quinta-feira, dezembro 1

(Maravilhoso Mundo King) O Concorrente

Título: O Concorrente 
Autor: Stephen King
Gênero: Distopia
Editora: Suma das Letras

Sinopse
Neste thriler, King se dá ao luxo de misturar ficção em sua história. No ano de 2025 de Bachman a TV domina as casas e drogas são vendidas em máquinas automáticas, o ar puro é para poucos que conseguem pagar, então Ben Richard embarca numa louca disputa via telinha para salvar sua filha, um jogo macabro onde ninguém sai vivo. Este livro escrito em 1980 inspirou a sétima arte com o filme O Sobrevivente, estrelado pelo ainda ator Arnold Schwarznegger.

Mais um livro escrito por King sob o pseudônimo Richard Bachman, acabou sendo 8 ou 80 para mim, alguns gostei demais, outros foi sofrido terminar a leitura, e esse? Como será que foi? 
Comeu vorazmente. Todos, aliás. Para ele, era a primeira comida autêntica, que não os pedaços sebosos de pizza e os comprimidos alimentares distribuídos pelo governo, que comia só Deus sabe em quanto tempo. Ainda assim, era estranhamente insípida, como se algum chef vampiro na cozinha tivesse sugado todo o gosto e deixado ali somente os nutrientes brutos.
Em um mundo distópico, onde o ar puro é privilégio de poucos, a alimentação são pílulas de nutrição, e o trabalho é tão perigoso que alguns chegam a perder a fertilidade, a grande diversão do povo é assistir a desgraça alheia e é aí que entra a FreeV (ou a Rede, como eles preferem) entra na história com seus Reality Shows.

Ben Richards é um pobre coitado, desempregado, com uma filhinha muito doente, resolve participar do circo, que outro jeito para conseguir dinheiro rápido para o tratamento da filha, e assim ele participar de um dos programas da TV, primeiro Ben passa por uma seleção com vários (vários mesmo) candidatos, e caba sendo selecionado para o mais perigoso e amado Reality da Rede.
— As regras são a própria simplicidade. O senhor — ou a família que deixar receberá cem novos dólares por cada hora que o senhor permanecer à solta. Avaliamos o senhor em 4.800 dólares correntes na suposição de que poderá enganar os Caçadores durante 48 horas. O saldo não gasto é restituível, claro, se o senhor cair antes de terminadas as 48 horas. O senhor terá uma vantagem de 12 horas. Se durar 30 dias, ganhará o Grande Prêmio: um bilhão de novos dólares.
O Sobrevivente, que consiste em sobreviver, oras!! Calma, calma, que não é assim tão simples, o concorrente é jogado nas ruas e tem 12 horas para se esconder, depois disso TODAS as forças de segurança do PAÍS passa a caçar o concorrente. E Você, cidadão comum, também pode Ajudar!! Basta dar informações sobre o fugitivo, cada informação verídica que ajude a capturar o "Inimigo do Povo" vale prêmios em dinheiro para o "Cidadão de Bem"!!!

Sim pessoal! A TV não poupa esforços em transformar os concorrentes em Inimigos do Povo, com difamações terríveis, mas Ben não tem outra opção, ele, ou melhor, sua família, precisa do dinheiro, e para isso Ben precisa sobreviver o tempo suficiente. Assim ele corre para lá e para cá, mata policiais (o que dá mais munição a Rede contra ele nas apresentações do programa na TV), conhece a resistência (que luta para mostrar a verdade por traz da Rede) passando a mandar mensagens através dos videos que é obrigado a mandar para o programa, mas será que as mensagens serão transmitidas...
— Eu li isso num livro. Homem, eles estão nos matando. A FreeV está acabando com a gente. É como um mágico que leva a gente a ver os seios saindo da blusa de sua ajudante enquanto ele tira coelhos das próprias calças e os coloca numa cartola. — Parou por um momento e depois disse, sonhador: — Às vezes, penso que podia botar tudo isso a perder com dez minutos de conversa franca na FreeV. Contar ao povo. Mostrar. Todo mundo podia ter um filtro nasal se a Rede quisesse que tivessem.
Gente King AR-RA-SA na Distopia, esse livro é bom demais, uma verdadeira distopia, tenso, um mundo sombrio, sem esperança, com os "proles" completamente apáticos e dominados. King passa várias mensagens nessa história, mas a principal é justamente contra Mídia e como o fato de um único ente controlar toda a informação pode ser perigoso, mas também contra quem se deixa dominar por esse ente, já que a resistência só se forma, porque alguns decidem frequentar Uma Biblioteca.

