caraca do chocada ! Eu adoro livros nesse estilo e esse eu não conhecia ! Adorei o enredo e a forma como você passou isso !
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Caroline!!
    Eu gosto de passar por aqui porque sempre descubro um novo livro. Eu acho que o mesmo acontece com a Dani quando passa pelo meu blog rs
    Enfim, eu vi esse livro na livraria semana passada, mas não sabia do que se tratava até ler sua resenha.
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Oiiie,
    gostei do livro, não conhecia não, mas pela resenha deu pra entender do que se trata o livro, eu gostei sendo sincera, pelo visto, todas aqui tbm rsrs

    ResponderExcluir