quinta-feira, abril 12

(HQ) MSP Astronauta: Magnetar

Título: MSP Astronauta: Magnetar
Autor: Danilo Beyruth
Gênero: Drama, aventura


Sinopse:  O Astronauta, personagem que navega o espaço sideral sozinho em sua nave há anos, visita uma galáxia distante para estudar um magnetar, uma estrela de nêutrons que possui um campo magnético estimado em um bilhão de teslas. Mas ele comete um erro que pode custar sua vida. Agora, com a nave danificada e sem comunicação, ele está "naufragado" no espaço e precisa encontrar uma forma de escapar antes de ser derrotado pela insanidade que insiste em tomar sua mente. E a saída pode ser aliar a tecnologia aos ensinamentos de seu velho avô, há tanto tempo falecido...

Essa foi a primeira história em quadrinho da série Graphic MSP, trazendo novos autores para recriar o universo dos personagens da Turma da Mônica.



Confesso que não me interessava muito pelas histórias do Astronauta, por isso não me lembro muito bem qual era o foco, então alguns detalhes e referências podem ter passado despercebidas, mas isso não prejudicou a leitura, porque algumas cenas e diálogos nos põe a par dos acontecimentos e a introdução escrita pelo Maurício explica a origem do personagem que foi criado em 1963 dois anos após Yuri Gagarin ter se tornado o primeiro homem a fazer uma viagem espacial.

Com traço mais adulto Danilo também explora a solidão do Astronauta de uma forma muito mais intensa. Na história ele vai em busca do Magnetar, uma estrela de nêutrons com alto valor de campo magnético a bordo em sua tão famosa nave em forma de bolinha, mas a expedição não é bem sucedida e ele vira um náufrago interestelar. Desde a sua decisão em abandonar tudo para seguir seu desejo de viajar pelos planetas, ele até poderia estar sozinho, mas ainda tinha sua nave e seu sonho, agora a saudade pesa e o sonho se enfraquece.

Com o sucesso dessa adaptação foi criado o selo MSP e abriu caminho para várias outras adaptações com grandes artistas. Magnetar também ganhou o Prêmio Angelo Agostini de Melhor Lançamento (2013) e o Troféu HQ Mix de Melhor Edição Especial Nacional (2013). Na sequência vieram Astronauta - Singularidade e Astronauta - Assimetria ambos também desenhadas pelo Danilo com cores de Cris Peter e recentemente foi anunciada uma quarta HQ que deve ser lançada em 2018.




14 comentários:

  1. Juro que não fazia a mínima ideia da existência dessa série e desses personagens do Maurício de Souza. Muito interessante descobrir que é tão antiga, de 1963. Maurício de Souza é um mito mesmo!

    Adorei as ilustrações que mostrou nas duas fotos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, quando vi prefácil, me surpreendi, tão não imaginava que os personagens fossem tão antigos, e muito menos que o Maurício tinha feito uma corrida espacial nos quadrinhos também!

      Excluir
  2. Não me lembro desse personagem,mas achei interessante terem explorado mais sua história e mostrado tantos detalhes. Maurício de Souza é uma grande referência no mundo dos quadrinhos.

    ResponderExcluir
  3. Li e mais que aprovo, foi o que melhor saiu dessa linha pra mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc leu as continuações? Vi algumas pessoas dizendo que foram mais fracas.

      Excluir
  4. Não conhecia essa Hq, adorei a dica.
    Amo história em quadrinhos. Estpu esperando chegar uma dobra no tempo da editora darkside.

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Não costumo ler HQs e consequentemente eu não fazia ideia da existência dessa série.
    Gostei bastante da sua descrição e me despertou a curiosidade. :)

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu confesso que não conhecia este quadrinho, lendo o artigo me lembrei que tenho que pesquisar uns quadrinhos em inglês. Queria um do Star Wars.
    Emerson Lemes.

    ResponderExcluir
  7. Não acredito que não conhecia esse quadrinho, pelatua resenha me trouxe uma grande vontade de assistir, obrigado por divulgar esse post ❤

    ResponderExcluir
  8. Eu amo essas HQs da Turma da Mônica. Acho os traços maravilhosos, apesar de não ter lido essa em especial.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  9. Confesso que não li tantas histórias em quadrinhos, conheço mais só a Turma da Mônica mesmo, e eu achava que só tinha mais para o público infatil. É muito legal saber que tem outras opção, como essa que nos mostrou mais voltado pro drama e aventura, me interessei muito, e com certeza vou procurar uns para ler. :)

    ResponderExcluir
  10. Oi Carol!
    Confesso que não conhecia essa HQ, mas também confesso que lia quadrinhos apenas quando era criança/ adolescente. Recentemente li alguns, mas realmente não tenho o hábito.
    Legal saber da origem dessa HG e principalmente que Mauricio de Souza faz parte dela!!
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia essa HQ, muito legal, obrigado por compartilhar conosco!

    ResponderExcluir
  12. Nunca ouvi falar desse HQ mas fiquei com aquela gostinho de querer ler.
    Você sabe criticar como ninguém e isso deixa tudo mais massa de ler. Parabéns.

    ResponderExcluir