segunda-feira, novembro 30

(Dicas) #10 Livro de Contos



Oi pessoal, hoje é dia de dicas aqui no Poyozo.

Então, nosso desafio era escolher um livro de Contos para ler nos próximos 20 dias, vejo muitas críticas ao contos, a maioria diz que que por ser muito curto quando começa a se apegar a história ela acaba. Mas como disse no post da Revelação, eu não tenho problemas nenhum com contos, por eles serem curtos, eles são mais enxutos, se não te atraiu, passa para o próximo e assim vai.

Agora vamos as dicas, para quem agora ainda não escolheu seus contos.



As 100 Melhores Histórias da Mitologia  
Começando as dicas com um clássico atemporal, a maioria dos mitos podem ser considerados contos quando passados para a escrita, são várias pequenas história alegóricas em sua maioria muito boas.

Sinopse
Aquilo que hoje conhecemos por mitologia grego-romana começou como histórias mágicas e alegóricas que os antigos inventaram para, na falta da ciência, responder a algumas perguntas. Como começou o Universo? Como surgiram os homens? O que há no além-mar? Para onde vão as pessoas quando morrem? O que faz um homem apaixonar-se por uma mulher e vice-versa? De onde surgiram os animais que habitam a Terra? O que ocasiona os relâmpagos? As respostas para essas e outras questões foram sendo forjadas pela sabedoria popular, isto é, não foram obras por um autor específico, mas nasceram espontânea e anonimamente da necessidade delas próprias e passaram de geração em geração em relatos flexíveis, que se modificaram conforme as circunstâncias. De tempos em tempos, um compilador decide fixá-las na forma que melhor lhe convém, daí por que hoje se podem encontrar tantas versões de cada mito. A. S. Franchini e Carmen Seganfredo escolheram contar os mitos não de um modo distanciado e acadêmico, mas como ocorria no início: como história de pessoas reais, de carne e osso, que realmente existiam. Por isso os episódios são apresentados em forma de contos. Se hoje não precisamos mais dos mitos para responder às perguntas elucidadas pela precisão científica, eles ainda são a melhor fonte para conhecer o percurso do pensamento do homem e para nos encantar com sua singeleza, beleza e fantasia. Você encontrará neste livro a história de Ícaro e seu pai, da Guerra de Tróia, dos doze trabalhos de Hércules, a explicação do mito de Sísifo, entre tantas outras.




Aprendendo a viver - Clarice Lispector
Para representar o Brasil escolhi essa autora que nasceu Ucraniana, mas cresceu brasileira. Eu só li um livro dela e considerei a escrita bem melancólica e contemplativa, nesse livro de crônicas conta seu próprio cotidiano.
Coloquei ele na lista, apesar de ser crônicas e não contos, por que os gêneros são um pouco parecidos, mas contos são histórias de começo meio e fim, já crônicas são mais reflexões críticas do autor.
Clarisse Lispector também escreveu muitos contos, é só procurar.

Sinopse
Aprendendo a Viver é uma seleção das crônicas mais confessionais escritas por Clarice Lispector na década de 70. Organizado por Pedro Karp Vasquez, o livro reúne uma série de textos em que a escritora conta sua própria vida. É Clarice Lispector na primeira pessoa, detalhando passagens marcantes de sua história, divagando sobre os temas mais variados, revelando particularidades de seu cotidiano e esmiuçando seu processo criativo. Com ele, a Editora Rocco celebra os 40 anos de publicação de A paixão segundo G.H., romance que representa um divisor de águas

Doctor Who: 12 Doutores, 12 Histórias - Vários Autores
Um clássico nerd, Doctor Who é considerada uma das séries mais longevas que temos, inclusive Douglas Adams já escreveu capítulos para a série, agora vários livros do personagem estão sendo publicados no Brasil, e neste temos contos escritos por várias personalidades literárias do momento.

