segunda-feira, novembro 9

(Dicas) #9 Livro com Título em uma Única Palavra




Olá, fofuras!!

E aí, como anda as leituras, já escolheram um livro que tenha uma Única Palavra no Título?

É... realmente parece um pouco difícil encontrar um, normalmente ele está acompanhado de um artigo, ou tem um subtitulo qualquer, e, as vezes, o livro que era um título único, ganha um subtítulo na edição brasileira como com Carrie, que ganhou um 'A Estranha' no Brasil.


Hoje vamos dar umas dicas, para ajudar quem ainda não conseguiu encontrar um livro com título com uma única palavra, então vamos lá:

Coraline, Neil Gaiman
Coraline é uma fofura, um conto de fadas moderno escrito para o publico juvenil, que passa valores muito importante para as crianças.

Primeiro livro de Neil Gaiman escrito especialmente para o público juvenil, Coraline é um conto de fadas às avessas que reconhece a subestimada e, por vezes esquecida, maturidade da maioria dos jovens leitores. Nele, Gaiman encara pela primeira vez o desafio de escrever fantasias assustadoras para as crianças e vai além dos tradicionais dragões, príncipes encantados, frágeis princesas ou gigantes padronizados que habitam esse universo, criando uma personagem com a qual as crianças podem facilmente se identificar.

A história de Coraline é de provocar calafrios. A narrativa dá muitas voltas e percorre longas distâncias, criando um ‘outro’ mundo onde todos os aspectos de vida são pervertidos e desvirtuados para o macabro. Ao mesmo tempo sutil e cruel, o autor gosta de desafiar as imagens simples dos livros infantis tradicionais. As crianças vão se deliciar com o frio que correrá em suas espinhas durante a leitura e ficarão até agradecidas por existir um escritor que finalmente se recusa a tratar com condescendência uma plateia ávida por empolgantes contos de terror.

No livro, a jovem Coraline acaba de se mudar para um apartamento num prédio antigo. Seus vizinhos são velhinhos excêntricos e amáveis que não conseguem dizer seu nome do jeito certo, mas encorajam sua curiosidade e seu instinto de exploração. Em uma tarde chuvosa, a menina consegue abrir uma porta que sempre estivera trancada na sala de visitas de casa e descobre um caminho para um misterioso apartamento ‘vazio’ no quarto andar do prédio. Para sua surpresa, o apartamento não tem nada de desabitado, e ela fica cara a cara com duas criaturas que afirmam ser seus “outros” pais. Na verdade, aquele parece ser um “outro” mundo mágico atrás da porta. Lá, há brinquedos incríveis e vizinhos que nunca falam seu nome errado. Porém a menina logo percebe que aquele mundo é tão mortal quanto encantador e que terá de usar toda a sua inteligência para derrotar seus adversários.

Duna, Frank Herbert
Um clássico da ficção científica, Duna é um livro complexo no inicio, com uma longa descrição das maquinações políticas que dão forma ao universo criado Frank, mas logo depois da primeira parte o livro ganha uma agilidade te prendendo em todo aqueles 'planos, dentro de planos, dentro de planos'.

A vida do jovem Paul Atreides está prestes a mudar radicalmente. Após a visita de uma mulher misteriosa, ele é obrigado a deixar seu planeta natal para sobreviver ao ambiente árido e severo de Arrakis, o 'Planeta Deserto'. Envolvido numa intrincada teia política e religiosa, Paul divide-se entre as obrigações de herdeiro e seu treinamento nas doutrinas secretas de uma antiga irmandade, que vê nele a esperança de realização de um plano urdido há séculos. Ecos de profecias ancestrais também o cercam entre os nativos de Arrakis. Seria ele o eleito que tornaria viáveis seus sonhos e planos ocultos?


Sussurro, Becca Fitzepatrick
Vejo muitas resenhas positivas dessa série, e pelo que eu leio é um livro com muito romance e ação.

