segunda-feira, abril 23

(Maravilhoso Mundo King) Cemitério

Título: Cemitério
Autor: Stephen King
Gênero: Drama, Terror
Editora: Suma das Letras
Sinopse:
Louis Creed, um jovem médico de Chicago, acredita que encontrou seu lugar naquela pequena cidade do Maine. A boa casa, o trabalho na universidade, a felicidade da esposa e dos filhos lhe trazem a certeza de que fez a melhor escolha. Num dos primeiros passeios familiares para explorar a região, conhecem um "simitério" no bosque próximo a sua casa. Ali, gerações e gerações de crianças enterraram seus animais de estimação.
Para além dos pequenos túmulos, onde letras infantis registram seu primeiro contato com a morte, há, no entanto, um outro cemitério. Uma terra maligna que atrai pessoas com promessas sedutoras e onde forças estranhas são capazes de tornar real o que sempre pareceu impossível.

Lá pelos meus 15 anos a biblioteca de minha cidade resolveu abrir as prateleiras dos livros para que os próprios frequentadores pudessem procurar seus livros, e foi assim que encontrei os livros de Stephen King, que só conhecia pelas adaptações para tv de seus livros, e já era fã do autor, e  qual foi o primeiro livro que peguei?

Acertou quem disse Cemitério.
"(...) Ele apontou a pilha de ossos que se moviam. - Não ultrapasse este limite, doutor, por mais que tenha vontade de faze-lo. A barreira não foi feita para ser violada. Não esqueça; há mais poder aqui do que o senhor imagina. Isto é um lugar velho e inquieto. Não esqueça!"
O livro  conta a história da família Creed, que acaba de se mudar para a beira de uma rodovia, Louis é um jovem medico para trabalhar em uma universidade na cidade próxima, a casa para onde eles mudam é muito boa e tem um grande terreno, logo eles conhecem seus vizinhos da frente, um casal de idosos, e ficam sabendo que nas colinas próximas da casa tem um pequeno cemitério onde as crianças enterravam seus animais de estimação e decidem fazer uma visita.

No 'Simitério' duas coisas muito importantes para a trama acontecem: 1 a filha do casal toma conhecimento da inevitabilidade da morte, o que vai causar uma discussão entre os pais mais tarde, já que a mãe tem um trauma profundo (quase uma fobia) de falar ou pensar na morte, e 2: o idoso fala para Louis que alem desse cemitério existe outro além de uma barreira feita de troncos de árvores no fundo do 'Simitério', e que os animais que ali são enterrados podem volar a vida, mas será que são eles mesmo?
"Louis abriu outra vez a boca, as palavras O que é isso? na ponta da língua. E foi naquele momento que um riso estridente, louco, começou a brotar da escuridão, indo e vindo em ciclos histéricos. Era um riso alto, penetrante, arrepiante. Pareceu a Louis que cada articulação de seu corpo se congelara e que, de alguma forma, seu peso aumentava, aumentava de tal forma que se tentasse se mexer mergulharia para sempre no solo pantanoso"
Atrama é muito envolvente, o começo pode até parecer lento, porque King vai te apresentando os personagens, o local, os conflitos dos personagens de maneira bem aprofundada, e quando a parte do terror e ação finalmente chega não dá para parar. Mas esse começo é muito importante especialmente em como os personagens encaram a morte, porque é exatamente disso que o livro fala, sobre como lidamos com a morte, e até onde uma pessoa iria para reverter a morte de um ente querido.

Por ele ter sido meu primeiro King eu tenho um apego muito grande a este livro, e por incrível que pareça foi o livro mais assustador que já li do autor, e olha que os contos que ele escreve são extremamente perturbadores, It também tem umas cenas que dão medo, mas Cemitério é o livro que mais me assustou, logo em seu primeiro dia de trabalho Louis precisa socorrer um rapaz que sofreu um acidente terrível de moto, Louis vai passar a ver esse rapaz várias vezes enquanto vai mergulhando em sua loucura, mas depois que ele resolve enterrar o gato da família no Cemitério "Maldito" o negócio ganha um clima tão sombrio e insano que as vezes eu precisava massagear os ombros de tão tensa que ficava.

