segunda-feira, novembro 12

(Resenha) #53 Auto-Ajuda Casamento Blindado

Título: Casamento Blindado
Autor: Renato Cardoso
Gênero: Auto Ajuda
Editora: Thomas Nelson Brasil 
#53 Um Livro de Auto Ajuda

Auto ajuda é um gênero bem amplo, escolhi um livro que falasse de relacionamentos, não que o meu esteja precisando, mas eu acho interessante saber um pouco sobre como se relacionar de maneira harmoniosa com as pessoas, uma coisa meio difícil para mim, que sou muito tímida e antissocial.
E aí, será que o livro supriu minhas  expectativas?
 O livro é basicamente uma coleção de conselhos a respeito do casamento, indo desde a faze inicial, no namoro, até os filhos e a aposentadoria, tudo com muitos exemplos incluindo exemplos vivenciados pelo próprio casal.



Então eu peguei o livro com um outro livro na cabeça o Bolsa Blindada da Patrícia Lages, que tem um ótimo blog e canal de economia, e como estávamos por uns perrengues financeiros, então imaginava que o Casamento Blindado teria dicas mais voltadas para a economia doméstica, mas as dicas são mais sobre como manter o casamento livre de tentações externas e internas contra o Casamento.
"Amar é conhecer a outra pessoa, admirar o que você conhece dele e olhar seus defeitos positivamente. Se nos dedicarmos, podemos aprender a amar qualquer pessoa ou coisa."
O livro tem dicas bem interessantes, a maioria nós meio que já tínhamos colocado em prática intuitivamente, mesmo assim são dicas importantes, como por exemplo: A época de conhecermos nosso parceiro é durante o namoro, conhecer mesmo, até aqueles hábitos horrorosos que fazemos só na nossa intimidade, porque depois de casados a intimidade será compartilhada, daí você vai achar legal que seu marido goste de arrotar assim que acaba de comer, você vai achar ruim e querer que ele mude? Mas e você vai mudar seu hábito de futucar os dentes com as unhas? (Lógico esse é um exemplo bem nojento e engraçado que a Dani inventou, só que isso de conhecer bem o parceiro antes do casamento pode te fazer ver os sinais de que uma pessoa é violenta, por exemplo).

Existe várias outras dicas muito boas, como as falas sobre filhos, sobre o fato de escolher não ter filhos, também gosto de umas analogias que ele faz sobre o casamento e uma empresa, e como alguns homens fazerem tudo para seu trabalho dar certo mas não faz o mesmo pelo casamento.
"...O casamento também é uma empresa. Ninguém se casa sem objetivos nem sem buscar resultados. Quando os noivos pensam em casamento, estão na realidade pensando em objetivos, sonhos realizados, entre eles: formar uma família; ter filhos; fazer a outra pessoa feliz e ser feliz; estar sempre ao lado de quem ama e se sentir amado; conquistar juntos materialmente; ter alguém que lhe apoie na realização de seus sonhos; alcançar o prazer sexual; ter no parceiro um amigo verdadeiro etc."
Mas o livro tem problemas, começando por ter um viés religioso, ele é um pastor, e fala claramente, logo no principio do livro, que muito da vivência do casal tem haver com a religião e que isso dificilmente ficaria fora do livro, bom eu sou agnóstica, e vejo a religião como um conjunto de alegorias, por isso as vezes me incomodava um pouco ver eles tratando 'sabedorias antigas' como alegorias a serem desmontadas e mitos Cristãos como verdades incontestáveis.

Outra coisa que me deixou desconfortável, e que vai deixar muitas mulheres também, é o conceito de Mulher Virtuosa, OK a mulher apoiar seu marido nas decisões dele, nada mais desarmonioso que um casal que não apóia as decisões um do outro, mas quando parte para coisas como, submissão, ou 'sexo a gente só sente vontade de fazer quando já estamos fazendo' foi demais para mim.
"Muitos problemas seriam resolvidos se o orgulhoso apenas dissesse: "Me desculpe, eu errei, não vou mais fazer isso."
É um livro que contém temas controversos, mas também tem dicas muito interessantes, especialmente para aqueles que querem fazer o casamento dar certo, por isso recomendo para quem se interessa por assuntos de relacionamento e para quem tem uma visão cristã do mundo.

10 comentários:

  1. Fiquei curioso para ler esse livro, a história me chamou muita a atenção pela temática abordada. Anotei a dica.

    ResponderExcluir
  2. Acho que é um livro interessante para quem quer uma luz sobre como manter seu relacionamento em harmonia, mas o foco no lado religioso não me apetece também.

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Imagino que deve ser um livro interessante para quem seja religioso e esteja querendo se guiar para um casamento mais harmonioso. Mas não sei se seria o mais indicado também rs.
    De qualquer forma, pra mim não rolaria! Só por essa questão da religião já imaginava que teriam pensamentos arcaicos sobre o papel da mulher no casamento. Concordo com você, não dá pra manter um casamento saudável sem um apoiar o outro nas suas decisões, mas pela forma que você colocou na resenha, o livro só cita que "a mulher tem que apoiar as decisões do marido". Isso me lembrou aquelas imagens dos anos 50/60 sobre como uma mulher deveria se portar pra agradar o marido. Deus nos livre!

    Grande beijo,
    Letícia Franca | Além de 50 Tons
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá: embora eu não tenha lido o trabalho ainda, acho que é recomendado especialmente para aqueles que querem ler sobre auto-ajuda para casamento a partir de uma ótica cristã. Ou também para aqueles que querem saber outra posição talvez não tão usual neste momento. Da minha percepção como um crente e ex-assistente da igreja por enquanto. Eu quero ler isso.

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro, boa indicação de leitura.

    ResponderExcluir
  6. Muito boa resenha! Não sou muito fã desse tipo de livro, mas para quem precisa há de ajudar!

    ResponderExcluir
  7. Oi Dani! Preciso dizer que eu NUNCA leria esse livro. Até gosto de livros de auto ajuda. O problema é ESSE em específico. Já vi o programa deles e acho um absurdo sem fim. Principalmente pelo viés evangélico, tão presente com ele sendo pastor e ela sendo filha de quem é. Me incomoda o modo como eles acham que mulheres precisam se subjulgar, para se darem bem em um casamento. Já vi absurdos demais, para ter o mínimo de curiosidade pelo livro, não vou mentir rs.
    Mas, achei legal você encontrar pontos positivos. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Li esse livro a um tempo atras e gostei bastante, abriu a minha mente e me ajudou muito pois encontrei no livro muitas situações que se encaixavam no meu próprio relacionamento. Gostei da resenha.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Oi Dani!!
    Olha, eu nunca tive interesse nesse livro por causa do teor religioso. Assim como você, eu também não gosto desse termo Mulher Virtuosa. Dá a impressão de que se você não segue a religião deles, você não pode ser uma pessoa boa. Fora todo esse negócio de subjugar as mulheres. Afff, pra mim não rola a leitura, mas não julgo quem leu e gostou.
    Agradeço por compartilhar sua opinião sincera sobre o livro.
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. É eu não compraria assim... Mas devo dizer que a sua resenha foi maravilhosa! Detalhada e coerente!

    ResponderExcluir