sexta-feira, dezembro 23

(Maravilhosos Mundo Stephen King) Quatro Estações

Título: Quatro Estações
Autor: Stephen King
Gênero: Contos (Noveleta), Drama
Editora: Suma das Letras

Sinopse:
Publicado originalmente em 1983, o livro faz parte da série de relançamentos de obras esgotadas de Stephen King, reeditadas em novo formato pela Objetiva.
Em Quatro Estações, o leitor tem a oportunidade de conhecer uma outra faceta do mestre do suspense, Stephen King. São quatro histórias bem diferentes do universo habitual do autor, mas com a mesma marca de excelente contador de histórias que ele conquistou ao longo de sua carreira.
King constrói narrativas baseadas no dia-a-dia de personagens comuns e mostra sua habilidade em criar demônios, mas sob uma nova perspectiva: eles aparecem de modo subliminar, povoando a natureza humana.


Segundo o King o resumo do livro é o seguinte "gostariam de publicar um livro com histórias sobre uma fuga não convencional de uma penitenciária, um velho e um garoto ligados por um relacionamento hediondo baseado em parasitismo mútuo, um quarteto de garotos do interior empenhados numa viagem de descobrimento e um conto de terror sobre uma mulher decidida a parir seu filho de qualquer maneira", mas eu vou falar um pouquinho de cada noveleta mesmo assim, porque esse ainda é meu King favorito. 💖


Primeira Noveleta - Primavera Eterna, Rita Hayworthe a Renção de Shawshank

"De qualquer maneira não é sobre mim que quero falar; quero lhes falar sobre um cara chamado Andy Dufresne. Mas antes de poder falar sobre Andy, preciso explicar algumas outras coisas a meu respeito. Não vai demorar"
Red, um contrabandista, conta a história de Andy, seu companheiro de prisão, Andy foi condenado injustamente, e foi parar na prisão de Shawshank com pena de prisão perpétua, mas nunca perdeu seu jeito sereno, seu tato para os negócios, e principalmente sua vontade de ser livre, ele compartilha seus pensamentos e frustrações com Red, que nos conta a passagem de Andy e todo o inferno que esse homem passou por lá.

Esse livro continua sendo meu King preferido, mas essa Noveleta passou a ser minha favorita nessa releitura, isso se deve ao narrador, que no filme é Morgan Freeman, agora, mais acostumada com narrativas em primeira pessoa, eu consegui receber toda a carga dramática desse conto, e como ele é lindo, transmite uma esperança muito grande, que com muita perseverança você pode vencer qualquer obstáculo.

O Final é magnifico, fiquei com ele por muito tempo depois que o li pela primeira vez, deu um aperto no coração, torço tanto pelo Red, mas como não vou contar para vocês, fiquem com minha própria esperança em forma de versos

Espero que vocês leiam esta noveleta.
Espero que se não lerem, ao menos assistam ao filme.
Espero que gostem tanto dessa história quanto eu.
Espero...

Essa noveleta virou um filme tão lindo quanto ela que se chama Um Sonho de Liberdade, e foi indicado a várias categorias do Oscar, incluindo de melhor ator para Morgan Freeman, que fez um Red lindo.


Segunda Noveleta - Verão da Corrupção, Aluno Inteligente

"— Formidável! — disse Todd. — Quero ouvir tudo.
Os olhos de Dussander fecharam-se, e abriram-se lentamente. - Você não entende, não quero falar sobre isso.
— Mas vai. Se não falar vou contar para todo mundo quem é o senhor."
Nessa noveleta temos Todd que descobre que um frágil senhor da comunidade onde vive é um antigo soldado nazista que atuou em um dos mais mortíferos campos de concentração, Todd está aficionado pela Segunda Guerra, e passa a chantagear o senhor para saber tudo o que se passava naquele época, mas com o decorrer do tempo o nazista também passa a chantageá-lo 
"-- Por que não vai se foder? -- explodiu Todd.
-- Meu Garoto -- disse Dussander servindo mais bourbon e começando a rir de novo -- estamos os dois fodidos, não sabia?"
Esse conto é mais lento, vemos uma 'guerra de trincheiras'  um rodeando o outro lançando dúvidas, e vemos que não é porque o menino é muito inteligente que ele pode ter tudo que quer, e sempre vai ter alguém a nossa altura, e fiquei até na duvida de quem foi mais esperto, mesmo com aquele final.

