segunda-feira, novembro 16

(Resenha) #8 Cidade dos Ossos

Cidade dos Ossos
Cassandra Clare
Fantasia Moderna
Editora Galera

O desafio #8 foi ler um livro com Protagonista Feminina e eu escolhi esse livro especialmente por que gosto de ler o livro antes de ver o filme e também por que tinha uma certa curiosidade quanto a autora, mas será que a Clary, mocinha do livro, me agradou? mas antes vamos conhecer um pouco mais do livro. 
- Não é justo guardar segredo!
- E quem foi que disse que o mundo é justo?

Cidade dos Ossos, conta como a vida de Clary Fray muda da noite para o dia, depois de presenciar três jovens matarem um carinha de cabelo azul no depósito da boate em que estavam, Clary ouve da mãe que precisam sair da cidade, a menina tem a típica reação de 'aborrecente' de dar chilique e sair de casa, quando volta está tudo revirado, a mãe sumida e é atacada por uma coisa que ela vence de alguma maneira, mas fica ferida, então ela é salva por Jace (um dos jovens da noite anterior) que a leva ao Instituto ('esconderijo' dos Caçadores de Sombras, ou matadores de demônios) e nesse lugar ela descobre que também é uma Caçadora de Sombras e que sua vida foi cheia de mentiras e omissões de verdades. Depois disso a história se resume em encontrar a mãe de Clary, Jocelyn, e o Cálice Mortal, para fazer uma troca com a pessoa que levou ela.
Todos os adolescentes do mundo se sentem assim, arrasados ou estranhos, diferentes de algum jeito, algo como um rei nascido em uma família de camponeses por engano. Talvez não melhores, mas diferentes. E não é fácil ser diferente.
Sabe, eu até gostei do livro, algumas pessoas me falaram que talvez não ia gostar, acho que isso baixou minhas expectativas e pude curtir melhor o livro. O mundo que a autora criou me convenceu, os seres subumanos vivendo em comunhão com o nosso mundo, gosto muito das tiradas do Simon sempre citando o RPG, e animês para tentar se situar nesse novo mundo, aliás nada mais clássico do RPG que a luta entre Vampiros e Lobisomens (que depois foi tragado pelos livros). Achei a escrita da autora bem dinâmica com ação o tempo todo, os diálogos são ágeis e, apesar de todos os segredos e mentiras que o livro apresenta não dá aquela sensação de 'sei de algo, mas não vou falar' que alguns livros tem e eu detesto.

Mas tem algumas coisas no livro, que sinceramente, não precisava, com a sequencia em que Simon vira rato, achei pura encheção de linguiça, fiquei tentando encontrar uma motivação concreta dentro do enredo e não achei, os Vampiros já tinham sido apresentados, os Lobisomens apareceram depois de forma muito melhor, não serviu para mostrar de quem a Clary gostava de verdade, o Jace fez mais do mesmo, acho que só serviu para mostrar que o 'Pacto' estava com os dias contados, talvez possa ser para o rato Simon fazer aquilo..., mas aquilo podia ter sido feito na festa do Magnus Bane, aiai. Outra coisinha que me incomodou um pouquinho foi a passagem de tempo, achei bem confusa as vezes eles entravam em um lugar de dia quando sai já era noite, e de repente já estava raiando o dia de novo.
Olhe para mim, e me veja de verdade. Você consegue fazer isso?
Agora sobre os personagens: em sua maioria são bem construídos, cada qual com suas personalidade bem delimitadas, Jace, o queridinho de quase todas, tem uma personalidade bem egocêntrica bem tipica de que tem baixo auto-estima. Simon é o nerd tímido que quer se fazer notado e acaba se metendo em confusões. Hodge é protetor e triste. Luke é um doce, o meu preferido, mas ele comete o erro de deixar a Clary pitizenta irritada e até resolve o mal entendido aiai. Mas nem tudo são flores, achei os irmãos Lighwood muito mal aproveitados, Alec, é uma incógnita, prometeu tanto na primeira cena do livro e depois sumiu. Isabelle para mim foi a pior, ela servia de isca para os subumanos, sabe lutar e foi reduzida do nada à uma burra fútil qualquer.
PS: O Magnus Bane é O cara, um Divo, aparece no livro por 'segundos' e causou, amei ele de paixão, a Jocelyn também foi incrível na sua época, acho que eu gostaria de ler a história dela mais do que a história da Clary.

Bom gente já deu para perceber que não fui muito com a cara da minha Protagonista Feminina, né? Pois é, eu me pergunto, porque que as meninas são tão irritantes, o Harry Potter tem atitudes infantis e birrentas ao longo da sua série, mas a Clary chega a ser ridícula, é tudo ela quer, ela tem, ela precisa, ela, ela, ela. Na hora em que ela chamou a Isabelle de vaca do nada eu quase joguei o celular na parede, que é isso, que menina mais mimada, adorei o fora que o Magnus deu nela, até coloquei o quote aqui na resenha, mas parece que ela começou a se conscientizar que os atos dela reflete nas outras pessoas, quem sabe nos próximos livros ela cresce.
Significa: Caçadores de Sombras: mais bonitos de preto do que as viúvas de nossos inimigos desde 1234.
Gostei do livro o suficiente para ler o próximo, recomendo para as pessoas que gostam de fantasias modernas onde a ação acontece no nosso mundo sem que a gente saiba, e com adolescentes descobrindo o amor.

Dou 3 estrelas

E para acabar la pelo final do livro Clary diz que só quer sentar e assistir Trigun, ahhh Trigun é muito bom, que saudade >.< vou deixar uma música do anime aqui para vocês, acho essa música muito linda ^^

Triguns OST - Sound Life - REM


20 comentários:

  1. Acho que sou a única blogueira que não leu essa série.
    E confesso que perdi o time e não consigo mais ter vontade.
    Gostei muito da sua sinceridade na resenha. É assim que se faz bons leitores.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Adorei a sinceridade da sua resenha! Também não tenho paciencia para protagonistas birrentas rs
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas | SORTEIO 250 SEGUIDORES! NOS SIGA E PARTICIPE :)

    ResponderExcluir
  3. Ola Dani eu amo essa série já li todos os livros, amo todos os personagens criados por Cassandra, em nenhum momento me senti entediada com a leitura, me envolvi bastante com os personagens, com relação a Clary ela vai amadurecendo aos poucos, afinal todo o mundo que ela acredita existir virou de cabeça para baixo. Amo o Jace e seu ego enorme kkkkk. Leia os demais livros vai amar. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  4. Esse já não seria um dos livros que eu leria, não me chamou atenção nem quando foi lançado.
    Sempre tive problemas com aborrecentes, eles normalmente me tiram do sério e as crises imbecis me fazem abandonar a leitura.
    Então este, já é um livro que eu não leria nem amarrada... rsrs.. Acho as capas lindas, mas não tenho paciência pra encheção de linguiça e 'aborrecentisses'... kkkkkkkk

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  5. Oiii.
    Olha eu nunca li essa série. Na verdade eu tentei. Mas a premissa não me atraiu. Eu vi o filme e gostei. Agora será uma série. Bom não sei se vou assistir. Mas que bom que gostou. Gostei muito da sua sinceridade. Parabéns.

    Beijinhos
    Kah Fernandes
    Booksandcarpediem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oiie,

    Sabe acho que sou a única que nunca leu nada da séria, nunca me chamou atenção e nem me envolvi rs E nem o filme consegui assistir rs Agora a capa achei bem construída.
    Parabéns pela resenha.

    Beijos

    Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  7. Olha eu tenho quase todos os livros da Cassandra Clare, mas até hoje eu não os li, porque a série é bem pequena também né? rs
    Mas mesmo assim tenho muita curiosidade, porque dizem que ele é ótimo. É um livro de fantasia/ficção e tudo mais. É um gênero que atualmente estou precisando muito ler, porque ando bem enjoada de romance. Espero poder gostar, mas estou com receio de que seja livro de terror sabe? Eu não curto muito e espero que não seja por esse lado rs

    Mas gostei muito da sua resenha. Espero ler assim que possivel

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/resenha-menina-da-neve.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvana
      Pode ler sem medo, talvez a coisa mais medonha do livro seja Os Irmãos do Silêncio, mas os Dementadores do HP seja infinitamente mais medonhos que eles.