Sinopse
Não é qualquer universo que pode receber 12 visitantes tão ilustres e acolher 12 interpretações tão radicalmente diferentes do mesmo herói.
Doctor Who, o fenômeno cultural britânico que conquistou o mundo, a série de ficção científica mais antiga da televisão, conta as aventuras do Doutor, um alienígena de aparência humana que trafega livremente pelo tempo e o espaço. Fascinado pelo planeta Terra e a humanidade, o Doutor está sempre acompanhado de um terráqueo enquanto viaja na sua nave, a TARDIS, por todos os cantos do universo e da história.
Para celebrar os 50 anos da série, completados em 2013, 12 dos maiores nomes da literatura fantástica da atualidade entre eles Eoin Colfer, Marcus Sedgwick, Philip Reeve, Richelle Mead, Neil Gaiman e Holly Black homenageiam o personagem com histórias inéditas na aguardada coletânea Doctor Who: 12 doutores, 12 histórias.
Em 51 anos de TV, o Doutor foi interpretado por 12 atores diferentes, cada um deles uma encarnação diferente do personagem, com personalidades e trejeitos diferentes. As muitas faces do Doutor e suas jornadas infinitas ofereceram aos criadores da série a liberdade de explorar não só as galáxias e profundezas do tempo, mas também temas que vão do lírico ao terror, numa verdadeira investigação do coração e da mente do ser humano.
É essa mesma liberdade de imaginação que agora vemos nas mãos de 12 dos autores de ficção mais queridos da atualidade, que foram conquistados pelas peripécias do Doutor, alguns desde que eram crianças, e que agora compartilham com os fãs dele e seus próprios leitores 12 visões muito particulares do personagem mais cativante deste lado da galáxia.
Lançada pela BBC britânica em 1963 e exibida em mais de 60 países, a série Doctor Who segue arrebatando novos fãs a cada dia e inspirando autores de fantasia e ficção científica de todo o mundo.


As Crônicas de Bane - Vários Autores
Ahh meu personagem preferido, escolhe esse livro por que a premissa de saber o que o personagem estava fazendo enquanto as duas história principais (As séries Instrumentos Mortais e Peças Infernais) se desenrolava, bem criativa, e mais legal é a autora permitir outras autoras escreverem em seu mundo.

Sinopse
Nesta edição ilustrada, são narradas as mais diversas aventuras do feiticeiro imortal Magnus Bane, das aclamada séries de Cassandra Clare. Entre escapadas no Peru e resgates reais na Revolução Francesa, acompanhe fragmentos da vida do enigmático mago ocorridos em diversos países e períodos históricos, com aparições de figuras conhecidas como Clary, Tessa, Will e Alec, personagens de Os Instrumentos Mortais e As Peças Infernais.


As Mil e Uma Noites
Não pode faltar este clássico que não conhece as histórias de Sherazade, já versões onde tudo é transformado em uma coisa só, mas na verdade são diversos contos que Sherazade conta para não ter que se deitar com o sultão, muitas histórias hoje famosas, são tiradas daqui como Aladim por exemplo.

