segunda-feira, fevereiro 18

(Baú da Dani) Leituras de Janeiro

Baú da Dani


Olá gente, tudo beleza?

Nó costumamos ler muitas coisas durante o mês, mas nem tudo acaba sendo resenhado, na maioria das vezes porque queremos falar de várias coisas então outras acaba ficando um pouco para trás, e também porque trabalhamos e tudo mais e não sobra tanto tempo como queremos para nos dedicar a tudo que um post merece.

Mas esse post vai trazer um pouco de luz para essas leituras que ficam escondidas.
Como gosto de ler livros mais antigos, é capaz que muitos livros e quadrinhos que aparecer por aqui vocês não conheçam, mas acho bem legal trazer isso para vocês, porque os livros nunca morrem e a gente não precisa consumir só as novidades, e se não ficarmos sabendo que esses livros existem, fica difícil ler, né?

Bom vamos lá?


Em Janeiro rolou a já tradicional Maratona Literária de Verão, promovida pelo canal Geek Freek, esse ano rolou a versão All Star, com vários elementos que já rolou em outras edições, deem um pulinho lá pra saber como funcionou esse ano, li três livros e meio T_T as leituras foram:

Uma Casa no Fundo do Lago, Josh Malerman. Do mesmo autor de Caixa de Pássaros, e o Josh me conquistou, mas definitivamente ele não é um autor para todos, se você gosta de tudo explicadinho, melhor nem começar, o livro é bem cutinho e conta a história de dois adolescentes que, em seu primeiro encontro, descobrem uma casa no fundo de um lago, e essa casa está toda errada, as coisas não flutuam, ou, quando flutua, faz isso de uma forma fantasmagórica deixando os dois adolescentes cada vez mais obcecados pela casa. Vi a história como uma grande metáfora sobre aquele amor 'de carnaval'.
Gostei muito do livro, mas senti que faltou um temperinho especial para dar a 5ª estrela.


A Epopeia de Gilgamesh. Esse é considerado pela maioria do estudiosos como a primeira obra literária escrita, na edição que peguei temos um bom texto de apoio para nos contextualizar do período que a obra foi escrita, e de todo trabalho que foi feito para reunir as tabuas onde a obra foi escrita, as diversas versões que foi ganhando ao longo dos milênios, e principalmente, que certas partes da história nunca foram recuperadas.
A história conta as andanças do semi-mítico rei de Uruk, Gilgamesh, para ajudar sua cidade e no meio dessas andanças descobrimos diversos mitos e lendas daquela época.
Mas, devido a fragmentação do texto ao longo do tempo até chegar a nós, acho que isso acabou prejudicando um pouco as transições entre uma história e outra. Mesmo assim adorei conhecer um pouco mais da cultura de um povo tão importante para a história da humanidade.

Esse livro também foi lido para meu projeto pessoal #Leituras Para a Vida - Ano das Leituras Épicas.

Codinome Sailor V, Naoko Takeushi. A última leitura para a maratona foi essa coleção do mangá que faz parte do universo da Sailor Moon, aqui conhecemos um pouco do treinamento da Sailor V, e conhecemos um pouco da história dela, o mangá é super comédia, com um inimigo por capítulo, para quem está acostumado com mangás com histórias densas é melhor desligar o cérebro, porque história mesmo quase não tem, mas é super divertido.

Depois completei um livro sobre Marketing que estava lendo, o MARKETING 4.0 - Do tradicional ao digital - Kartajaya Hermawan, ele fala muito sobre o que os profissionais da área devem fazer para se adaptar aos novos tempos, onde as empresas não vendem mais só um produto, e sim valores, fala de várias coisas relacionadas a isso, e as mais interessantes é sobre fazer com que o público seja os vendedores, só que eu acho que li o livro errado, ao invés de usar as táticas para aprender a vender na internet acabei descobrindo as táticas para me defender dos vendedores da internet rsrsrs.

