quinta-feira, julho 5

(Dicas) #52 Trilogia


Olá galera.

O desafio agora é ler uma trilogia, mas podem ficar calmos o tempo para a leitura foi aumentado para de um mês para três. Encontrar trilogias para ler não é difícil, ainda mais agora que parece moda, o perigo é essa trilogia virar série.

As fantasias são onde mais podemos encontrar trilogias, parece que os autores já escrevem o primeiro livro pensando nisso, mas vários gêneros tem suas trilogias, a Nora Roberts, que escreve romances, tem várias. Uma coisa que ando vendo bastante ultimamente são séries de trilogias, onde as histórias são contadas no mesmo mundo criado pelo autor.

Bom, vamos parar com a conversa fiada e ir ao que interessa, as dicas?


Senhor dos Anéis, deJ R R Tolkien
Já começamos com a senhora de todas as trilogias (que papo nerd rsrsrs), mas é obvio que o senhor dos anéis não pode faltar em uma seleção de dicas sobre trilogias.

Sinopse: Numa cidadezinha indolente do Condado, um jovem hobbit é encarregado de uma imensa tarefa. Deve empreender uma perigosa viagem através da Terra-média até as Fendas da Perdição, e lá destruir o Anel do Poder - a única coisa que impede o domínio maléfico do Senhor do Escuro. Continuação de O Hobbit e início da trilogia O Senhor do Anéis, o livro revela como surgiram os anéis mágicos e como um grupo de magos, elfos e outros seres se formou para impedir que o maligno Sauron dominasse toda a Terra Média.


Trilogia Breathless - Maya Banks
Para quem curte uma romance mais quente.

Sinopse: Gabe, Jace e Ash são três dos homens mais ricos e poderosos do país. Eles estão acostumados a conquistar tudo o que querem. Tudo. Para Gabe, tudo significa realizar uma fantasia particular com uma mulher que era um fruto proibido - e que agora está pronta para ser colhida... Quando Gabe Hamilton viu Mia Crestwell entrar no salão na inauguração de seu hotel, sabia que iria para o inferno pelo que tinha planejado. Afinal, Mia é irmã de seu melhor amigo. Contudo, não é mais uma menininha. E Gabe já esperou muito tempo para colocar seus desejos em prática. Gabe já fez parte das fantasias de Mia há muito tempo, desde que era apenas uma adolescente com uma "paixonite" pelo melhor amigo de seu irmão. Mas o que pode acontecer 14 anos depois? Mia sabe que Gabe é como um sonho inalcançável, mas sua atração só fez aumentar ao longo do tempo. Agora ela é adulta, e não há motivo para não agir de acordo com seus desejos mais secretos.

Jogos Vorazes, de Susanne Collins
Não é muito nossa praia aqui no Poyo, mas para quem gostou do filme, que fez muito sucesso, ler os livros é sempre uma experiência muito mais enriquecedora.

Sinopse:Você gosta de aventura, suspense e emoção? Então, não perca a Trilogia Jogos Vorazes acondicionado em um lindo Box. São 3 livros incríveis: A Esperança, Em Chamas e Jogos Vorazes, que vão prender a sua atenção do começo ao fim.
Em uma nação chamada Panem, jovens de 12 a 18 anos são selecionados para lutar até a morte nos chamados Jogos vorazes. Katniss Everdeen se oferece para lutar no lugar da irmã, escolhida para o programa. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Até onde ela estará disposta a ir para ser vitoriosa?
Acompanhe a saga Jogos Vorazes e tenha várias horas de entretenimento!

'Saga Jaelle e Margda' - Marion Zimmer Bradley
Dentro do mundo Darkover, criado pela autora, temos vários livros com histórias independentes localizadas nos mais variados tempos, mas teve três livros contando as histórias de Jaelle e Magda.
A Dani já fez resenha dos dois primeiros que podem ser visto aqui e aqui

Sinopse: Este livro é passado após o período de redescoberta, no qual o Império Terrestre descobriu o planeta Darkover e que os seus habitantes era descendentes de colonizadores de uma nave perdida milhares de anos atrás. Esta história é sobre a Ordem das Amazonas Livres. A sociedade de Darkover é muito restritiva no que toca às mulheres e estas têm poucos direitos. As Amazonas Livres rejeitam esta atitude e, por lei, nenhum dos seus membros tem de se submeter à lei dos homens. Representam uma outra opção para as mulheres que sentem a opressão da sociedade darkovana. Este romance apresenta três partes distintas. A primeira foca-se em Rohana Ardais. Lady Rohana é informada que uma parente que tinha sido raptada mais de uma década atrás ainda se encontra viva e deseja ser salva. Rohana desafia as convenções e contrata uma equipa de Amazonas Livres com o objectivo de salvar Melora das Terras Secas. Este salvamento origina que Jaelle, a filha de Melora, seja criada pelas Amazonas Livres. Cronologicamente, passam-se doze anos entre a parte I e II do livro. Antes da parte II, dois outros livros têm lugar no tempo.