Agora preciso dizer que eu também amo esse período, adoro ler ou ver filmes que contam histórias dessa época, mas é lógico que seu descobrisse um nazista morando aqui perto de casa, ficaria bem longe dele.

Essa noveleta também tem filme, O Aprendiz, e o nazista é feito pelo meu querido Ian McKellen (pra quem não sabe ele é o Gandalf, e o Magneto 💗💗💗)



Terceira Noveleta - Outono da Inocência, O Corpo

Esse era meu conto preferido de King, e continua sendo um dos preferidos dele, que história mais doce.
"As coisas mais importantes são as mais difíceis de expressar. São coisas das quais você se envergonha, pois as palavras as diminuem - as palavras reduzem as coisas que pareciam ilimitáveis quando estavam dentro de você à mera dimensão normal quando são reveladas. Mas é mais que isso, não? As coisas mais importantes estão muito perto de onde seu segredo está enterrado, como pontos de referência para um tesouro que seus inimigos adorariam roubar. E você pode fazer revelações que lhe são muito difíceis e as pessoas o olharem de maneira esquisita, sem entender nada do que você disse nem por que eram tão importantes que você quase chorou enquanto estava falando. Isso é pior, eu acho. Quando o segredo fica trancado lá dentro não por falta de um narrador, mas de alguém que compreenda."
Gordie, um escritor volta para a cidade onde viveu uma aventura e nos conta como ele e mais três amigos ao ouvirem a localização do corpo de um garoto de sua idade, partem numa aventura para encontrá-lo, eles viajam seguindo a linha do trem, e vivem aventuras incríveis, fazem reflexões sobre quem são, e o que querem para suas vidas,

Gordie tem um que de Stephen King, que começou a escrever influenciado por histórias em quadrinhos, em especial as de Terror, e durante a noveleta ele mostra suas reflexões sobre o prazer de escrever por diversão e o anti-clímax que é escrever por profissão tendo que atender prazos e exigências das editoras (para quem não sabe King precisou cortar umas 400 páginas do Dança da Morte, quando ele ainda não era o fenômeno que se tornou, a versão integral do livro só foi lançada em 1992) e também acaba mostrando aquele medo comum de quem vida de Criar, que é ficar sem idéias. Outra coisa que lembra o próprio King aqui é o fato de Gordie ter um filho que nasceu com a cabeça muito grande, e a preocupação que ele teve até saber que era só uma cabeça grande mesmo.

A Noveleta também mostra a violência, e não só a física, mas a psicológica também, Gordie é completamente ignorado pelos pais, que depois que perderam o filho mais velho, agora é como se não tivessem mais filho nenhum, já Chris sofre a violência física de pai bêbado, e irmãos barra pesada, e Chis é jugado o tempo todo, "ele nunca será grande coisa na vida, olha a família que tem" é de cortar o coração.

E é mais uma noveleta que virou filme, um clássico da seção da tarde, e um dos filmes mais queridos e emocionantes que eu vi, Conta Comigo, acho que mesmo sendo um filme já antigo, de 1983, todos deveriam ver pelo menos uma vez.



Quarta Noveleta - Inverno no Clube - O Método Respiratório

Das quatro noveletas que compõe Quatro Estações, esse é o único que tem um elemento sobrenatural, e que pode dar um arrepio ligeiro, mas é muito de leve.
 "Estava na Altura dos meus olhos, e embora a luz estivesse fraca dava para ler sem maiores problemas o que estava gravado na pedra: O IMPORTANTE É A HISTÓRIA, E NÃO O NARRADOR"
Um homem é convidado por seu chefe para participar de um clube de cavalheiros, tudo é muito reservado e misterioso, ele encontra vários livros que nunca viu na vida, e muitas vezes um dos cavalheiro conta uma história para eles, e nas noites de Natal, as histórias costumam ter algum componente sobrenatural, e uma das histórias que mais fascinou nosso protagonista foi a história do Método Respiratório, e da jovem mãe solteira que queria ter seu filho a qualquer custo, não importa como!

É mais uma história de perseverança e esperança, tanto do nosso protagonista que esperou toda uma vida para fazer parte do círculo dos chefes, quanto da moça que seria mãe solteira em uma época em que isso seria o fim para qualquer moça de respeito, e ela tomou uma decisão e seguiu em frente, e encontrou no médico alguém que não a julgou, é uma história muito linda de amor, amor de amigo e amor de mãe e filho.

