terça-feira, fevereiro 12

(Bujo) Daily Log - Parte 1


Olá pessoal,

Hoje chegamos a parte realmente importante do Bujo, o Daily Log, é aqui onde as coisas realmente acontecem, e como sempre vou falar um pouco de como é no método original e de como eu faço.

Mas, antes, se você não conhece o Bullet Journal (Bujo) ou perdeu os posts anteriores, então dá um pulinho aqui, aqui e aqui para saber como começar.


No método oficial você vai anotar suas tarefas dia a dia, no melhor estilo "Coisas a fazer" (ToDo), é aqui que você vai usar todos aqueles ícones que você criou (falo sobre eles aqui), mas, na prática, como fazer?

É aqui que entra o hábito que temos que adquirir para nos tornarmos mais organizados, e porque não, produtivos (isso serve para a dona Dani também) que é o de parar e anotar as suas tarefas, tirar todas aquelas coisas que ficam assombrando nossas mentes da cabeça e por no papel.

Então o primeiro passo é reservar um tempinho todo dia, pode ser a noite, ou, para o pessoal que pratica o Milagre da Manhã ou o 5amClub, e anotar tudo o que você tem que fazer HOJE (ou amanhã, se fizer a noite).

Sábado X

Do site de Ryder Carroll
  • ! Escrever post Bujo
  • Ligar para Carol
  • Lavar roupa
  • Terminar livro X
     𛲣20h Aniversário Fulano
   - Pensar no nome para a série de post Y, o provisório não está legal, mas não consigo pensar em nada U.U

No final do dia você vai ver as tarefas que concluiu, e reagendar o que não concluiu, ou se não tiver mais necessidade de reagendamento, por cancelamento por exemplo, você vai utilizar o ícone que melhor se encaixar. 

Sábado X 
  • Escrever post Bujo OK
  • Ligar para Carol
  • Lavar Roupa   Domingo
  • Terminar Livro X  (quando eu terminar, terminei T.T)
      𛲣20h Aniversário Fulano


Acervo pessoal
Você também pode, se quiser, fazer um diário mesmo, anotando pontos de destaque no dia, gratidão entre outras coisas que você achar importante. Também pode fazer marcações a respeito da saúde como, copos de água que bebeu, passos dados, para a comunidade que gosta de fazer diário de leitura você pode anotar os capítulos lidos, em fim, o bujo é uma obra aberta e flexível. 

Acervo Pessoal
O criador do método fala para fazer um dia de cada vez, afinal um dia pode não ter quase nada para fazer, no próximo tem tarefas e compromissos das 6h da manhã até 'a noite é uma criança'. Outra coisa interessante é que dá para fazer a Segunda bem cheia, na Terça, Quarta não fazer, e voltar a fazer só Quinta, não tem problema.

Isso é o bom, e o que me fez considerar o Bujo o melhor método, você pode recomeçar sempre do ponto onde você parou, é só colocar a data atual e começar a listar seus afazeres.

Acervo Pessoal
Lembre-se de sempre ver as anotações no log mensal, para saber se aquele dia já tem algo previamente marcado.
Existe outra forma (criação da comunidade bujeira rsrsrs) de fazer o Log Diário, que é de forma semanal (que é a forma como eu faço), mas estou notando que o post já está muito longo, então mês que vem eu volto com essa outra forma.

Recadinhos: Site oficial do método, saiu também um livro falando certinho como começar. Segue também nossos perfis no insta onde vira  meche coloco fotos do bujo no nosso insta @blogpoyozodance, e se vocês usarem os freebies que estamos disponibilizando aqui marca a gente, somos muito curiosas.

Estava achando que não ia ter arquivo para download hoje né? Não, não íamos fazer essa maldade, preparamos para vocês um adesivo de lista de tarefas e um para usar todos dias e acompanhar quantos copos de água bebeu, seu humor e se choveu, ou seja muitas coisas importantes =D

Printable


8 comentários:

  1. Oi! Esse ano eu troquei a agenda pelo boullet journal e foi a melhor coisa que eu poderia ter feito. Ele proporciona uma liberdade que a agenda e até mesmo o planner jamais proporcionaria. O seu post explicou bem o método, adorei!

    ResponderExcluir
  2. OI Dani, tudo bem?

    Estou adorando acompanhar os posts de Bujo de vocês e sempre pego ótimas dicas. Estou tentada a começar a planejar meu Bujo (do ano que vem) e essas dicas me animam e me dão a ideia de que não preciso ser perfeita em decoração, o importante mesmo é a praticidade que o método nos proporciona. Adorei o post, arrasou como sempre!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi,

    Confesso para vocês que não sou muita organizada eu vou fazer as coisas, que acho mais importantes mas sem planejar acho fundamental isso, e com esse post vou aproveitar para me organizar mais e método que você está proporcionando parece ser sensacional.

    Adorei,
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. A partir desse post entrei nos outros e acompanhei tudo sobre o Bujo, estou adorando e quero muito colocar em pratica o quanto antes.

    ResponderExcluir
  5. Agora me deu vontade de fazer um Bujo, porque no momento só tenho uma agenda, pois como recebo por dia uso para controlar tudo que ganho e as contas a pagar, e sempre falta alguma coisa em relação a outros planos, to pensando em dar uma chance ao bujo

    ResponderExcluir
  6. olá!
    Adorei o Bujo Daily Log, uma ótima ideia vou fazer igual por aqui... estou precisando organizar as ideias.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Eu adoro suas publicações sobre o Bujo Daily. Cada vez mais fico com vontade de fazer um pra mim... Eu amo essas coisas de organização do dia a dia.
    Parabéns pelo post!

    Grande beijo,
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Adorei conhecer o BuJo no post anterior e estou tentada a começar a fazer o meu depois desse. rs
    Amo esses métodos diários que me fazem ter mais organização, visto que já sou extremamente organizada. rs
    Beijos!!

    ResponderExcluir