1Q84, de Haruki Murakami
Resolvi trazer um livro estrangeiro, mesmo Murakami já ser um autor reconhecido mundialmente, no Brasil é difícil ler algo fora do circuito americano.

Sinopse: 1Q84 é o livro mais ambicioso de Haruki Murakami, fenômeno da literatura contemporânea. Assumidamente inspirado na obra-prima de George Orwell, o título se situa no ano de 1984.
No primeiro volume Murakami apresenta Aomame, uma mulher que esconde a profissão de assassina. Em uma tarde, no início de abril, ela está parada em um táxi, em meio ao trânsito de uma via expressa de Tóquio. Temendo não chegar a tempo de resolver uma pendência no bairro de Shibuya, ela se vê diante de uma opção inusitada proposta pelo motorista: descer do veículo e seguir por uma escada de emergência em plena avenida. Apesar de um estranho aviso do taxista, que diz que as coisas à volta dela se tornarão estranhas, ao fazer algo tão incomum, Aomame segue a sugestão inicial. Após descer a escada e seguir seu caminho, ela repara aos poucos que certos aspectos da realidade se tornaram diferentes: por exemplo, as armas utilizadas pelos policiais não são mais pistolas e as manchetes nos jornais são completamente distintas em relação às que ela havia lido nos últimos dias. Em paralelo à trama de Aomame, o professor de matemática e aspirante a escritor Tengo se envolve em um misterioso projeto de refazer um romance escrito por uma jovem de 17 anos. Apesar do receio em assumir o papel de escritor fantasma de Crisálida no Ar, um livro fantasioso e enigmático mas cheio de pequenos defeitos, ele se convence a realizar a tarefa. Mas, para isso, deve conhecer antes a autora, uma estranha jovem chamada Fukaeri. À medida que as histórias vão se alternando, Aomame continua a perceber diferenças sutis na realidade. Ela se dá conta que, ao descer a escada de emergência da via expressa, passou de alguma forma a habitar um mundo discretamente distinto - que acaba batizando de 1Q84. Já Tengo, aos poucos, passa a reparar em estranhas semelhanças entre a ficção fantasiosa de Fukaeri e a realidade, além de perceber que parece correr algum tipo de perigo quando se vê envolvido com uma misteriosa seita. De forma alternada, Murakami narra duas histórias que aos poucos convergem.
O autor afirma que a inspiração para escrever este e outros sucessos de público e crítica vem da observação da realidade. 1Q84 faz jus ao gênio de Murakami, entrelaçando as histórias e os dramas de Aomame e Tengo, além das estranhas distorções que vão se infiltrando em suas vidas. Ele mescla suspense e distopia numa saga pós-moderna, com mundos paralelos, assassinatos e estranhas seitas. Ao final, o autor constrói uma trilogia que fala de amor, abandono e mistérios que desafiam os limites do real.

Trilogia Não Pare , de FML Pepper
É lógico que tem dica nacional, escolhi essa em especial por causa da autora, que é uma fofa, e pela paixão que ela fala sobre a obra, deixando até nós, que não gostamos dessa pegada romance adolescente, bem curiosas com a leitura.

Sinopse: Nina Scott não suportava mais a vida nômade e solitária que sua mãe, Stela, a obrigava a ter. Mudar de cidade ou de país a cada piscar de olhos, conviver com tantas perguntas que a consumiam, assombrada por mistérios de um passado guardado a sete chaves. Agora, aos 16 anos, a garota das estranhas pupilas verticais exigia respostas. E, para sua péssima sorte, elas já estavam a caminho!
Quando Stela decide ficar em Nova York, Nina acredita que seu sonho de ter uma vida normal vai se tornar realidade. Finalmente terminará o ano letivo em um mesmo colégio, poderá fazer amigos sem ter que abandoná-los em seguida, viver um grande amor, amadurecer, criar raízes... Enfim, curtir a juventude.
Mas o “normal” está muito longe da vida de Nina!
Perdida no olho de um furacão de mortes e inexplicáveis acidentes, tendo que esconder os terríveis fatos da mãe paranóica, Nina começa a desconfiar da própria sanidade mental, de tudo e de todos. O que explicaria os paralisantes calafrios, a perda de visão e de memória que experimentava sempre que alguém morria ao seu redor? O que ela teria a ver com os bizarros e sobrenaturais acontecimentos? Estariam eles interligados?
Seria a Morte sua companheira para toda a vida?
É chegada a hora da verdade.

