segunda-feira, abril 16

(Resenha) #48 E o Vento Levou

Título: E o vento Levou
Autor: Margaret Mitchell
Gênero: Romance
Desafio #48 Romance Água-com-açúcar 
Apesar de não ler muitos romances onde o foco é mais entre o amor dos personagens eu adoro um romance histórico. Confesso que nunca vi o filme e não conhecia muito a história, o que me fez ficar curiosa sobre a obra foi a comparação entre ela e Musashi, livro que amei, não sei se concordo cem por cento, mas acho que tem muita coisa que dá pra lembrar sim! E bem, talvez esse não seja um romance tão água-com-açúcar como pensei.


Pra quem assim como eu não sabia, E O Vento Levou conta a história de Scarlet O'Hara uma jovem muito bonita e impulsiva, ela mora em uma grande fazenda que cultiva algodão no estado da Georgia no sec 18, ela não tem grandes preocupações exceto pelo fato que Ashley, seu grande amor platônico, irá se casar como Melane e não com ela. Mas sua vida muda completamente quando a Guerra Civil Americana estoura, ela se vê o obrigada a trabalhar duro para não passar fome. Diferente das meninas frágeis da época, Scartet não tem escrúpulos algum ela é capaz de fazer qualquer coisa, escandalizando a sociedade. Mas ela é sonhadora, toda a sua vida é movida por sonhos e paixões, e muitas vezes esses sonhos lhe cegam os olhos.

Um romance muito bem descrito, alguns podem achar meio exagerado os vários parágrafos sobre os bordados dos lindos vestidos e chapéis, mas pra mim não atrapalhou a leitura. Como a trama acompanha a personagem fiquei íntima de Scarlet, as vezes a odiando, as vezes torcendo por ela, mas o livro também é repleto de personagens cativantes, meu destaque vai para Melanie, ela é um exemplo de boa vontade, sempre atenciosa e decidida, nem a sua fragilidade a impede de ter uma garra que surpreende. Melanie se casa com Ashley, e Scarlet em uma loucura de ciúmes casa-se com o irmão dela, Charles (e não será a única vez que ela irá se casar por impulso). Charles vai à guerra e morre, isso acaba as unido já que Scarlet teve um bebê, as duas passam por muita coisa juntas durante os horrores da guerra.

Outro destaque é Rhet Butler, um home de péssima reputação que é totalmente contra a guerra e se mantem como atravessador, ganhando muito dinheiro enquanto os homens morrem e as mulheres passam fome, ele vira e meche aparece na trama com suas visitas e presentes, Rhet e Scarlet são muito parecidos e vivem brigando.

Margaret Mitchell escreveu esse livro por sugestão de seu marido. Por muito tempo ficou acamada e já havia lido todos seus livros, assim porque não escrever a sua própria história? O que mais me impressionou foi o contexto histórico sobre a Guerra da Secessão, na qual ela cresceu ouvindo histórias de parentes. Um dos grande motivos para a Guerra foi a libertação dos escravos, a Georgia e os demais países do sul eram contra enquanto os Ianques no Norte junto com presidente Lincon queriam a abolição. Os estados no Norte eram muito mais avançados tecnologicamente e fecharam o cerco, o sul não conseguia mais vender algodão e os estados foram ficando cada vez mais pobres, muitos homens morreram, o norte acabou vencendo, ocuparam os Estados e deram direito ao voto aos negros.

Esse livro foi lançado em 1936 e temas como independência feminina e racismo estão fortemente atrela da obra, certo que no livro há poucos negros com destaque, mesmo assim se prestar bem a atenção ao pano de fundo podemos ver que infelizmente pouca coisa mudou, e olha quantos anos já se passaram!

Adorei o livro, não sei que quero ver o filme por que é muito longo, rsrs. E vocês já leram ou assistiram? O que acharam?

12 comentários:

  1. Olá, já li o livro e assisti o filme, acho essa história muito legal, e apesar de ter sido escrita a tanto tempo se mostra ainda tão atual. Adorei relembrar a Scarlet através de sua resenha. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Apesar de ser um clássico eu nunca li e nem mesmo vi o filme, assim como não li Musashi. Confesso que não conhecia a premissa do livro e saber essa parte histórica dele me anima muito para tal leitura. Vou procurar nas sebos aqui por perto, ou na feira de domingo, que costuma ter bastante livros clássicos por preços baratinhos.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu não tinha a mínima idéia do que esse livro falava sabia que tinha um filme e só mais estou querendo ler esse livro pois sua resenha me despertou o interesse dica anotada

    ResponderExcluir
  4. Oi meninas.

    Eu sou louca de vontade de ter este clássico aqui em casa na minha estante. Eu li este livro tem muito tempo, quando eu lia livros emprestado da biblioteca da minha cidade e o filme é maravilhoso. Eu só tenho elogios para os dois. Adoro o jeito de Scarlet. Parabéns pela dica.

    Bjos
    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Já assisti ao filme, mas nunca li o livro, confesso que tinha receio dele ser massante, mas depois de ler a sua resenha percebi o tanto que estou equivocada e fiquei com muita vontade de ler agora!

    ResponderExcluir
  6. Nunca li o livro, mas é um desses clássicos que ainda tenho que ler para conhecer melhor a história, porque muita gente comenta e eu gostaria de entender melhor.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  7. Eu acho sensacional a história desse livro, o sucesso que faz é mais do que merecido. Realmente é uma obra com muita descrição e que pode cansar o leitor, mas certamente vale a pena.

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca li o livro e nem assisti ao filme, coisas que estão na minha lista há tempos.
    Não consegui ler a resenha toda, pelos spoilers dado. Mas amei até a metade. Parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro, ms afirmo que sou amante do filme. Assisti quando menina, foi há 84 anos...
    Adoro o jeito irritadiço e atrevido de Scarlet e o jeito fanfalhão e sedutor de Rhet. Casal perfeito!!
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu não conhecia o livro, mas o filme já ouvi falar várias vezes. A história me pareceu ser bem forte e cheia de reviravoltas.
    Amei saber a sua opinião sobre ele.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Eu sempre tive muita curiosidade em ler esse clássico, mas ainda não tive a oportunidade. Gostei muito de saber o seu ponto de vista e fiquei bem empolgada. Além disso, essa edição está linda!

    ResponderExcluir
  12. Olá!!
    Sempre tive a curiosidade de ler o livro, mas sempre falo para mim que depois eu compro. Mas eu não conhecia a premissa por trás do Livro e sua resenha deixou bem claro as motivações da autora. Agora depois da resenha vou me empenhar em ler o livro o quanto antes.
    Parabéns pela linda resenha.

    ResponderExcluir