Ler As Mil e Uma Noites é invadir o extravagante mundo da mais famosa compilação de contos árabes. Ninguém sabe ao certo seus autores, mas há indícios que os mesmos foram escritos entre os séculos VIII e XV, sendo reunidos neste último. Algumas pesquisas apontam que os contos mais antigos são de origem indo-iraniana e os mais recentes são populares contos egípcios.
Em cada conto, há uma lição a ser aprendida e uma moral a ser assimilada. O maior encanto das histórias, esta na exibição da preciosidade contida na cultura oriental, tão diferente da nossa e tão protegida. Ao lermos as histórias, somos, literalmente, transportados para outro mundo, um mundo encantador. Alguns dos contos como "Ali Babá e Os Quarenta Ladrões", "Simbad, o Marujo" e "Alladin", são tão famosos, que ganharam produções cinematográficas e livros próprios. Embora essas estejam entre as histórias mais famosas, o livro possui outros contos que agradam a todos os gostos.
Logo no inicio da obra, já deparamos com uma história cativante que enseja a narração das demais. Shariar é o sultão de um poderoso reino. Em virtude da traição de sua esposa, Shariar desposa, a cada noite, uma mulher diferente, que é executada logo no dia seguinte. Certo dia, Sherazade, a filha do Vizir (alto funcionário nos reinos muçulmanos) mesmo diante dos apelos do pai, foi a escolhida do sultão. Aparentemente resignada com seu destino, Sherazade tem um plano em mente?
Na primeira hora em que passa com o "soberano", através de uma sábia e inteligente estratégia, ela começa a contar uma história interessantíssima e, justamente no ponto mais instigante, ao amanhecer, ela interrompe o relato, finalizando-o só na noite seguinte, começando imediatamente outra história. Extremamente habilidosa nessa arte, Sherazade assim procede durante "mil e uma noites"? e, da mesma forma que o sultão, o leitor ficará fascinado e mais atraído para continuar a viagem pela obra. Tudo que há de mais fascinante, está presente nos contos de Sherazade.

Os melhores contos de H.P. Lovecraft
Não tem como falar de contos não indicar H.P. Lovecraft. Existe varias compilações onde os contos não estão nos mesmos livros, eu gosto muito do conto "A Cor que Caiu do Céu/ A Cor  que Caiu no Espaço" já até foi citado por aqui.

Sinopse
Os melhores contos de H.P. Lovecraft reúne, pela primeira vez em português, todos os maiores clássicos do grande mestre da literatura de horror em um volume − incluindo “O chamado de Cthulhu”, “Nas montanhas da loucura”, “A cor que caiu do espaço”, “A sombra de Innsmouth” , “Um sussurro nas trevas”, “A sombra vinda do tempo”, O horror de Dunwich” e “O caso de Charles Dexter Ward”, entre outras obras-primas do gênero. Criador do mais que famoso Cthulhu e de toda uma mitologia, de uma verdadeira cosmologia, de um “universo paralelo” cuja originalidade e poder imaginativo seduzem sucessivas gerações de leitores em todo o mundo, e se expandem irresistivelmente pela cultura contemporânea, a começar da cultura pop, Lovecraft é, também, o inventor de uma “atmosfera lovecraftiana” em que o horror reside na impossibilidade de sua apreensão... Como diz Stephen King, “Fui tragado pelo terror desolado e insidioso de ‘A cor que caiu do espaço’”. Agora, o leitor pode ser “tragado” por todos os seus melhores contos concentrados em suas mãos.


Então, gostaram das dicas, tem mais livros de contos para dar, conte para nós aqui nos comentários e vamos ler mais.

Até a próxima.

18 comentários:

  1. Olá, eu gosto muito de contos. Esses 6 que você mostrou eu ainda não li mas tenho curiosidade em ler alguns deles, por exemplo As mil e uma noites, já faz um tempinho que estou querendo ler.

    ResponderExcluir
  2. Não acredito que eu ainda não conhecia.as.crônicas de Bane, eu já li Instrumentos Mortais e estou para começar as peças infernais. Preciso desse livro na coleção.
    Mas enfim o tema aqui é contos, eu também não tenho problemas com esse tipo de livros. Aliás recomenda um chamado Amor Vampiro que conta com diversos autores nacionais.
    Beijocas
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  3. Oi!!!
    Gosto bastante de livros de contos. Clarice Lispector é sempre uma ótima indicação e gosto muito de Mitologia. As Crônicas de Bane é muito bom, os fãs da série Os Instrumentos Mortais traz alguns fatos que são bem interessantes.
    Boa Leitura.

    Beijos Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Não leio muito contos, mas estou começando a gostar um pouco mais.
    Comprei Bane a algum tempo mas ainda não tive tempo de ler, vou ler Peças infernais, reler instrumentos e depois Bane.
    H.P. Lovecraft estou esperando pra ver o que a DarkSide vai lançar, se for o livro de contos dele vou comprar porque com certeza a edição será linda.
    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma edição da DarkSide com contos de Lovecraft, será incrível, né!

