terça-feira, fevereiro 5

(Maravilhoso Mundo Stephen King) A Metade Negra

Título: A Metade Negra
Autor: Stephen King
Gênero: Terror
Editora: Francisco Alves

Sinopse: Thad Beaumont tem um pseudônimo literário: George Stark. E este é também seu lado negro, um autor de violentos livros criminais. Decidido a se livrar de seu alter ego, Thad vê com horror a aparição, em carne e osso, de George Stark... sedento de vingança.
Beaumont gostaria de dizer que ele é inocente. Ele gostaria de dizer que ele não tem nada a ver com a série de assassinatos monstruosos que continuam chegando mais perto de sua casa. Mas como Thad pode renegar a última encarnação do demônio que, com o nome que ele deu, assina seus crimes deixando as digitais ensanguentadas do Thad?

Mais um livro raro do autor, no Brasil, lido. Será que vale a pena pagar a fortuna que se pede nos sites de leilão? Se bem que a Suma está prometendo ele para esse ano..., bem, mas vamos para a resenha rsrsr
Nesse livro conhecemos Thad, um escritor que se viu famoso logo com seu primeiro livro, o que lhe colocou o peso das expectativas de seus fãs, e isso meio que bugou o rapaz que criou um pseudônimo para escrever outras coisas sem o peso do seu nome, mas um repórter acaba descobrindo a farsa e ao invés de Thad confessar, ele resolve matar seu alter ego. Só esqueceu de combinar com seu alter ego, George Stark, que volta do túmulo para se vingar daqueles que causaram sua morte e tomar seu lugar de direito.

Esse livro foi meio que 'Metade' para mim, gostei, mas podia ter sido muito melhor, achei tudo meio arrastado até chegar ao clímax, na verdade se o livro fosse um pouco mais curto teria ficado  bem melhor, também me incomodou o alter ego ganhando uma forma física, só consegui aceitar bem mais tarde no livro e isso também foi uma coisa que atrapalhou um pouco minha imersão.

Apesar desse livro ser do Thad, acho que a grande estrela é o xerife de Castle Rock que investiga a morte de um cidadão da cidade, Allan Pangborn, que tem as digitais de Thad na cena do crime, e por mais que ele tenha ótimas razões para crer que Thad é culpado, e que ele tenha explicações razoáveis para acreditar que Thad poderia fingir todos aqueles 'álibis', ele resolve dar um voto de confiança ao escritor. Era com ele que eu me preocupava, em especial quando Allan voltava para casa.

Um fato interessante sobre esse livro é que ele foi inspirado em um fato muito interessante que aconteceu com o próprio Stephen King, para quem não sabe o autor publicou pelo pseudônimo Richard Bachman, inclusive já fiz resenhas dos livros escritos sob esse pseudônimo aqui no blog, e King teve alguns problemas como pessoas querendo revelar que era ele por traz do pseudônimo.

Eu gostei muito de três pontos que o livro mostra, o primeiro é justamente o alter ego voltando para assombrar Thad, isso é uma coisa que acontece, já li alguns casos de autores assombrados por seus personagens. Segundo o conceito de psicopombos  (quem assistiu Sabrina na Netflix já ouviu falar nisso) eu acho bem legal essa coisa de emissários do mundo inferior, a cena com eles é fantástica, e deveria ter sido utilizada mais. E por último é algo que tipo, explodiu minha cabeça, mas acho que será spoiler falar por aqui, só posso dizer que tem a ver com a cirurgia de Thad quando é criança, mas é outra coisa que devia ter sido melhor explorada.

Enfim, o livro tem muitos pontos incríveis, mas que poderiam ter sido melhor utilizados, pretendo lê-lo novamente mais para frente, mas por hora, indico para quem já conhece a obra do autor e sabe o quanto ele pode escrever até chegar onde quer.

10 comentários:

  1. Poooxa, estava gostando de saber da história, mas pena que se arrastou um pouco. Ainda não li Stephen King, sempre falo que vou pegar do meu irmao, mas nao peço rs.
    E enquanto isso agiardo a Suma dar um jeito de editar mais deles pra gente
    Bjos flooor

    ResponderExcluir
  2. King tem ums livros absurdamente raros, né? Eu me pergunto como isso é possível sendo que a Suma publica taaaanta coisa dele aqui haha, espero que saia mesmo! Em todo caso, não é um gênero que tenho o hábito de ler mas pra quem é fã realmente vale a leitura, apesar das suas considerações.

    ResponderExcluir
  3. Oi, li dois livros do autor e quero ler mais, pois curti suas histórias. Pena que o livro não foi 100%, mas gostei muito da premissa com esse alter ego ganhando vida. Amei saber que o próprio King já teve um pseudônimo.

    ResponderExcluir
  4. Admiro muito o Stephen King, por mais que seus livros não me atraiam tanto assim. Gostei da maneira como a história foi construída e também achei legal saber que psicopombos aparecem.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  5. Confesso que ainda estou muito verdinha na leitura das obras do King, mas a cada resenha positiva que leio dos livros dele fico mais curiosa. Então valeu demais pela dica, pode deixar que assim que possível irei ler mais desse gênio da escrita!!!

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito do Stephen King, mas infelizmente os livros dele são bem salgados,então acredito que vai demorar muito para ter a minha lista de livros que quero completa XD

    Gosto muito do seu blog e como sempre seu post ficou ótimo! ♥

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oiii,

    Nunca li nada do autor, é um gênero literário que não me chama tanta atenção!
    Mas gostei de ler a sua resenha e conhecer um pouco da história!

    ResponderExcluir
  8. Oieee,
    Tenho alguns livros do King, mas só li Cujo até agora, e foi bem puxado, ele é bem descritivo e isso me deixa um pouco cansada durante a leitura.
    Estou planejando tentar novamente, por isso a dica está anotada.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  9. Oi Daniele.

    Ainda não li este livro do Stephen King e pela sua resenha eu fiquei bem curiosa para lê-lo. Estou aguardando o lançamento da Suma, pois a capa já me conquistou. Geralmente as histórias do king são bem descritivas e demora um pouco mesmo para o desfecho, mas confesso que adoro a escrita dele, por isso estou bem curiosa. Parabéns pela resenha.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá.

    Nunca li nada do autor, mas sempre leio coisas maravilhosas sobre o mesmo. Uma pena que a história se arrastou em certos pontos. Quero dar uma chance, mas começarei com outro livro dele. Aliás, adoro as adaptações na Netflix! :D

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir