quinta-feira, abril 5

(Dicas) #49 Livro Com Música


Olá pessoal

E ai, descobriram algum livro na estante que tenham músicas na trama, ahh esse foi bem fácil, né? Mas se mesmo assim você ainda não conhece livro com música vamos deixar uma listinha para vocês, tentei não ser tão óbvia, então espero que gostem.



Christine - Stephen King
King ama tanto a música quanto escrever, ele já foi até dono de uma rádio que dava oportunidades à novas bandas de rock, além dele mesmo ter feito parte de uma banda durante um tempo. Vários de seus livros falam sobre música de alguma forma, com personagens cantores e com bandas, ou alguma música que ressoa durante o enredo.
Dentre todos eles escolhi Christine, que insistia em tocar em seu rádio apenas músicas cinquentinha, mas escolhi esse livro porque a cada começo de capítulo King escolheu um trecho de alguma música que tenha o carro e a estrada em sua letra, simplesmente genial.
Esse livro já tem resenha qui no blog.

Sinopse: Arnie Cunnigham era um perdedor. Rosto coberto de espinhas, desajeitado com as garotas, magro demais, passava os dias pelos corredores da escola, tentando fugir da gozação dos colegas. Isso até Christine entrar em sua vida. Amor à primeira vista. A partir desse dia, o mundo ganha novo sentido. Tudo o que Arnie quer é estar junto de Christine. Mas não espere um novo Romeu e Julieta, tratando-se da mente assombrosa de Stephen King. Christine é um carro. Um Plymouth Fury 1958. Um feitiço sobre rodas que se apodera de Arnie e faz dele alguém diferente. Há algo poderosamente maligno solto pelas estradas de Libertyville. Uma força sobrenatural que vai deixando seu rastro de sangue por onde passa.


Piano Vermelho - Josh Malerman
Esse livro é bem 8 ou 80, amado ou odiado, a Dani faz parte dos que amaram, aqui temos uma banda em busca de um Som misterioso, e como Josh também é músico além de escritor esse tal som não ficou apenas com um som, ele é um acorde, possui notas, e eu achei isso muito interessante. No livro também temos um música que está sempre aparecendo no enredo.

Sinopse: Ex-ícones da cena musical de Detroit, os Danes estão mergulhados no ostracismo. Sem emplacar nenhum novo hit, eles trabalham trancados em estúdio produzindo outras bandas, enchendo a cara e se dedicando com reverência à criação — ou, no caso, à ausência dela. Uma rotina interrompida pela visita de um funcionário misterioso do governo dos Estados Unidos, com um convite mais misterioso ainda: uma viagem a um deserto na África para investigar a origem de um som desconhecido que carrega em suas ondas um enorme poder de destruição.
Liderados pelo pianista Philip Tonka, os Danes se juntam a um pelotão insólito em uma jornada pelas entranhas mortais do deserto. A viagem, assustadora e cheia de enigmas, leva Tonka para o centro de uma intrincada conspiração.
Seis meses depois, em um hospital, a enfermeira Ellen cuida de um paciente que se recupera de um acidente quase fatal. Sobreviver depois de tantas lesões parecia impossível, mas o homem resistiu. As circunstâncias do ocorrido ainda não foram esclarecidas e organismo dele está se curando em uma velocidade inexplicável. O paciente é Philip Tonka, e os meses que o separam do deserto e tudo o que lá aconteceu de nada serviram para dissipar seu medo e sua agonia. Onde foram parar seus companheiros? O que é verdade e o que é mentira? Ele precisa escapar para descobrir.
Com uma narrativa tensa e surpreendente, Josh Malerman combina em Piano Vermelho o comum e o inusitado numa escalada de acontecimentos que se desdobra nas mais improváveis direções sem jamais deixar de proporcionar aquilo pelo qual o leitor mais espera: o medo.




Rita Lee - Uma Autobiografia
Acho que é bem legal colocar como dica uma biografia de alguém que viveu a música durante tanto tempo, e a Rita é um marco na música brasileira, na minha opinião.

Sinopse: Do primeiro disco voador ao último porre, Rita é consistente. Corajosa. Sem culpa nenhuma. Tanto que, ao ler o livro, várias vezes temos a sensação de estar diante de uma bio não autorizada, tamanha a honestidade nas histórias. A infância e os primeiros passos na vida artística; sua prisão em 1976; o encontro de almas com Roberto de Carvalho; o nascimento dos filhos, das músicas e dos discos clássicos; os tropeços e as glórias. Está tudo lá. E você pode ter certeza: essa é a obra mais pessoal que ela poderia entregar de presente para nós. Rita cuidou de tudo. Escreveu, escolheu as fotos e criou as legendas - e até decidiu a ordem das imagens -, fez a capa, pensou na contracapa, nas orelhas... Entregou o livro assim: prontinho. Sua essência está nessas páginas. E é exatamente desse modo que a Globo Livros coloca a autobiografia da nossa estrela maior no mercado.” - Guilherme Samora, jornalista e estudioso do legado cultural de Rita Lee.


Sonata em Punk Rock - Babi Dewet
Para as fã de romance exite várias séries que exploram a música e principalmente Os Músicos para desenrolar as tramas de amor, pesquei esse nas várias opções por mesclar dois estilos musicais que me agrada o rock mas pesado e a música erudita.

Sinopse: Por que alguém escolheria uma orquestra se pode ter uma banda de rock? Essa sempre foi a dúvida de Valentina Gontcharov. Entre o trabalho como gerente do mercado do bairro e as tarefas de casa, o sonho de viver de música estava, aos poucos, ficando em segundo plano. Até que, ao descobrir que tem ouvido absoluto e ser aceita na Academia Margareth Vilela, o conservatório de música mais famoso do país, a garota tem a chance de seguir uma nova vida na conhecida Cidade da Música, o lugar capaz de realizar todos os seus sonhos. No conservatório, Tim, como prefere ser chamada, terá que superar seus medos e inseguranças e provar a si mesma do que é capaz, mesmo que isso signifique dominar o tão assustador piano e abraçar de vez o seu lado de musicista clássica. Só que, para dificultar ainda mais as coisas, o arrogante e talentoso Kim cruza seu caminho de uma forma que é impossível ignorar. Em um universo completamente diferente do que estava acostumada, repleto de notas, arpejos, partituras, instrumentos e disciplina, Valentina irá mostrar ao certinho Kim que não é só ele que está precisando de um pouco de rock and roll, mas sim toda a Cidade da Música.


O Canto do Violino e outros ensaios inéditos - Otto Maria Carpeaux
Recentemente comecei a ler A História da Literatura Ocidental do autor e fiquei bem impressionada com o conhecimento cultural dele, procurando outras obras, descobri que ele também escreveu muito sobre música, em especial a erudita, outro grande interesse meu.

Sinopse: Este volume é uma coletânea de 26 ensaios inéditos de Otto Maria Carpeaux, até então dispersos em jornais brasileiros, reunidos pela primeira vez. Os textos foram escritos entre 1948 e 1958. Nestes ensaios, Carpeaux trata de diversos aspectos da música erudita, além de desenvolver, de maneira brilhante, formas musicais para desenvolver questões literárias, e vice-versa. "O Canto do Violino" é um livro para músicos, estudiosos e para o público interessado em geral.


A Playlist de Hayden - Michelle Falkoff
Para quem gosta de 13 porquês esse livro e tem uma premissa bem parecida, mas possui um carga de mistério um pouco mas desenvolvida. 

Sinopse: Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente. Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava. A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.


Agora é com vocês, tem alguma dica para nós? Já conhecem algum dos citados? Falem aí nos comentários.

5 comentários:

  1. Que bacana essa sua seleção, achei o tema bem criativo! Música e livros são expressões artísticas que me atraem e que podem caminhar muito bem juntas. Sou fã de Stephen King e gostei da citação sobre Christine.

    ResponderExcluir
  2. Sou apaixonada por música, gosto muito de ler (não tanto quanto de musica enfim... rs), não conhecia esses livros e os que mais chamaram minha atenção foi o do Stephen King e o da autobiografia da Rita Lee, afinal, na minha opinião ela é incrível e super talentosa, deve ter muita historia para contar... obrigada pelas dicas...

    ResponderExcluir
  3. Oi Dani, tudo bem?

    Eu amo a mistura da música com livros e creio que essa mistura torna a leitura ainda mais prazerosa e incrível. Ainda não li nenhuma das obras que você indicou, mas a maioria está na minha lista. Adorei o post, maravilhoso!

    ResponderExcluir
  4. Oi Dani!!
    Nossa, eu amo livros que misturam musica. Meu preferido da vida tem trilha sonora exclusiva para o livro e durante a história os personagens vão compondo essas músicas. É muito maravilhoso!!
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá, boa tarde!
    Muito legal seu post, embora que não consiga ler ouvindo música e vice-versa. rs
    Têm muitos livros com trilhas sonoras mesmo, é bem impressionante.

    ResponderExcluir