Hei Ho, let's Go -- Ramones
Esse livro tem uma história bem interessante, ele ficou escondido em uma gaveta por alguns anos até King decidir publica-lo, quando ele escreveu tanto Peter Straub quanto Thabita King (esposa dou autor) não gostaram do livro, acharam que ele passou um pouco dos limites do terror (Aliás para Thabita era ainda mais perturbador pois na época o casal estava morando na beira de uma rodovia, King estava lecionando na Faculdade do Mane, e eles tinham um filho pequeno, então já viu né). Então o manuscrito ficou escondido em uma gaveta qualquer, até que King entrou em uma briga com sua editora para receber o dinheiro de suas publicações de uma foma mais justa (Para maiores informações recomendo a Bio lançada pela DarkSide) Stephen concordou em publicar um novo romance em troca de um novo acordo e assim Cemitério foi ressuscitado do limbo da gaveta e se tornou um sucesso imediato surpreendendo até mesmo o autor.

"Loucura. Loucura em toda a volta, próxima, no seu encalço.
Agarrou-se à ponte estreita da racionalidade; estudou o plano"
Outra historia interessante tem a ver com a banda Ramones, no livro toda vez que Louis precisa resolver algo, ou quando temos um ponto de virada o trecho Hey Ho, Let's Go de uma musica da banda vem na cabeça do protagonista. Mais tarde, quando saiu o filme os Ramones escreveu uma música exclusiva para o filme, tanto que até hoje eu fala Pet Sematary ao ritmo da música.

Inventamos razões... E elas sempre parecem boas razões... Mas em geral agimos assim simplesmente porque queremos. Ou porque temos de agir assim
(...)
Há coisas secretas,.... . O solo do coração de um homem é mais empedernido..., como o solo no velho cemitério micmac. Mas um homem planta o que pode... e cuida do que plantou.
Vou indicar o livro para quem gosta de um terror mais gore ou mais psicológico, e para que tem interesse em um livro que fala sobre a morte e o luto. O livro tem um tema sério, mas pode ser um livro gostoso de ler pela partes de ação também.

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dani (Já chego assim, nas intimidades). 
    Acredita que nunca li naquele dele? Por mais que eu goste de terror e suspense, eu nunca li. Deve ser porque não curto muito em pdf, nesse gênero. Assim que der, compro um. 
    E pelo visto vai ser esse hahaha que história! Parabéns, amei tua crítica

    ResponderExcluir
  3. Não sou muito de ler esse tipo de gênero, prefiro os filmes de terror, mas sua resenha me deixou instigada!!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu virei fã do King, adoro suas histórias e sua narrativa tão maravilhosa. Não lembro se já assisti a esse filme, mas o livro eu não li mesmo, POrém, quero e vou.

    Bom saber de sua história com o livro e saber um pouco da publicação do livro. Quero ler a biografia do King.

    - Bjux,
    Diego || Blog Vida & Letras ♥ @vidaeletras
    www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu post, gosto muito de saber sobre os "bastidores", acho que enriquece bastante a história saber mais sobre o autor e sobre a criação. Mas esse é um gênero que eu passo a indicação. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Dani, tudo bem?

    Ainda não li nada do King, mas tenho muita vontade, pois os elogios em torno de sua escrita são enormes. Para ser sincera comecei a ler "Carrie, a estranha" e parei, nem lembro o motivo. Recebi o novo lançamento dele pela Suma e vou ler no próximo mês, espero gostar. Este, parece ser incrível, uma história e tanto!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu ainda não li nada do autor, até porque não curto o gênero que ele escreve. Ma vou confessar que tenho uma curiosidade em saber como é a escrita dele, já que ele tem muitos fãs.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  8. Olá, sempre escuto coisas maravilhosas sobre esse autor, ele é o rei do suspense/terror pelo que eu sei, mas ainda não li nada dele. No gênero mais obscuro eu sou novata então adorei a dica, faz um post falando sobre qual dos livros dele é bom começar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu acho as obras super interessantes, entretanto, prefiro ter contato com o genero atraves de filmes e séries ao invés dos livros, por isso TALVEZ não fizesse a leitura desse livro.
    Só uma dúvida, pq o Cemitério com 's'?

    bjos

    ResponderExcluir