quinta-feira, dezembro 15

(#12mesesdePoe) O Retrato Oval


Oi Pessoal, prontos para o último mês de Poe?

É gente já estamos no 12° conto dos #12mesesdepoe, e foi uma delícia chegar até aqui, pudemos conhecer contos que ainda não tínhamos lido e rever contos que já havíamos lido a muito tempo atrás.

Foi uma viagem linda através do sombrio, do macabro e do insano, e nós amamos cada momento.
A Ana fez uma ótima coletânea, com livros românticos, detetivescos e os de loucura e morte, então tinha Poe para todos os gostos.

O ultimo conto do ano é:

O Retrato Oval


Neste conto nosso narrador, que está ferido, e seu criado acabam de invadir um antigo castelo nos Apeninos, que foi recentemente abandonado. E logo de cara a quantidade de quadros nas paredes chama a atenção do nosso febril narrador, que passa a ler uma pequena caderneta que ele encontra na cama que toma para si para passar a noite.

Mas um desses quadros em particular o deixa ainda mais perturbado, seria a rica moldura oval? O fato dele, e somente ele, estar escondido na escuridão? Ou a estranha beleza e incrível vivacidade da moça estampada no quadro?
Os raios das numerosas velas (pois haviam muitas) caíam agora dentro de um nicho da sala que ate então estivera mergulhado na intensa sombra lançada por uma das colunas da cama. E assim vi, plena luz, um retrato até então despercebido. Era o retrato de uma jovem no alvorecer da feminilidade. Olhei rapidamente para o retrato e depois fechei os olhos.

Dani:
Este é um conto bem curtinho, e mostra toda aquela características que tornam a obra de Poe marcante, temos nossos curiosos mórbidos, objetos de contemplação, loucura obsessão e morte, gostei mais da parte que conta a história do quadro, do que a parte onde nosso narrador o encontra, acho que queria um pouco mais dessa parte, mas em geral é um conto muito bom para um conto tão pequeno.

Carol:
Gente que conto incrível! A história sobre a mulher do quadro e seu pintor é perturbadora. Um conto super curto, mas pra mim ficou na medida, a tensão foi aumentando e no ápice terminou. Esse desafio terminou com chave de ouro para mim!

Bem acabou o desafio, ahhh, mas mesmo assim quem não conhece Poe, quem acha que conhece mas nunca leu, e pra quem conhece e gosta pode ver todos os post do desafio, e acompanhar o blog da Ana, idealizadora no projeto pra ver mais novidades.
Facebook: Página | Grupo | Blog da Ana

17 comentários:

  1. Eu tenho vontade de ler os contos do Poe mas ainda não tive coragem para ler nenhum!!! Espero ler em breve pois cada vez me interesso mais, fiquei bem curiosa com esse.

    ResponderExcluir
  2. Olá Meninas! Cada dia estou mais interessada em conhecer Poe! Adorei o pouquinho que acompanhei por aqui! bjs
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho um amigo apaixonado por Poe, mas eu nunca o li. Parabéns pelo projeto, é sempre bom trazer impressões sobre autores desta qualidade!

    ResponderExcluir
  4. Poe é Poe não é, sou louco para ler mais coisas sobre ele, existem alguns livros que eu sou louco para ler,tipo the raven.

    Arthur - http://literandototal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Daniele que coisa mais linda essa postagem menina, eu tenho tanta vontade de ler os contos do Poe que você nem imagina, mas deixarei para ler na faculdade mesmo.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Eu já senti muito vontade em conhecer as obras do autor, porque tinha muita curiosidade. Só que no começo desse mês percebi que não adianta eu ler um livro que não é do meu estilo, e como não curto terror deixei essa ideia para um futuro mais distante. Porém, fico feliz que você tenha completado seu desafio com sucesso! E que isso se repita mais vezes no ano que vem.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oiii, eu já conheço a obra, tentei ler a algum tempo mas não me animei muito a completar ela. Mas achei legal seu desafio. Adorei poder conferir.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Eu já conhecia esse conto, é realmente incrível! Ele e O Coração Denunciador são os meus favoritos do autor. Gostei muito do post de vocês :D
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  9. Não li nenhum dos contos do Poe e achei bacana o desafio lançado entre vocês. Fiquei curiosa para conhecer a história do quadro!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Dani e Carol
    Eu ainda não li esse conto, mas fiquei super curiosa agora. Eu tnho me interessado pelo Poe depois que li "Sra. POe", uma ficção baseada na vida dele. Só o li o poema Corvo até hoje. Mas realmente todos falam que seus contos são demais e assombrosos. Gostei de ver os elogios e gostaria de ler.

    ResponderExcluir
  11. Acho muito lindo esse desafio para ler Poe. Amo este conto dele, li eles tempos atrás e tive as mesmas impressões que você.
    O poema Corvo é meu preferido do autor, mas este também está entre os melhores.

    ResponderExcluir
  12. Oi
    eu nunca li nada do Poe, mas tenho muita vontade, apesar de ter certeza que um livro inteiro não seria para mim, agora contos seriam ideal para conhecer esse clássico. Eu vou procurar esse conto. Abraços

    Talita - Viciados em Leitura

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem? Sempre tive curiosidade de ler os contos do Poe, mas ainda não tive coragem. Sua resenha só me instigou mais ainda. Adorei <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Não tive contato algum com as obras de Poe, mas adorei que a coletânea selecionada foi bem diversificada e que pude acompanhar algumas resenhas de contos bem interessantes com esse desafio.
    Uma pena que tenha chegado ao fim e fico feliz que tenha conseguido cumprir o desafio dos 12 contos.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá Dani! ^^
    Eu já li alguns contos do Poe, mas esse eu não conhecia, a história parece ser bem legal e fiquei bastante curiosa para saber qual é a história da mulher no quadro. Tem um conto dele que me marcou bastante que se chama Berenice! Queria saber se você já leu?

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Achei esse desafio do Poe sensacional! Eu ainda não conhecia esse conto, mas como gosto de tudo que o autor escreve, com certeza irei amar esse também, além de ser bem curtinho, dá para uma leitura bem rápida.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Oii, gostei da premissa da história. Ainda mais por que ainda não li nada do Poe e estou bem curiosa para começar a ler e entender o por que tantas pessoas gostam de suas histórias.

    beijos

    ResponderExcluir