segunda-feira, julho 16

(Resenha) #51 - Norwegian Wood

Título: Norwegian Wood
Autor: Haruki Murakami
Gênero: New Adult, drama
Editora: Alfaguara
Desafio #51 Livro New Adult

"... uma música de fundo começou a tocar suavemente pelos alto-falantes do teto. Era “Norwegian Wood”, dos Beatles, numa lânguida execução orquestrada. A melodia me perturbou, como sempre. Mas desta vez ela me emocionou bem mais que o usual, revolvendo violentamente algo dentro de mim."

Acho que esse foi um dos temas mais difíceis de encontrar um livro, isso porque desconheço esses montes termos novos, além disso não gosto muito de ficar sub-classificando os gêneros, fico muito confusa. rsrs



Por isso, se esse livro não for um N.A. me desculpem, a verdade é que quando fiz a pesquisa encontrei muitos que não despertaram meu interesse, e pelo que pesquisamos um New Adult é um livro que fala de personagens que estão naquela fase crítica da vida entre os 20 aos 35 anos que já entraram na maioridade mas ainda estão pensando no futuro e as vezes agindo como adolescentes.

Nesse livro temos um pouco disso, apesar dos personagens principais não pensarem nem um pouco no futuro, bem, isso não quer dizer que eles vivem como se não houvesse amanhã, muito pelo contrário, eles são indiferentes, e é quase com se vivessem em um estado de letargia, não possuem muitas ambições, e a única coisa que inspira o jovem Watanabe, protagonista da história é a jovem Kizuki, namorada de seu amigo, poderia ser um triangulo amoroso normal, mas o namorado da dela cometeu suicídio.

O clima só fica mais alegre com a personagem Midori que apesar de também passar por muitas dificuldades, encara a vida e um forma mais energética, mesmo assim um pouco questionável, só pra complicar ainda mais esse triangulo, também. Aliás o autor descreve muito bem as várias nuances de personalidades, tanto dos principais quanto dos coadjuvantes, mesmo alguns deles sendo tão apáticos.

Apesar do suicídio, o livro fala muito mais do que isso, ele fala da vida e como a morte é intrínseca à ela, Murakami também fala muito sobre as banalidades cotidianas, mesmo ele sendo um escritor japonês, todos nós, humanos, temos amor e o ardor do desejo.

Essa foi a obra que lançou Murakami ao Oriente, provavelmente por conta do título que faz referência a uma canção dos Beatles. Dizem que ela foi inspirada em um caso extraconjugal de John Lennon, existe muitas teorias sobre o verdadeiro significado da letra, mas depois de ler o livro e procurar sobre os simbolismos na letra, acho que combina bastante!

Não sei se tem uma daquelas listas de livros para se ler baseados na obra, se não, deveria, porque são citados muitos livros e autores excelentes, como por exemplo A Montanha Mágica e O Apanhador no Campo de Centeio entre muitos outros.

"São muitos personagens, cada qual enfrentando diferentes situações, com suas razões e motivos, e cada qual buscando justiça e felicidade à sua maneira. E por isso todos enfrentam dilemas. Parece óbvio, não? Isso porque é fundamentalmente impossível para todos obter justiça e alcançar a felicidade."

Descobri que foi filmado um filme baseado no romance, infelizmente não assisti, mesmo assim deixarei o trailer aqui pra vocês.

11 comentários:

  1. Gosto muito de Haruki Murakami, mas confesso que esse livro traz temas polêmicos, como foi citado logo acima. Mesmo assim recomendo suas obras e essa é mais uma que nos faz refletir sobre as atitudes que tomamos.

    Gustavo
    http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderExcluir
  2. Uhhhh.... Polêmico... rsrs.... Mas a vida é assim mesmo. Não sabemos as batalhas que cada um trava dentro de si... Eu tenho inúmeras... Nada parecido com isso, mas são batalhas! Bom que tenhamos livros que nos façam refletir sobre nós mesmos!

    ResponderExcluir
  3. Não é muito o meu género mas parece interessante
    https://daquidomeucantimnho.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  4. Desconheço o autor. Vendo sua resenha, não me animo a conhecer. Tanto pelo tema como pela abordagem mais.

    ResponderExcluir
  5. Achei bem interessante e um pouco polêmico, mas bem legal esse tipo de leitura nos fazer refletir um pouco sobre nossas ações.

    ResponderExcluir
  6. Ola! Como vai?

    Eu tenho muita vontade de ler um livro desse autor, é esse eu não conhecia. Mas gostei de saber mais do que posso encontrar nele. É realmente um enredo interessante. Quanto à classificação às vezes bugs na cabeça da pessoa. Mas NA está sendo válido.

    Bjão,
    Diego | www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir
  7. Não o conhecia, mas fiquei com o gostinho de curiosidade, vou procurar conhecer e ler mais sobre pois me senti atraído

    ResponderExcluir
  8. Confesso que eu também me confundo bastante com as categorias dos gêneros kkkk, mas se tem um gênero que eu sei e que eu leio muito é o New Adult rs, acho que é porque os personagens estão na minha faixa etária...quem sabe? rs
    Apesar de gostar do gênero, esse não parece ser um livro que eu leria, não faz muito meu estilo. Mas achei interessante tudo que você destacou na resenha e gostei que o autor falou sobre vida e morte, é sempre um bom tema para se abordar.

    Grande beijo,
    Além de 50 Tons
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o autor e também não sou fã de subclassificações. O livro parece bem interessante até. Não sei se leria, mas vale a indicação.

    ResponderExcluir
  10. AAAHH... Agora fiquei curiosa para ler este livro! Assisti ao vídeo e só piorou minha curiosidade. hahaha

    Beijos!

    http://pedagogiacriativa.com

    ResponderExcluir
  11. O Murakami para mim é uma lacuna que me chama. Ainda não li nenhum livro dele, embora tenha pelo menos dois na lista de espera. Esse livro dele eu não sabia sobre o que se tratava (só sabia, por óbvio, que deveria ter alguma relação com os Beatles, já que seu título é o mesmo de uma famosa canção do grupo inglês). Saber que o livro trata do suicídio me deixou com bastante vontade de lê-lo. Certamente num futuro mergulho na obra dele.
    teofilotostes.wordpress.com

    ResponderExcluir