quarta-feira, dezembro 21

Balanço de Final de Ano - 2016

Olá Galeraa

Final de ano, semana de Festas já está aí, e junto com essa época sempre aparece as famosas listas, os melhores de tudo quanto é coisa, e nosso mundo literário não fica atras, fuçando pelos blogs encontrei listas as mais variadas de Oscar Literário, então nós do Poyo decidimos escolher nossos melhores do ano.


Melhor personagem feminino

- Dani: Libby, Lugares escuros
Li esse livro para o Desafio Skoob 2016, fiz resenha dele lá no Skoob se alguém tiver interesse, escolhi a Libby porque ela é uma personagem muito sofrida e esse sofrimento fez dela uma personagem muito sínica, sarcástica, eu torci muito para que sua empreita fosse bem sucedida.

- Carol:
Malorie, de Caixa de Pássaro, Josh Malerman.
Grávida, e depois com as crianças, enfrentou muita coisa sozinha e conseguiu sobreviver e manter a sanidade. Não é pra qualquer um não, parentes, amigos, a cidade e países inteiros sendo mortos por algo que ninguém sabe o que é, ela merece um prêmio!

Melhor personagem masculino
DaniDexer, de Dexter, A Mão Esquerda de Deus
Dexter é muito engraçado, carismático, inteligente. Gente adorei passear com ele por aí, gente tem partes que hilárias.

- Carol: Geralt de Rívia, da saga The Witcher
Geralt é um bruxo sério, fodão mas também humilde. Achei ele muito simpático e pretendo ler os outros livros da série em breve. 

Melhor personagem coadjuvante
- Dani: Lettie Hempstock, O Oceano no Fim do Caminho
Amo a Lettie, adoro esses personagens enigmáticos, você fica sempre sem saber se aquilo está acontecendo de verdade ou se é um sonho, amo de paixão personagens como a Lettie, ou Ponte para Terabítia (esqueci o nome da menina) ou Maggei do Nosferatu. Neil quero um livro só com a Lettie.

Esse foi difícil, bem, escolhi ele porque sem David, esse livro seria muuuuuito chato, ele é responsável pela aventura, ação e comédia, a Susan é tão sem gracinha...

Melhor vilão
Dani: Charles Manx, Nosferatu, Joe Hill
Uauu Manx é mau que nem o pica-pau XD, na verdade ele acha que é Bom, ele só quer 'salvar as crianças de pais cruéis', isso sem falar que ele leva as crianças para um lugar incrível onde todos aqueles sonhos infantis de nadar em um lago de chocolate quente são realidade, porque ele é vilão? Leia a resenha.

- Carol: Frankenstein, Mary Shelley
E me refiro ao Doutor mesmo, gente ele é muito ruim! Pra mim um dos piores vilões da literatura!

Melhor ambientação
DaniNosferatu, Joe Hill
Porque nesse livro tem, Terra do Natal, tem Casa Sino, tem bosques, casas do lago brumosas, Carro Vampiro, e o espetacular, incrível e maravilhoso Mapa das Paisagens Internas, uma especie de mundo imaginário, onde nossos sonhos se tornam realidade, e algumas pessoas especiais conseguem acessar *-*

- Carol: Caixa de Pássaro, Josh Malerman
Caramba que livro! Josh conseguiu muito bem usar de um artificio do livro que H.P.Lovecraft era mestre. Nossa imaginação que nos leva a loucura, e nós leitores literalmente entramos no barco, e fomos junto com os personagens com os olhos vendados!

A capa mais bonita

DaniOs Três, Sarah Lotz
Gente, escolhi esse livro pela capa, e acabei escolhendo como capa mais bonita, porque é a que mais conseguiu contar a história do livro, é cheia de elementos mas consegue ser simples, na Resenha eu falo um pouco mais da capa.

- Carol: Sandman o Caçador de Sonhos, Neil Gaiman
Ah, esse é um livro ilustrado por um dos meus artistas favoritos, então tinha que ser essa minha escolha né!

Melhor Conto
DaniLigéia, de E. A. Poe, menção honrosa O Trem de Carne da Meia-Noite de Clive Barker.
Gente, Ligéia é meu Poe preferido, esse conto me faz babar cada vez que o leio, é a perfeição, gostaria de mostrar tanto sentimento quanto Poe expressou. Clive Barker me surpreendeu com esse conto que está no Livros de Sangue, e é muito interessante e misterioso, para quem gosta de Gore (eu) é in-crí-vel

- Carol: O Demônio da Perversidade, E. A. Poe
Esse conto que me fez querer continuar a ler Poe, pra mim foi praticamente um conto de auto-ajuda, rsrs. Mas também gostei muito dos contos do rei Kull e do próprio Sandman. Muitos contos bons esse ano!

Maior Decepção
DaniA Batalha do Apocalipse, Eduardo Sphor
Eu realmente queria ter gostado desse livro, meus amigos, meu irão e meu marido AMAM de paixão, eu achei tão bobo, repetitivo, parecia que o autor queria pegar minha mão e falar e explicar tintim por tintim como funciona seu mundo, como se eu fosse burra e sem imaginação.

- Carol: O Gigante Enterrado, Kazuo Ishiguro
Gosto muito de livros japoneses e também sobre histórias de fantasia e cavalaria, então achei que esse livro que tem um autor japonês bem aclamado e o tema tinha um pé na história do rei Artur, pensei que ia amar, mas não foi bem assim, não que seja ruim, não sei o que aconteceu acho que preciso relê-la em outro momento.

Maior Surpresa
DaniLupin III - Ladrão de Casaca, Maurice Leblanc
Quando comecei a ler, tinha me preparado para uma leitura mais truncada, complexa, imaginava algo meio Conan Doyle, e não é nada disso, é tão simples, e bem engraçado, amei demais, e já estou procurando mais histórias do autor.

- Carol: The Kiss of Deception, Crônicas de Amor e Ódio, Mary E. Pearson
Quando comecei a ler pensei comigo, "ah não pode ser um desses livros de adolescentes", fiquei bem com medo, mas uma vozinha falava "É da Darkside Carol, deve ter algo bom". Até que é pra adolescente sim, esse livro mas pra minha sorte a Darkside escolheu um realmente muito bom pro seu acervo, ufa.

Melhor Autor
Dani:  Stephen King
King continua sendo meu grande amor, li mais cinco livros do autor no meu projeto de ler todos os livros do autor, e acabo sempre me surpreendendo, ele é muito Bom. Não perca nosso Maravilhoso Mundo King.

- Carol: Robert E. Roward
O pai do gênero espada e magia, autor de Conan e do Rei Kull, que aliás adoro os quadrinho e comprei o livro e estou esperando ansiosamente para ler *---*

Melhor Livro desde ano
Dani:  Boneca de Ossos, Holly Black
Pensa em um livro gracinha, é esse, essa história é muito bonitinha, um infanto com jornada, nossos personagens estão passando de crianças para adolescentes, descobrindo o amor, e ainda por cima tem um toque de mistério sombrio e uma boneca medonha, é a coisa mais fofa que li esse ano.

- Carol: O Último Trem de Hiroshima, Charles Pellegrino
Sabe aquele livro que te faz refetir sobre a vida? Esse foi um, depois (e durante) que li me senti muito triste com tanta coisa ruim que acontece nesse mundo, é revoltante, mas a mensagem é transformar a revolta em amor e perdão, Omoyari <3

Melhor Livro do Desafio até agora
- Dani: Um Gato de Rua chamado Bob, James Bowen
Outro livro foférrimo, amei conhecer esses dois, conhecer um pouco da história de James e como Bob ajudou em sua empreita, é algo que todos deveriam ler principalmente pela altas doses de esperança que o livro proporciona.
Um clássico, que todo mundo deveria ler um dia!

E aí, quais foram seus Melhores do ano?

13 comentários:

  1. oie, não conheço muitos dos livros que você mencionaram,mas achei bacana the kiss of deception ter sido a maior surpresa da carol eu tenho muita vontade de lê-lo. também gostei de saber que um gato de rua chamado bob foi o melhor livro do desafio para dani, acho ele interessante e tenho vontade de ler. Meu melhor do ano foi caixa preta, de ivan santana.

    ResponderExcluir
  2. Olá meninas,
    Muitos livros citados eu conheço e adoro.
    Minha mair decepção esse ano foi com Selva de Gafanhotos e minha melhor leitura foi Toda luz que não podemos ver.

    Adoro Frankenstein pela estrutura literária e o talento da autora para este gênero e seu destaque como mulher naquela época.

    Beijos e feliz natal!

    ResponderExcluir
  3. Adorei suas estantes <3
    Sério que A Batalha do Apocalipse foi uma decepção? Que pena, eu amo esse livro e me tornei uma grande fã do Eduardo Spohr através dele.

    ResponderExcluir
  4. Que estante mais linda gente! Creio que eu não tenha lido nenhum dos livros que tu citou, mas adorei ver a postagem e vou pesquisar mais sobre os nomes que utilizou, pena que teve decepção.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Olá! Ainda vou fazer minha lista de melhores do ano! Sempre passo por aqui e o que mais curti esse ano no blog de vocês foi o desafio do Poe, amei conhecer mais sobre as obras, foi muito legal, feliz natal! Beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Já fiz meu balanço anual, mas nem me liguei em escolher os melhores do ano hahaha se eu fosse escolher, ia passar a vida pra escolher hahaha e cadê as melhores ilustrações feitas por vocês durante o ano????

    ResponderExcluir
  7. Olá, estou finalizando meu balanço para a próxima semana e posso garantir que foi muito difícil - quase impossível - restringir as escolhas. Parabéns pelas leituras, obrigada pelas dicas! E gostaria de ver mais ilustrações de vocês, como a Kamila citou aqui em cima. Beijos!!!

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Acredita que ainda não fiz o balanço do ano?
    Nem separei as melhores leituras e as piores do ano. Só sei que esse ano não foi o melhor de leitura, não li tanto quanto os anos anteriores.
    Parabéns pela postagem!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  9. Oiii!!

    Bem bacana esse balanço! O meu nem vale a pena fazer pois li tão pouco esse ano que é até uma vergonha hahahaha.
    Gostei de ver a opinião das duas!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. O que eu mais gostei foi ver que temos gostos em comum, muitos dos livros/personagens que vcs citaram, eu tbm classificaria assim.
    Adorei o post
    Bjks

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Ao contrário da maioria dos blogs, eu faço as minhas listas de melhores e piores em janeiro ou fevereiro. Em dezembro, costumo fazer lista das coisas que quero fazer em 2017 hehe. Adorei as escolhas das duas. Tenho muita vontade de ler Caixa de Pássaros.
    Beijos


    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  12. Olá, foi bom conferir todas a suas impressões das leituras de 2016, apesar de não conhecer sequer nenhum dos livros citados, ou mesmo li. Mas que em 2016 suas leituras sejam ainda mais cheias de momentos e personagens cativantes.

    ResponderExcluir