Trilogia Mistborn - Nascidos da Brumas, de Brandon Sanderson
Claro que não podia faltar essa trilogia de fantasia tão hypada e querida pelos fans! Como falamos lá em cima, esse é um exemplo de série de Trilogias, Já temos publicados a Primeira Era e a Segunda Era. A Carol já fez a resenha do primeiro livro da primeira trilogia aqui.

Sinopse: O que acontece se o herói da profecia falhar? Descubra em Mistborn! Certa vez, um herói apareceu para salvar o mundo. Um jovem com uma herança misteriosa, que desafiou corajosamente a escuridão que sufocava a Terra. Ele falhou. Desde então, há mil anos, o mundo é um deserto de cinzas e brumas, governado por um imperador imortal conhecido como Senhor Soberano. Todas as revoltas contra ele falharam miseravelmente. Nessa sociedade onde as pessoas são divididas em nobres e skaa – classe social inferior –, Kelsier, um ladrão bastardo, se torna a única pessoa a sobreviver e escapar da prisão brutal do Senhor Soberano, onde ele descobriu ter os poderes alomânticos de um Nascido da Bruma – uma magia misteriosa e proibida. Agora, Kelsier planeja o seu ataque mais ousado: invadir o centro do palácio para descobrir o segredo do poder do Senhor Soberano e destruí-lo. Para ter sucesso, Kel vai depender também da determinação de uma heroína improvável, uma menina de rua que precisa aprender a confiar em novos amigos e dominar seus poderes.

E uma última menção honrosa vai para a trilogia da Crônica do Matador do Rei, de Patrick Rothfuss, que está em infinito hiato no lançamento do último livro, mas os outros dois são muito bons, as resenhas estão aqui e aqui.

9 comentários:

  1. Olá.

    De todas essas trilogias citadas, li apenas Jogos Vorazes e gostei bastante! E, sinceramente, foi tudo melhor nos livros. O único filme que mais gostei foi Em Chamas, porque de resto... rs E eu tenho muuuita curiosidade em ler a trilogia Não Pare!

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  2. Oi! Eu sou fã declarada, apaixonada e doente no Senhor dos Anéis, então já comecei amando a escolha! Das outras selecionadas, comecei a ler Jogos Vorazes, mas travei e a leitura não rendeu. Não conheço nenhuma das outras, e a que mais tem chances de leitura pra mim é a Trilogia Mistborn, que combina mais com meu estilo. Obrigada pelas dicas!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  3. Dessas triologias citadas eu li somente o primeiro livro dos jogos vorazes, mas tenho vontade de ler O senhor dos anéis, quem sabe um dia?
    rs

    ResponderExcluir
  4. Tenho até medo de ler alguns coisa e do nado o autor resolve fazer mil continuações. Das indicações de trilogia eu sou louca para ler Senhor dos Anéis, pois adoro os filmes, as demais eu não conheço, claro que com exceção de Jogos Vorazes que não me chama atenção. Recomendo Trilogia dos Príncipes, romance de época que eu adoro.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, nunca li nenhuma dessas trilogias, até porque sou mais adepta de livros únicos. Mas adorei a seleção, e todas são trilogias das quais sempre ouço falar muito bem. Ficou um post bem mesclado, com dicas para todos os gêneros.

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Das listadas acima, eu só li Jogos Vorazes mas tenho muita vontade de ler Não Pare a premissa me chama atenção.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Essa série da Maya é uma delicinha de ler, eu amei demais, a personagem principal é forte, a história tem conteúdo, sabe? Não me arrependo nadinha. Das suas dicas, essa é a unica que li e super recomendo.

    ResponderExcluir
  8. Oiii, das trilogias postadas, li duas: Breathless e Não Pare!... As duas me deixaram bem feliz com a leitura.. Preciso tomar vergonha e ler Jogos Vorazes.

    ResponderExcluir
  9. Oi Daniele.

    Adorei as dicas de trilogia porque conheço todas as dicas citadas, mas não li nenhuma delas. Meu maior interesse em ler é a 1Q84.

    Bjos
    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir