segunda-feira, novembro 19

(Resenha) #53 A Guerra da Arte

 Título: A Guerra da Arte
Autor: Steven Pressfield
Gênero: Auto Ajuda
#53 Um Livro de Auto Ajuda

Uma das coisas mais sem sentido na vida de nós, seres pensantes, é querer não fazer algo que queremos fazer, também conhecido como procrastinar, deixar pra depois. A classe artística é uma das que mais sofrem com esse dilema, e chamam isso de falta de inspiração. Steven Pressfield chama tudo isso de RESISTÊNCIA.

"A vida que vivemos e a vida não-vivida que existe dentro de nós. Entre as duas, encontra-se a Resistência."



Eu sou designer e ilustradora, então esse tema tem muito a ver com vários dilemas que passo, apesar do autor ser um escritor e roteirista, então ele serve para muitas profissões que lidam com criatividades e talvez até outras!

Nesse livro o autor conta sua trajetória de vida, de como mesmo ele tendo escrito um roteiro terrível que foi um fracasso em Hollywood, mesmo assim não desistiu "É o preço que se paga por estar na arena não nas arquibancadas. Pare de reclamar e seja grato."

"Princípios básico: quanto mais importante uma vocação for para a nossa evolução de nossa alma, mas Resistência sentiremos em persegui-la."
Assim ele não desistiu e sempre comemoravas todas as pequenas conquistas contra os vários medos até conseguir lançar um livro, que era horrível e foi descartado, e dois outro e outro e bons vieram também e cada vez mais, nem por isso a luta acabou porque a resistência é mais forte na reta final.

Pressfield começa listando as várias facetas do que ele chama de Resistência, depois também guia o leitor para identificar e evitar que ela haja sobre nossas atitudes. Para ele a Resistência é implacável e vem nos importunar de várias maneiras, pode ser na forma de medo de dar certo e não querer assumir uma responsabilidade maior, pode vir na forma de vitimismo, fundamentalismo, na busca de um apoio, entre muitas outras formas insidiosas.

Para ele as melhores formas de conviver com essa inimiga, é adquirir hábitos, TODO dia será uma luta, e a cada dia a Resistência vai te testar com novas armas. Quem sabe amanhã não surja um imprevisto e você culpe o universo de estar conspirando contra seus planos?

Outra grande dica é deixar de se considerar um amador e virar um profissional, um profissional não tem dessa de esperar os planetas se alinharem para vir a inspiração, ele tem que entregar o serviço com ou sem a grande ideia. e pasmem essa grande ideia só vem quando estamos trabalhando nela. Um jeito bem divertido de conseguir pensar em você como um profissional é ser um Você S.A., quando o seu eu artista deixar o sucesso subir a cabeça, o você empresário abaixa a crista dele, cobra resultados e planejamento.

Enfim é um livro que a cada paragrafo dá um tapa na cara e um elixir de motivação, muito bem didático e organizado, leitura de cabeceira para artistas e escritores!!

--

Vou deixar dois bônus para vocês se aprofundarem mais se tiverem gostado tema, o primeiro é uma citação da entrevista entre George Martim com Stephen King

— Como é que você consegue escrever tantos livros tão rápido, p***a? — diz George, às gargalhadas, ao autor de 54 livros e mais tantos outros contos e novelas.

King explica que tenta escrever seis páginas por dia ao longo de três a quatro horas, "embora a entropia tente intervir". Portanto, "quando tudo corre bem", ele consegue entregar um livro novo em aproximadamente dois meses.



Como superar os limites internos - baseado em "A Guerra da Arte", Steven Pressfield
que destrincha todo o livro, super indico junto da leitura!


É isso aew pessoal e borá não desistir de seus sonhos <3

10 comentários:

  1. Olá, muito interessante essa resenha, passamos por isso com certa frequência, me refiro a necessidade de nos reinventarmos e mudamos nossos hábitos, e isso exige disciplina, cuidado e vigilância... sim, é difícil, mas traz resultados incríveis.
    Emerson Lemes.

    ResponderExcluir
  2. Oi Caroline, tudo bem?

    Não conhecia essa obra, mas já fiquei aqui desejando-a. Quando você citou que cada capítulo é um tapa na cara, tive a certeza de que preciso lê-la, pois sou fascinada em obras assim. Se pararmos para pensar, realmente nos deveríamos portar como profissional em tudo que fizermos, assim como criar hábitos. Este trecho da conversa com o King faz muito sentido. Já quero!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Que interessante esse livro, certamente é uma obra motivadora, nos inspira a vencer os limites que nós mesmos acabamos nos impondo, o que por vezes acaba por nos fazer perder grandes oportunidades.

    ResponderExcluir
  4. Menina adoro livros que exploram a criatividade e que têm algo a ensinar. Eu tenho esse maldito problema de procastinação, mas pela ansiedade que me deixa louca para querer fazer muitos textos ao mesmo tempo, e acabo não terminando nenhum. Bem, eu tenho procurado livros que apresentem didáticas que possam ajudar nesse meu problema. Desing Thinking é um, e gosto muito. Eu adoro escrever e adorei teu post, é uma luz para meus olhos e minhas mãos. Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Olá Carol,
    Que Post bacana. Eu sou uma procastinadora, eu sempre enrolo muito pra fazer as coisas. Eu adorei o texto, por ter uma visão bem legal sobre isso. Auto ajuda não é muito meu tipo de leitura, mas esse livro para ser bom. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá, gostei da sua resenha. E eu, como amante de leitura, fiquei curioso. Você escreveu muito bem e me deixou com um gostinho de quero mais por essa leitura. :)

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Parabéns pela resenha, eu achei muito interessante. Parece ser um livro inspirador, gostei muito da sua indicação e impressões.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Uau, não conhecia o livro, mas a premissa me chamou muito atenção. Gosto de livros assim, que mandam a real e nos enche de motivação. Vou adiciona-lo na listinha e ler assim que puder.

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Se somente na sua resenha senti uns tapinhas na minha cara, imagina com a leitura completa do livro!?
    Não gosto de auto-ajuda, mas sempre rola as exceções. Essa é uma das que me despertaram interesse. Amo arte e de certa forma trabalho com isso também (no blog, nas fotografias, na sala de aula...).

    Ótima dica.

    Bjão,
    Diego França | Blog Vida & Letras
    www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir
  10. Mundo moderno e a procrastinação hehe, não conhecia esse livro, mas me interessa bastante conteúdo que são diretos e motivam. Obrigado pela dica
    Ate mais

    ResponderExcluir