O livro é alucinante, é muita ação e informação, nosso Ben sofre o diabo enquanto viaja pelo país, e ainda tem que mandar os vídeos que podem ajudar a encontra-lo, mas se ele não mandar perde a grana, e quando o Jogo termina? Só lendo o livro para saber :P, só lembrando que o livro é uma Distopia.  E os capítulos do livro sendo uma contagem regressiva deixa o grau de tensão ainda maior, nos fazendo ficar ainda mais ansiosos para saber oque acontece quando zerar.

Recomendo demais o livro para todos que gostam de muita ação, com críticas sociais, ou para amantes de distopias como o clássico 1984, só que como muita ação.



8 comentários:

  1. Eu não sabia que ele escrevia com esse pseudônimo, na verdade, nem conhecia o pseudônimo. Eu não gosto de distopias, são raras as que me agradam mas eu fiquei curiosa com esse livro.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Daniele! Assim como a Beatriz, não sabia que Stephen King escrevia com este pseudônimo. E estou tentando lembrar se vi este filme que você citou. Embora não seja o estilo de livro que prefiro, fiquei curiosa após ler a sua resenha. Obrigada, já anotei a dica!

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que o autor tinha um pseudônimo, e nunca pensei que fosse querer ler um livro dele, mas esse enredo definitivamente me interessou! Amo distopias e adoro enredos com bastante ação, fiquei com muita vontade de conferir, dica mais que anotada!

    ResponderExcluir
  4. Oii Daniele, tudo bem?
    Menina eu fiquei encantada com essa obra, confesso que realmente não conhecia essa obra do autor e despertou ainda mais meu interesse, ainda mais com esse enredo maravilhoso, ótima resenha.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Comecei a ler a postagem e já ia dizendo que não leria o livro.
    Quer dizer, eu sou bem medrosa e o King é campeão em fazer sentir medo de coisas que não deveriam aterrorizar, mas que bom que li sua resenha.
    Fiquei mais do que curiosa com a história, ainda mais sendo uma distopia com grandes ares de possibilidades já que a gente sabe como a mídia é manipuladora e, o povo curte uma desgraça quando não é com eles...
    Nunca pensei que fosse dizer isso, mas super quero ler esse livro!!!!
    Dica mais que anotada :)
    Opa!!!!
    Adoro um sorteio, então com certeza vou arriscar a sorte!!!
    Nada melhor do que terminar o ano com um presente, não é mesmo????
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  6. Adoro essas distopias, adoro todo esse enredo criado. Se eu visse só a sinopse, eu não leria o livro, mas sua resenha me trouxe um mundo diferente, uma visão completamente fora do comum. Vou anotar a dica'

    ResponderExcluir
  7. Olá! Tenho vergonha de somente conhecer os filmes do King! Adoro vir aqui no blog de vocês e ficar por dentro dessas dicas! Fiquei muito curiosa pra saber o final da estória e até add no skoob pra não esquecer kkkk muito obrigada pela dica! É sempre um prazer ler a resenha de vocês e visitar este cantinho =) Bjs
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá! Outro livro do King que desconheci completamente, ainda bem que vi seu post e já vou marcar na minha lista de desejados, tanto que meu desafio literário é ler o máximo de livros possíveis do mestre do horror.

    ResponderExcluir