quinta-feira, abril 26

(OFF Topic) Viagens aos Templos Orientais em SP



Olá pessoal! Hoje o post vai ser meio diferente, já falei um bocado de vezes por aqui que amo a cultura japonesa, e morro de vontade de viajar para lá algum dia! E assim que vi uma excursão com destino aos templos orientais no estado de São Paulo, não pensei duas vezes!!

Os tempos são realmente incríveis, a arquitetura, os ornamentos e a natureza são todos exuberantes, a sensação de estar no meio disso tudo meditando foi algo que renovou minhas energias.




O primeiro templo que visitamos foi o de Kinkakuji, que significa Templo do Pavilhão Dourado, situado na cidade de Itapecerica da Serra, ele é um réplica do templo de mesmo no nome que fica na cidade de Kyoto, e foi palco do romance O Pavilhão Dourado de Yukio Mishima. Tanto o japonês quanto o brasileiro são templos que foram construídos para servir de sitio de descanso, e várias famílias, não apenas nipônicas, possuem lápides e cinzas pelo local.

Como a região fica em uma área de Mata-atlântica é obrigatória a comprovação da vacinação contra a febre amarela para fazer a visitação, ao lado do templo foi construído um outro chamado de Enkoji onde são realizadas cerimonias budistas e várias atividades. Aconselho a visitação no início da primavera quando geralmente florescem as cerejeiras em frente ao templo.




Logo depois fomos até Cotia no Templo Zu Lai, que significa "aquele que assim foi/veio" era o nome que o Buda dava a si mesmo. É o maior templo budista da América Latina, sua arquitetura é chinesa e lembra muito os filmes com monges shaolins. Bem diferente do anterior que a paz e a serenidade reinava, esse templo é super movimentado, além das várias pessoas que visitam o local ele atende alguns projetos para crianças carentes. No local aberto a visitação possui um restaurante vegetariano, lojinha, um museu com várias esculturas e sala de meditação.

Foi a minha primeira experiência meditando sem ter dormido, rsrs. Esse é ótimo templo para passear, mas também possui atividades bem voltadas ao budismo como vivência e curso de chinês.


Por fim o Templo de Kadampa, o templo pela paz mundial, a tradição do Budismo Kadampa Moderno foi trazido ao Brasil e em diversos países ocidentais, pelo mestre budista Geshe Kelsang Gyatsi em um projeto que é conhecido como Projeto dos Templos para a Paz Mundial que tem como objetivo construir um templo budista em cada importante centro e cidade do mundo. Sua localização aqui no Brasil é na cidade de Cabreúva bem no meio da Serra do Japi, é a coisa mais linda de se ver!

No templo acontece diversas atividades, e tivemos a oportunidade de fazer parte de uma cerimonia especial que relembrava o dia da iluminação de Buda no dia 15 de abril com um mestre budista e logo após ele conversou com o pessoal em bate-papo. Foi o lugar que mais gostei principalmente por causa da Serra do Japi, gostaria de poder morar perto de um lugar assim <3.

Em todos os lugares, se tiverem o interesse ou curiosidade, tem diversas atividades tanto de visitação quanto de retiro espiritual. Vale a pena dar uma olhada nos sites que vou deixar aqui embaixo. No site do Kadampa também tem dois livros gratuitos escritos pelo Gesh Kelsang.
Templo Enkoji  | Templo Zu lai | Templo Kadampa.

Eu cresci em uma família católica, e a fé mesmo que seja na natureza está muito presente na minha vida, não sou budista e não pratico meditação, mas adoro estudar sobre esses temas que tanto influenciam nossa sociedade e que também estão presentes em tantas lendas. E sim acho que um caminho onde devemos manter o equilíbrio, faz muito bem a alma e ao corpo.

Mas tem uma coisa que ninguém pode negar, é muito bom ler em um lugar assim!

5 comentários:

  1. Que lugar lindo, amo conhecer novos ares, e esse estaria nos meus planos haha. E eu não sabia sobre esse lugar em Sp, parecer ser lindo!!

    ResponderExcluir
  2. Caramba!!! Que lugar tão maravilhoso. Eu mesma fiquei com aquela invejinha branca. Sou apaixonada por essa Cultura, e não deve ter lugar melhor para meditar.
    Parabéns mesmo! Por mais publicações nesse estilo, eu voto sim.

    Beijos.
    www.johanymedeirosutopia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Mano,
    eu tive em São Paulo semana passada e não sabia disso! Poxa, se eu tivesse visto seu post antes, pelo menos o Kinkakuji eu teria conhecido!
    Poxa, q tristeza, só conheci o bairo Liberdade, mas fiquei longe dessa beleza... Uma pena...

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus estou chocado. Juro que além daquela rua no centro de São Paulo não sabia da existência desses templos. Quero muito poder visitá-los, fiquei muito curioso. Que coisas lindas! O que mais me chamou atenção foi o de Kadamba. Parece uma casa do meio do nada.

    Obrigado pela dica porque quando for a São Paulo já tenho como meta também essas visitas.


    - Bjux,
    Diego || Blog Vida & Letras ♥
    www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir
  5. Não sou um conhecedor profundo da cultura japonesa, mas iria adorar conhecer esses templos orientais. A arquitetura é incrível, um banho de cultura.
    Com certeza é um passeio que vou querer fazer no futuro.

    Abraço!

    ResponderExcluir