segunda-feira, novembro 26

(Maravilhosos Mundo King) Misery

Título: Misery
Autor: Stephen King 
Gênero: Terror
Editora: Suma das Letras 

Sinopse: Paul Sheldon descobriu três coisas quase simultaneamente, uns dez dias após emergir da nuvem escura. A primeira foi que Annie Wilkes tinha bastante analgésico. A segunda, que ela era viciada em analgésicos. A terceira foi que Annie Wilkes era perigosamente louca. Paul Sheldon é um famoso escritor reconhecido pela série de best-sellers protagonizados por Misery Chastain. No dia em que termina de escrever um novo manuscrito, decide sair para comemorar, apesar da forte nevasca. Após derrapar e sofrer um grave acidente de carro, Paul é resgatado pela enfermeira aposentada Annie Wilkes, que surge em seu caminho. A simpática senhora é também uma leitora voraz que se autointitula a fã número um do autor. No entanto, o desfecho do último livro com a personagem Misery desperta na enfermeira seu lado mais sádico e psicótico. Profundamente abalada, Annie o isola em um quarto e inicia uma série de torturas e ameaças, que só chegará ao fim quando ele reescrever a narrativa com o final que ela considera apropriado. Ferido e debilitado, Paul Sheldon terá que usar toda a criatividade para salvar a própria vida e, talvez, escapar deste pesadelo.

Mais uma verdadeira obra prima escrita por Stephen King lida, com uma das personagens mais legais do mestre.

A sinopse já dá uma belo resumo da história que você lerá no livro, então vamos direto para a minha opinião, e gente, que livro bom, tenso, claustrofóbico, tudo que um bom terror psicológico precisa ter.

Paul Sheldon (que tem o mesmo sobrenome de um romancista famoso) é um escritor que acabou de matar a personagem que o fez famoso, na verdade ele considera o primeiro livro da personagem seu pior livro, mas o público amou e seus editores pediram mais e mais livros com a personagem e assim Paul se tornou refém de sua obra. Agora ele é refém de uma doida.

Annie Wilkes é uma ex-enfermeira, viciada em Misery, e quando viu o autor jogado na estrada depois de um acidente tratou de leva-lo para casa toda animada, e logo na primeira conversa já deixou Paul preocupado com o amor de Annie por seu livro, e quando Annie lê o último livro da personagem, é como as nuvens de uma terrível tempestade tomasse conta da mulher e o tormento de Paul começa.
"Deus leva a gente quando chega a hora e um escritor é Deus para as pessoas da história, ele cria elas assim como Deus criou a gente e ninguém sabe onde Deus está nem tem como fazer Ele explicar nada, sim, tudo bem, mas escute o que eu vou dizer, seu coisa feia, e escute bem: no caso de Misery, Deus está com as duas pernas quadradas e Deus está na minha casa comendo da minha comida..."
Annie pode parecer só uma personagem má de filmes de terror, mas ela é bem complexa em sua simplicidade caipira, ela entende de 'trapaças dos escritores' por exemplo, quando algo impossível acontece para dar continuidade a trama, ela também é forte as cenas de tortura, como a famosa marretada no joelho, dá uma agonia, parece que dói na gente, isso sem falar na violência psicológica, que não vou falar muito para não dar spoiler.

Paul também dá seu show, já que ele não é um refém passivo, e nos momentos em que Annie sai ele se meche, e procura formas de se livrar do cativeiro, e nesses momentos nós leitores ficamos até sem fôlego tamanha tensão e medo dele ser pego em certos lugares ou fazendo coisas que ele deveria estar fazendo.

Um dos livros mais assustadores de Stephen King, por mostrar medos reais, Annie é uma pessoa como outra qualquer, com suas esquisitices como qualquer um, ela não gosta dos vizinhos, ela não gosta da polícia, mas hoje não conheço, pessoalmente, ninguém que goste, mas igual a estes sequestrados pirados que vemos vez ou outra na tv, Annie agora tem seu 'escritor de estimação'. A personalidade de Annie assusta pois muda rapidamente da euforia e gentileza para a raiva e tristeza, ela é uma pessoa solitária e isolada e seus momentos de prazer se encontra nos livros em especial nos romances água com açúcar como Mysery, em fim a Annie pode ser qualquer um, e isso dá muito medo.

Alguns curiosidades interessantes, nesse livro King dá alguns detalhes de como é um processo de escrita, inclusive nós podemos ler alguns trechos do Misery que Paul escreve. O livro já virou filme e deu o Oscar de Melhor Atriz para Kate Bates por Annie Wilkes, o filme também é muito bom e só por ter sido indicado ao Oscar já mostra que não é um filme de Susto, então podem ver sem medo e depois peguem o livro que é muito mais completo e temos mais a visão do livro que desencadeia a trama e os conflitos psicológicos do Paul.

9 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Eu gosto muito da escrita do Stephen King e já assistir diversos filmes/séries adaptadas, alguns bons e outros nem tanto. Misery é um dos meus livros favoritos do autor, é bem legal e gosto desses terror psicológico. Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Sempre tive vontade de ler os livros do King, mas nunca consegui criar coragem suficiente rs
    Essa história parece ser ótima e o terror psicológico deve fazer ficar com o cabelo em pé rs

    Grande beijo,
    Letícia Franca | Além de 50 Tons
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é tudo de bom, possui um enredo formidável e com muito suspense que prende o leitor nas páginas. Recomendo para todos. Excelente resenha, detalhou muito bem o livro. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá! confesso que livros de terror não são os meus favoritos e, muitas vezes, só pela sinopse meu coração de medrosa já pula a escolha hahaha. Porém, estou aberta para conhecer esses personagens tenebrosos e por mais que você disse que ele pode ser assustador, estou disposta a ler

    ResponderExcluir
  5. Omg esse livro parece maravilhoso, nunca li nada desse autor espero que com a chegada da fnac na cidade eu tenha mais variedades de livros. E que as outras e sempre livros de romance. Se esse livro virasse filme seria incrível

    https://www.luartico.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Daniele,

    Confesso que não sabia do que se tratava essa obra do King, então ler sua resenha só me fez ter um pensamento: preciso ler esse livro. Sou fascinada por obras que aplicam a violência psicológica e que nos levam a sentir profundamente tudo que o personagem sente, então isto já é motivo suficiente para me interessar. Saber que apresenta medos reais e uma mulher real, além de mostrar um pouco do processo criativo de autor, me deixa mais animada. Quero muito. Adorei conhecer sua opinião!

    beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Dani! Acredite, nunca li livros do King. Acho que é porque fico na vibe de que tudo é terror e nem procuro saber muito sobre. Mas PERAAAA, eu to aqui passando mal com a premissa maluca maravilhosa desse e, claramente, já quero. Vamos combinar que todos nós temos um pouquinho de Annie dentro de nós hahaha. Eu já me inaginei torturando autores por mortes cometidas rs. E a cabeçuda aqui nem sabia que tinha filme, mas também já vou procurar pra ver! Adorei a resenha e a dica. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Nunca li o livro mas já vi e revi o filme algumas vezes. É uma obra-prima. Stephen King sempre um mestre!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Não li esse livro, mas pelo que li deve ser uma ótima leitura. Stephen King é um mestre que sempre vale a pena a leitura.
    Abraço.

    ResponderExcluir