Sinopse
Se apaixonar nunca foi tão fácil… ou tão mortal. Para Nora Grey, romance não era parte do plano. Ela nunca se sentiu particularmente atraída por nenhum garoto de sua escola, não importa o quanto sua melhor amiga Vee os empurre para ela. Não até a chegada de Patch.
Com seu sorriso tranquilo e olhos que parecem enxergar dentro dela, Nora é atraída por ele contra seu bom senso. Mas após uma série de acontecimentos aterrorizantes, Nora não sabe em quem confiar. Patch parece estar onde quer que ela esteja, e saber mais dela do que seus amigos mais íntimos.
Ela não consegue decidir entre cair nos braços dele ou correr e se esconder. E quando tenta encontrar algumas respostas, ela se acha próxima de uma verdade que é bem mais perturbadora do que qualquer coisa que Patch a faça sentir. Pois Nora está bem no meio de uma antiga batalha entre os imortais e aqueles que caíram – e, quando se trata de escolher lados, a escolha errada poderá custar sua vida.

Antiterapias, Jacques Fux
Esse livro é um pouco diferente do que costumo ler, mas gostei muito das reflações que o autor propõe, como a inclusão de um diferente em uma comunidade já estabelecida. Essa é uma dica até para mim, porque conheci o livro fazendo a pesquisa para esse post.


Antiterapias' é, antes de tudo, um diálogo com a literatura. O personagem central mistura suas histórias de vida a referências literárias escondidas incorporadas ao falar de si, de suas memórias. Partindo do contexto judaico, da frase Borgiana 'que a história tivesse copiado a história já era suficientemente assombroso; que a história copiasse a literatura era inconcebível' e sempre acompanhado pelo livro de Philip Roth, 'Complexo de Portnoy', o texto discute a inserção de qualquer estrangeiro em uma comunidade. Com frases curtas, de não raramente apenas uma palavra, o livro desperta no leitor imagens, sensações e questionamentos, além de promover uma discussão sobre o problema do plágio literário. Testemunho, memória, masturbação, ficção, História, Cabala, Bíblia e literatura se embaralham e permeiam a biografia de um jovem judeu em busca do seu lugar face à Diáspora e aos guetos na contemporaneidade. Perseguido pelo dibouk (demônio) e em busca da mulher, o personagem narra sua vida, encontros e desencontros repletos de ironia, iconoclastia, citações e plágios literários desde a tenra infância até seus trinta e três anos. Em tom muitas vezes poético e profético e em outras vulgar e leviano, o autor descreve momentos vividos e dogmas enfrentados no colégio, nas relações familiares, sentimentais e sociais. Através de suas memórias e invenções, o personagem procura se inserir na Literatura, seja ela histórica, seja ela fantástica. Escrito em primeira pessoa, o livro pode ser lido também como uma sessão de psicanálise em que o personagem principal tenta se desvencilhar das amarras e máscaras judaicas. Critica a religiosidade como única forma de ser judeu. Num diálogo contraditório com a voz do narrador, constrói outra história dentro da história sugerindo uma perseguição a um dos mais cruéis nazistas foragidos da 2ª Guerra, Martin Bormann.


Claraboia, José Saramago.
Escolhi Saramago especialmente porque ele é um ganhador do Nobel de Literatura, conheço só o Ensaio Sobre a Cegueira dele, e achei muito bom, quando li a sinopse desse também achei bem interessante, ele parece gostar do desenvolvimento da sociedade, então está aí uma dica de um autor clássico moderno para conhecer.

Primavera de 1952. Um prédio de seis apartamentos numa rua modesta de Lisboa é o cenário principal das histórias simultâneas que compõem este romance da juventude de José Saramago. Os dramas cotidianos dos moradores — donas de casa, funcionários remediados, trabalhadores manuais — tecem uma trama multifacetada, repleta de elementos do consagrado estilo da maturidade do escritor, em especial a maestria dos diálogos e o poder de observação psicológica.

As janelas, paredes e corredores do velho edifício lisboeta são testemunhas privilegiadas das pequenas tragédias e co-mé-dias representadas pelos personagens. As peripécias de Lídia, uma bela mulher sustentada pelo amante misterioso, e Abel, um jovem outsider à procura de um sentido para a vida, se contrapõem ao árduo cotidiano dos outros moradores. As narrativas paralelas do livro são organizadas segundo as divisões internas do prédio, do térreo ao segundo andar.


Amaldiçoado, Joe Hill
Vira e mexe estou indicando livros de King para vocês, mas hoje indico um livro do filho dele, Amaldiçoado veio com o nome de O Pacto, mas quando lemos o título parece que o personagem fez um pacto com alguma coisa, o que não acontece no livro, mas Amaldiçoado também não seria a tradução, o livro deveria se chamar Chifres, simples assim, né?

Ignatius Perrish sempre foi um homem bom. Tinha uma família unida e privilegiada, um irmão que era seu grande companheiro, um amigo inseparável e, muito cedo, conheceu Merrin, o amor de sua vida. Até que uma tragédia põe fim a toda essa felicidade: Merrin é estuprada e morta e ele passa a ser o principal suspeito. Embora não haja evidências que o incriminem, também não há nada que prove sua inocência. Todos na cidade acreditam que ele é um monstro. Um ano depois, Ig acorda de uma bebedeira com uma dor de cabeça infernal e chifres crescendo em suas têmporas. Além disso, descobre algo assustador: ao vê-lo, as pessoas não reagem com espanto e horror, como seria de esperar. Em vez disso, entram numa espécie de transe e revelam seus pecados mais inconfessáveis. Um médico, o padre, seus pais e até sua querida avó, ninguém está imune a Ig. E todos estão contra ele. Porém, a mais dolorosa das confissões é a de seu irmão, que sempre soube quem era o assassino de Merrin, mas não podia contar a verdade. Até agora. Sozinho, sem ter aonde ir ou a quem recorrer, Ig vai descobrir que, quando as pessoas que você ama lhe viram as costas e sua vida se torna um inferno, ser o diabo não é tão mau assim.
Essa foi a nossa lista de dicas para esse tema, mas temos vários outros livros, inclusive já resenhados espalhados pelo blog como por exemplo Psicose, que é muito bom.

Então já escolheram algum? Se for da lista fale mais sobre ele, Se tem outro livro em mente, nos conte qual? No post da Revelação, teve muitas dicas também! 
Vamos bater um papo aqui nos comentários.

PS: A imagem de capa é da Sandra Ortuno e ela tem uma lojinha no Etsy, onde vende além das canecas, outros artesanatos muito bonitinhos, se alguém quiser conhecer só clicar no link.

Até a próxima pessoal o//

18 comentários:

  1. Joyland ou Revival do Stephen King <3
    Publicaram aqui com o título em inglês.

    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu quero muito ler Coraline e Sussurro, vou colocar um nessa listinha, acabei de ler um chamado Padma =D

    ResponderExcluir
  3. Adorei a tag e acho que vou responder no meu blog. Quero muito ler Coraline mas nunca li nada do Neil Gayman e não sei se devo começar por esse. Li Claraboia do Saramago e é um dos meus prediletos dele.
    Adorei suas respostas
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Ivi, que legal que tenha gostado da Tag!
      Do Neil eu li Coraline e o Oceano no fim do caminho, ambos são juvenis e com um pegada de fantasia, bem diferente das historias que ele fazia para Quadrinhos.

      Excluir
  4. Oie!
    Adorei as dicas de livros, e sabe que nunca tinha pensando em livros com apenas um nome no título? O mais engraçado foi que quando comecei a pensar em algum título nem me atentei para a série que estou lendo, a Saga Lux entrava para essa lista: todos os livros tem um nome só na capa, rs.
    Tenho curiosidade para o livro Coraline, pois assisti a animação e gostei muito. Acredito que vou gostar desse livro.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  5. Oiiie, tudo bem? Você acredita que não tenho nenhum livro com uma única palavra no título ? rs
    #vergonha. Adorei as suas dicas, principalmente a Coraline de Neil Gaiman, adoro contos de fadas, estou lendo um, acredito que vou gostar muito.

    Parabéns, adorei as suas respostas.

    Beijos florzinha..

    Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se gosta de contos de fadas, com certeza irá gostar de Coraline!
      Hehe eu só me dei conta que já tinha lido alguns assim só agora que pesquisei pra fazer o post!

      Excluir
  6. Olá!

    Tenho alguns livros com um nome só, mas não lembro de nenhum agora hahaha mas, dos seus citados, quero ler Claraboia, faz um bom tempo que não leio nada do Saramago...

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oiii!

    Eu não li nenhum desses livros :O
    Na verdade eles não fazem meu estilo favorito, maaaaas eu confesso que agora tô aqui pensando em qual livro eu tenho de um nome só SUHASUHAu é dificil isso HSAUHSUAS
    Não me lembrei de nenhum :(


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Caroline, menina a coisa complica se tratando de livros com um único nome né? Desses que tu colocou eu não li nenhum mais destes tem um que eu sempre tive a curiosidade de ler que é sussurro. As capas dessa série são maravilhosas. Voltando a tag, pensando aqui em livros com um único titulo me lembrei que estou lendo um assim que se chama Tensão. Não estou gostando muito mais vamos ver o que acontece. kkkk

    bju
    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito do José Saramago, mas não li Claraboia ainda. Já li algumas coisa de King e gostei, mas de seu filho ainda não, embora já esteja com o livro em mãos. Enquanto lia o teu post, vieram-me à lembranças dois livros que já li há algum tempo e que possuem uma palavra só no título: Aura, de Carlos Fuentes e Clarissa, de Érico Veríssimo. Recomendo os dois.

    ResponderExcluir
  10. Nunca pensei em ler conto de fadas. Acho bem legal ver o mercado crescendo para todos os tipos de gosto. Bem livros que eu li com uma letra me lembro de Obstinada, Intenso da Sylvia Day. Que por sinal são muito bons. Não tive a oportunidade de ler nenhum desses. é tanta coisa pra ler e a fila só cresce!

    bjus

    ResponderExcluir
  11. Oie, eu nunca pensei em ler livros que tem só um nome. Pensei um pouco e não me lembrei se já li um sem subtítulo ou com o artigo. Achei interessante isso e só me interessei mesmo por Coraline. Eu assisti ao filme e fiquei um pouco confusa e assustada com aqueles botões nos olhos. E aquele outro mundo é muito bizarro!!
    Mas eu quero ler esse livro sim ahha!!
    Beijin...

    ResponderExcluir
  12. Olá Carol,
    Nunca parei para refletir sobre a quantidade de nomes que um livro tem, mas já li vários com apenas um nome (Extraordinário, Divergente...) E quero muito ler Coraline e Amaldiçoado!
    Adorei as indicações, adoro a série da Becca.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  13. Muito legal essa TAG
    Da dua lista, gostei de Amaldiçoado e Coraline.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  14. Oi Caroline!
    Li Gelo Negro da Becca Fitzepatrick e fiquei curiosa pra ler Sussurro e os outros livros da série!
    Ao contrário dessa tag, já li dois livros que tinham muitas palavras: "Tudo que voê e eu poderiamos ter sido se não fossemos você e eu" e "A extraordinária viagem do Faquir que ficou preso em um armário Ikea" HAHAHA os dois são muito bons!
    Quero ler Extraordinário e Coraline!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oii, tudo bem?
    Ainda não li nenhum dos livros citados,mas tenho interesse em ler o Amaldiçoado, ouço comentários bem positivos sobre ele.
    Amei o post, parabéns.
    Bjs da Mary
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá, adorei suas escolhas. Eu amo Sussurro e Coraline!!
    Tenho vontade de Amaldiçoado, não vejo a hora!
    beijos e boas leituras!

    ResponderExcluir