segunda-feira, julho 9

(Resenha) #51 Beleza Perdida

Título: Beleza Perdida
Autor: Amy Harmon
Gênero: New Adult
Editora: Verus
Desafio #51 Livro New Adult



Olá pessoal o desafio de ler um livro New Adult já começou pelo fato de não saber nem as características do gênero, então tive que apelar para a internet e pelo que consegui descobrir é que a principal característica era ter personagens já legalmente adultos, mas que ainda estavam indecisos quanto o que querem da vida, com isso em mente comece a procurar por sinopses bacanas e descobri esse que fala um pouquinho do 11 de Setembro.

Mas, como muitos já sabem, tenho problemas com tramas românticas, então vamos saber como me saí na leitura?

ANTES OU DEPOIS? Fern: "Antes; a expectativa costuma ser melhor que a coisa real." Ambrose:Depois. A coisa real, quando bem feita, é melhor que sonhar acordado."
 O livro conta a história de Ambrose, uma rapaz perfeito, bonito, forte, atleta, inteligente, e ainda por cima não é o babaca do colégio, muito pelo contrario. Só que a vida do garoto não é perfeita por baixo disso tudo, Ambrose a mãe se casou com seu pai só por estar gravida, e depois de um certo tempo ela decide ir embora para NY, ele também se sente muito pressionado a ser O GRANDE ATLETA NA CIDADE, e que um dia, quem sabe, ser um atleta Olímpico. Depois do ataque as Torres Gêmeas em 11 de Setembro Ambrose decide tomar as rédeas de sua vida e decide se alistar, ele discute se seus amigos querem ir com ele, alguns gostam da ideia, outros não, mas todos vão, mas só uma parte de Ambrose consegue voltar, todos os outros e a outra parte de Ambrose são mortos na guerra.

Na outra ponta temos Fern, uma garota pequena e diminuída pelos outros, sempre sendo comparada a sua amiga que muito bonita, Fern está sempre sonhando acordada com romances de livros, ela até já está escrevendo seus próprios livro sob um pseudônimo. Outra característica de Fern é seu primo Bailey, que tem ELA (uma condição que ficou muito famosa por causa do desafio do balde de água com gelo, Esclerose Lateral Amiotrófica), Fern está sempre com ele, levando-o para onde quer que vá. Bailey é um cara que vive o dia, afinal ele não sabe quando não poderá mais viver, ele já passou pelo período de negação, o que o faz um personagem muito gostoso de acompanhar por seu humor e suas frases muitas vezes carregadas de verdades que os outros não querem muito ouvir.
Você age como se a beleza fosse a única coisa que faz as pessoas serem dignas de amor
O livro me trouxe vários sentimentos conflitantes, ele possui passagens incrivelmente inspiradoras como as do Bailey, também gosto muito das do Ambrose, ele é realmente um rapaz muito sério, e sua vida não é um mar de rosas, ele tinha tudo para ser O Pegador, mas mesmo com tantas garotas dando em cima dele ele, pelo menos no tempo do livro, só se envolveu com garotas que ele gostava de verdade. Mas ao contrario dos acertos com os garotos, a autora acabou pesando um pouco a mão com a Fern, ela saiu uma personagem monocromática, A Garota Boazinha, ela está ali para levantar a bola para o primo ou o Ambrose cortar, e são raríssimas os momentos em que ela se revolta e normalmente era em flashbacks de quando era criança.

Na resenha de Álbum de Casamento, digo que não gosto de livros cheios de adjetivos melosos, gente nesse livro tive quase uma overdose, gente do céu, era tanto 'estonteante', 'perfeição', descrição de músculos em movimento, que eu rezava para o foco voltar logo para o Ambrose.

O livro é uma releitura de a Bela e a Fera (quem me conhece sabe que não nem um pouco meu conto de fadas preferido) e possui bem os elementos, Fern vive entre livros, é uma garota que todos parecem amar, e Ambrose é o 'príncipe' todo lindo que sofre uma 'maldição' que o deixa marcado horrendamente, mas o amor sempre vence.
Não acho que obtemos respostas para todas as perguntas nem chegamos a conhecer todos os porquês. Mas acredito que vamos olhar para trás no fim da vida, se fizermos o nosso melhor, e vamos ver que as coisas que imploramos a Deus que tirasse de nós, as coisas pelas quais O amaldiçoamos, as coisas que nos fizeram virar as costas para Ele ou para qualquer crença Nele, foram as maiores bênçãos, as maiores oportunidades de crescimento.
Em fim, é uma leitura valida, as discussões levantados são tratadas com muito respeito, afinal ELA é uma doença muito séria, e o tratamento dado a veteranos de guerra também, essas pessoas passam por coisas inimagináveis e depois largadas a propria sorte para recomeçar ou dar continuidade a suas vidas, é por isso que tantos acabam se rendendo a bebida, por exemplo.

Recomendo o livro para todos, mesmo tenha sido um livro médio para mim, o fato das questões abordadas aqui é o suficiente para minha recomendação, mas para quem ama uma história de amor o livro será muito melhor aproveitado.

9 comentários:

  1. Parece ser um livro bem legal, depois vou procurar mais coisas sobre ele! Amei seu post 💙

    ResponderExcluir
  2. Esse livro está a um bom tempo na minha lista, e apesar de vários elogios a ele pela blogosfera ainda não senti aquela vontade de ler. Adorei sua resenha, pois foi bem sincera na avaliação. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Gostei do Bailey, parece ser um personagem com uma rica carga dramática. Talvez se ele fosse o protagonista o livro teria um diferencial maior. O gênero new adult não está entre os meus preferidos, mas gostei muito da sua resenha.

    ResponderExcluir
  4. Oi Dani, tudo bem?

    É muito bom ver como a leitura é diferente para pessoas. Muitas pessoas amam esse livro, todas as minhas amigas indicam, mas ainda não o li. Pelo que você narrou, creio que irei gostar, pois estou acostumada com o gênero e com o romance rs. Gostei de saber que traz alguns conflitos importantes e que faz jus a uma releitura, pois tenho visto muitos livros como "releitura", mas que não possuem referência alguma com a obra original. Adorei sua opinião!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá, não conhecia o livro mas fiquei bem interessada pelo contexto da história, fiquei curiosa com o protagonista e como ele irá lidar com sua vida pós guerra.. Gostei muito da sua resenha e fico feliz que apesar dos pontos que citou ainda ache uma leitura valida!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  6. Olá! Tudo bem?
    Eu quero ler esse livro já há algum tempo. Sempre li coisas lindas e a depender da história também me incomoda essa coisa melosa demais, que por vezes chegara ser surreal e bem forçada. Isso também me dá nos nervos. Mas pelos assuntos abordados, de fato eu leria também.

    Bjão,
    Diego França| Blog Vida & Letras
    www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir
  7. A realidade quando se apresenta traz muito mais aprendizado. As pessoas que por exemplo, se envolvem em conflitos armados, jamais serão as mesmas. Sucesso com seu blog. Paz.
    www.unalome.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oie, eu conheço o livro por recomendação de amigas, mas até o momento não tive ainda vontade de ler, mas gostei da tua resenha, ele levanta boas questões e claro é releitura de um dos meus clássicos favoritos.
    Secret Magic
    Xoxo

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito. me identifiquei um pouco com od personagens Ambrose e fern, vou adiciona-lo a minha lista de livros q QUERO ler.

    ResponderExcluir