Li também os 5 primeiros volumes do mangá Sailor Moon, tenho boas lembranças da infância com o anime, ainda na antiga Rede Manchete, o primeiro arco mostra a reunião das Sailors e a revelação da Princesa Serenity, enquanto elas enfrentam um grupo que inimigos que querem o Cristal de Prata para trazer um espírito malignos de volta, mesmo com isso a história aqui tem um clima mais leve. Já o próximo arco um pouco mais tenso, a ação começa com a chegada repentina de uma garotinha misteriosa muito parecida com Sailor Moon, não passa muito tempo e as Sailors começam a serem raptadas, o que será que está acontecendo?
Gosto muito da arte da Naoko, é linda visualmente, o traço é bem leve e delicado, cheio de cabelos ao vento, movimento, realmente enche os olhos, a história é bem romântica também, e mostra um poco da insegurança do primeiro amor.

Estou lendo também, só que de forma mais lenta dois livros, um é Os Buddenbrook, de Thomas Mann, que conta a história da família Buddenbrook, e o grande clássico indiano Mahabharata.

Esses foram os livros que terminei. E vocês, com anda as leituras por aí? Conta pra gente.

13 comentários:

  1. Olá. Não conhecia esse livro do Josh, lembro que amei Caixa de Pássaros assim que lançou. Já quero procurar para ler, amo a escrita dele. Ótimo POST. Me deu ótimas dicas 😊

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem ..
    Eu não teria nenhum problema em ler o MARKETING 4.0. Na verdade penso que nós deveria ler também...
    Obrigado pela dica e com certeza vou conferir
    www.robsondemorais.blogspot.com.brï

    ResponderExcluir
  3. Olá, td bom?
    Adorei saber sobre as suas leituras de Janeiro. Fiquei com vontade e muita curiosidade para ler os da Sailor Moon ♥

    ResponderExcluir
  4. O Marketing 4.0 captou por completo a minha atenção. Obrigada pela dica :)

    https://oblogdamani.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Dani,

    Minhas leituras andam bem devagar esse mês, mas em janeiro foram razoavelmente bem. Ainda não li nenhuma dessas obras, mas "Uma casa no fundo do lago" está na minha lista de livros desejados e tenho muita vontade de ler. Interessante sua experiência com "Marketing 4.0", iria adorar essas dicas para me livrar dos vendedores hahaha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Dani!!
    Eu super entendo. A gente acaba lendo mais do que a gente posta. Todo mês tem livro que leio e não publico resenha.
    Enfim, ainda não li nada dos seus indicados, mas sempre leio críticas positivas sobre Uma Casa no Fundo do Lago.
    Bjs
    Adriana Cardoso
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Adorei a forma como que escreveu sobre vários livros, eu não consigo descrever um livro em tão poucas palavras, parabéns por fazer isso de uma ótima forma

    ResponderExcluir
  8. Oi Dani! Realmenre não conseguimos postar tueobo que lemos rs. É até impossível haha. Mas janeiro foi um mês que rendeu bastante. Dos livro que você colocou aqui, o único que eu conheço é o do Josh Malerman. Não li, mas quero muito. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Dani,

    Fiquei super curiosa pelo livro do Josh, mas confesso que já não quero ler por causa da falta de explicação rs. Isso foi algo que me incomodou bastante em Caixa de Pássaros. Mas ainda assim, fiquei MUITO curiosa pela história. Quem sabe um dia eu leio, né? kkkkk

    Grande beijo,
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Nem sempre conseguimos trazer tudo para o blog, mas gostei de saber dessas leituras. Toda leitura tem seu valor, eu tenho muita curiosidade de ler algo do Josh, e esse livro está na minha lista de leituras, mas nem sei quando irei pegar. Esse ano quero ler bem devagar, apreciar as leituras, nós que temos blog, nos cobramos demais em ter bastante conteúdo e tal, mas eu quero é ler e sentir as leituras, a história.
    ótimo post, e boa leitura!

    beijos!

    ResponderExcluir
  11. Excelentes leituras,o mês foi muito bom para você, hein! Eu desejo muito ler a casa no fundo do lago, espero poder realizar essa leitura nesse semestre ainda.

    ResponderExcluir
  12. Best Slot Machine Games to Play in 2021 - Dr.md
    Play for free at the best gambling 전주 출장샵 sites in 2021. 수원 출장샵 We break down the best slot machine games 제주 출장샵 and how 양주 출장마사지 to play them on your computer 밀양 출장샵 or phone.

    ResponderExcluir