      Excluir
  8. Oiii!

    Aaah, a melhor coisa da vida é ler um livro e se surpreender com a história *o* Lembro quando você falou sobre a obra e fiquei feliz que tenha gostado; Meu medo de participar de desafios e não gostar do livro.
    Eu não tenho vontade de ler pois acho muito longa essa série, mas espero de coração que você curta os demais livros!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  9. Estou com os três primeiros livros da série na minha estante há meses e nunca peguei pra ler já por medo de não gostar... um amigo me disse que tinha essas enrolas na história e percebi que não tenho mais paciência pra livro cheio de coisas desnecessárias ao enredo kkkk Eu gostei bastante do filme, mas também esperava mais... então to assim... sem saber o que faço... se leio ou compro uma bicicleta kkkkk

    bjos,
    www.sonhosemtinta.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler algum livro da Cassandra. Eu tenho esse, mas me falta tempo para ler. só vi o filme e amei a história.
    A resenha está maravilhosa e me deixou muito instigada a lê-lo o mais rápido possível.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu li essa série inteira, são 6 livros, e realmente a Clary dá nos nervos em quase toda a trama. O Jace pior ainda, aff. Achei um pouco "romance infanto-juvenil" . Gostei desse mundo paralelo criado pela autora e foi o que me motivou a ler outra série da Cassandra Clare : As peças infernais - que, pra mim, foi um dos melhores romances que eu já li. Bjs

    ResponderExcluir
  12. Ooi,
    Depois de ler esse livro desanimei totalmente da série, não gosto dos protagonistas e nem da forma que o enredo é conduzido kkk
    Vitória Zavattieri

    ResponderExcluir
  13. Oi!!!
    Já li toda a série e gostei. Somos duas porque também não sou muito fã das protagonistas; sendo que depois a Clary vai ganhando meu respeito nos outros livros, mas os meus personagens preferidos são o Sam, Izzy e Magnus e Valentim o que tem de mal tem de bonito kkk.

    Abraços, Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  14. Hahaha adorei sua resenha, ri muito na parte do rato e do celular na parede..
    Sinceramente não é um livro que me chama muito a atenção, séries, séries, séries... Roubam muito tempo, eu não tenho paciência kkkkkk
    Mas adorei de verdade a sinceridade da sua resenha. (leria só pra rir com rato)
    Beijos.

    Giuliana

    ResponderExcluir
  15. Olá.
    Tudo bom?
    Eu tinha até comprado a série para ler, mas não sei porque acabei me desfazendo dela e pela sua resenha acho que fiz o certo, não gosto quando autora enche linguiça no livro, parece que não tem mais o que contar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Se surpreender com a história é sempre bom, mas essa leitura eu não faria, não é meu gênero favorito e a autora não me cativou com sua escrita. Mas pra você que gostou, com certeza vai amar os demais volumes.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Olá,

    Acredito que eu li esse livro no ano passado, e gostei. Estou com a continuação aqui em casa, mas estou enrolando para ler porque não tenho os outroa volumes e são 6. Eu gostei da escrita da Cassandra e pretendo, sim, continuar a série.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Achei sua resenha bem legal. Gostei um pouco mais do livro do que você, mas minha paixão pela série morreu no terceiro livro.
    Acho que a Cassandra viajou um pouco ao escrever mais e mais livros para essa série e acabou enchendo linguiça. Por incrível que pareça, achei o filme muito melhor que o livro - talvez seja apenas impressão, mas é isso que sinto.
    Espero que você curta mais do que eu os próximos livros.
    Beijos
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  19. Oii,
    Confesso que não tinha nenhum interesse em ler esse livro, e depois da sua resenha, continuei não tendo interesse nenhum..hahaha. Gostei dos pontos que você citou sobre os personagens e a história, e me fez chegar a conclusão de que não lerei a série. Parabéns pela resenha está mara viu!!! :D

    beijos

    ResponderExcluir