      Excluir
  5. Ótimas dicas... O livro do Magnus eu ganhei em um sorteio do Skoob.
    O de mitologia só li umas partes e acabei emprestando para o meu irmão.
    bjs
    Diário de uma Psicopedagoga - http://goo.gl/Xkq1YH

    ResponderExcluir
  6. Oi, gosto de contos, li muitos no ano passado e no começo desse ano li um tantinho bom também, esse ano depois de me saturar larguei mão das leituras. Da lista que você indicou me interessei pelo
    As Mil e Umas Noites.

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Sou do tipo que não consegue gostar de contos , olha que ja tentei varias vezes , mais não sei ,não é o tipo de leitura que me prende sabe , dos livros que você citou talvez daria uma chance a As Mil e Uma Noites, pois sempre tive curiosidade em ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem??

    Gostei muito das indicações! Eu super quero ler algo da Clarice faz tempo já... Então já anotei o nome de aprendendo a viver :)

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu não curto contos, apesar de escrevê-los aos milhares... mas meu problema está no fato de não saber o que falar sobre ele. Já conhecia o da Lispector e o do Doctor Who. Me interessei bastante pelo de mitologia... gosto muito dessa temática, quem sabe eu não procure esse para ler também?

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  10. Oi
    Tudo bom?
    Não sou muita fã de contos, mas estou louca para ler As crônicas de Bane, apesar de não ter gostado muito de Instrumentos Mortais o Bane sempre foi um personagem que me deixou intrigada.
    E também sempre tive curiosidade de ler Mil e uma noites
    Adorei as dicas
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. De todos que você citou eu acho que o unico que me chamou atenção foi AS CRONICAS DE BANE, mas eu ainda não li os livros da Cassandra Clare. Tenho todos na minha estante, mas vou ler assim que puder, porque a série é bem grande né? =x Mas mesmo assim espero poder gostar bastante. Já os outros livros citados eu não curti muito não. Não faz muito meu gênero de leitura =x

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/resenha-guerra-dos-fae-chamado-as-armas.html

    ResponderExcluir
  12. Oiee ^^
    "As crônicas de Bane" é muito bom, mas achei as histórias cansativas em algumas partes *-* Não gosto muito de livros de contos, mas "As mil e uma noites" é um livro que eu sempre tive curiosidade de ler.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oiie, floor,

    Sabe não sou muito de ler contos, aliáis, não tenho nenhum livro de conto na minha estante, eu fico meia perdida, então prefiro não ler, e admiro a quem ler e gosta, porque sinceramente eu gostaria de ler rs

    Bjs amiga
    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  14. Oi Dani, sua linda, tudo bem
    Como disse na outra postagem, realmente um livro cheio de contos, não é para mim. Mas, nessa sua postagem, eu abriria mão para dois deles: As Crônicas de Bane, estou louca para ver essa série, qualquer livro dela eu leria também e Aprendendo a viver - Clarice Lispector, adoro a autora, adoro os textos dela e nessa caso não me importo se são contos ou crônicas, por ela eu leio.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oii!

    Eu tinha esse mesmo pensamento de que os contos eram ruins por serem curtinhos, mas eu confesso que depois do blog eu mudei muito de opinião! Eu conhecia esses livros mas não li nenhum deles ainda. Gostei das suas dicas >D

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  16. Já li as 100 histórias da mitologia e amei! Eu amo mitologia em geral, então fiquei fascinada por esse livro. Quero muito ler também os contos de doctor who, rs
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  17. Sou looooouca pra ler esses contos de Doctor Who! Mas... cadê $$ e tempo? kkkk ta difícil! rsrs Espero poder conferir em breve ^^

    bjs
    Brenda S. | Sonhos em Tinta

    ResponderExcluir