Essa é a unica noveleta do livro que não teve um filme, talvez por ser o mais curto dos contos, mas eu acho que merecia.

Finalizando 

Esse livro vai ser para sempre meu preferido, cada uma das noveletas me toca profundamente, algumas me fazem sentir vontade de chorar, outras de refletir sobre a ambição humana, ou sobre o amor, sobre crescer, e sobre King não escrever só Terror.

Indico o livro para todos que querem conhecer King mas tem medo de ter medo, para quem gosta de histórias tocantes, e querem se emocionar com histórias mais curtas, cada um dos contos poderiam ser um pequeno livro sozinho.

No final do livro tem um posfácio onde ele fala um pouco do mercado de livros curtos, as Noveletas, que são grandes demais para ser contos, mas pequenos para um romance. Também fala um pouquinho de rótulos, agora vou deixar King terminar a resenha para mim:

"Mas me apaixonei também por cada uma dessas histórias, e acho que alguma parte de mim sempre estará apaixonada. Espero que tenha gostado, leitor; que tenham lhe feito o que uma boa história deve fazer — fazê-lo esquecer de suas preocupações e levá-lo a um lugar onde nunca foi. E a mágica mais gostosa que conheço.
Bem, tá na hora. Até nos vermos novamente, mantenha a calma, leia bons livros, seja útil, seja feliz.
Tudo de bom."

11 comentários:

  1. Uau!!! Adorei o seu post, super completo e instigante. Eu tenho muita vontade de ler os livros dele mas tenho medo também, li apenas um (há mais de dez anos) e até hoje eu me lembro dos detalhes. Mas fiquei muito curiosa para conferir essas noveletas e ver os filmes também.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Daniele! Quando vi que era sobre o Stephen King, pensei "ai, Deus, é livro de terror". Como você destacou no fim do texto, não era. Então comecei a ler e veio o "uai, esse virou filme?", "esse também?", "gente, eu vi esse filme!". O texto ficou ótimo! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Amei, Amei!!!
    Comecei a ler King ano passado e a cada livro me encanto mais pela escrita do autor, fiquei muito interessada por esse, eu adoro um bom terror, mas gosto também desses mais "tranquilos", fiquei com vontade de ler principalmente a primeira noveleta, já que gostei muito do filme, mas sei que todas serão ótimas.
    Adorei a resenha!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Daniele, adorei esse teus escolhidos, me deixaram encantada, só tive oportunidade de ler um livro do King, seu blog sempre traz temas apaixonantes!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que legal conhecer esse livro. Eu sou uma das que nunca leu King pq sou medrosa e não gosto de terror. Só que agora fiquei bem curiosa com essas noveletas.
    Um Sonho de Liberdade é simplesmente maravilhoso!
    Bj

    ResponderExcluir
  6. Amo King, tenho uma boa parte de suas publicações e a cada novo lançamento fico extasiado. Amo Outono da Inocência foi um dos primeiros livros que do autor e foi quando me apaixonei por sua escrita.

    ResponderExcluir
  7. Oiii!!

    Sabe que eu nunca li nada do autor... Então esse seus favoritos me ajudaram a funilar qual seria o primeiro a ler. já quero um sonho de liberdade.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Olá, meninas!

    Não conhecia esse livro, com as noveletas. Acho que um grande engano dos leitores, e uma pena na verdade, é deixar de ler king por achar que ele só escreve terror.
    Tem um livro dele que tenho curiosidade em ler, justamente por não ser assim, aterrorizante. Olhos de dragão. Já leram?

    Beijo

    Leitoras Inquietas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse ainda não, mas como tenho uma meta de ler todos os livros dele, e já esta na minha lista também

      Excluir
  9. Olá, tudo bem? Confesso que nunca li Stephen King porque não gosto do gênero terror, mas descobri recentemente que tem livros deles que fogem um pouco dessa "regra". Já estou a procura deles, e pelo que eu vi esse infelizmente não encaixa tanto nesse quesito. Mas ótima resenha <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?

    King é sempre uma boa pedida, faz mais de 2 anos que não leio nada dele, confesso que não conhecia esse livro, mas fiquei com muita vontade de ler essas noveletas.

    Beijo!!
    Ana.

    ResponderExcluir